1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Evy 22/04/2022

George da um tapa na nossa consciência a cada frase dita neste livro. É impactante o jeito que o assunto é abordado e você ver que tem muito com a nossa realidade.

Apesar de eu não achar muito interresante o começo do livro, a metade e o final é extraordinário.

Mesmo se tratando sobre política de uma forma convencional-fictícia, o livro nos dá inúmeras reflexões sobre o que convivemos, trazendo um jeito que parecemos Winston.

Winston: Um cara que sofreu e passou por imensas dificuldades pelo partido, mas é um personagem instigante.

Rodolfo.Barbosa 17/04/2022

" Liberdade, é poder dizer, que dois mais dois são quatro "
Um dos enredos mais bem trabalhados em que já li em um livro.

Nessa distopia, as pessoas são vigiadas o tempo todo... Seja por câmeras, por microfones escondidos, ou por pessoas...
O governo controla tudo o que as pessoas fazem, e até pensam... o governo distorce a verdade, limita felicidades, a até modificam o passado... Enfim, tudo é controlado.

A estória conta a vida do personagem (Winston) que começa a se questionar sobre o governo, e como era a vida antes do regime totalitário em que vive...

O livro tem um enredo muito bem construído, com Plot Twist te tirar o fôlego!

George Orwell era um autor a frente de seu tempo. Nesse livro o leitor consegue ver várias alusões a regimes de governos atuais, e totalitários...

Leitura essencial!

.Sarah. 15/04/2022

Pode até ser um clássico, mas...
Primeiramente, peço que respeitem a minha opinião, estou nesse universo literário há tempo o suficiente pra saber como as pessoas costumam lidar com opiniões diferentes das suas próprias. Esse não é meu gênero literário favorito e por diversas vezes continuei a leitura simplesmente porque odeio abandonar um livro pela metade.
A narrativa é densa e, na minha opinião, se estende demasiadamente - não julgo necessário de forma alguma um único capítulo ter mais de uma hora de duração, e isso porque a minha velocidade de leitura no kindle foi de um minuto por página.
A história é de fato interessante e o final foi a melhor parte do livro (sem duplo sentido nessa afirmação, apenas achei que foi a parte que foi melhor desenvolvida), mas, na minha opinião, o jeito do autor de contar a história não foi nada estimulante - poderia ter sido melhor.

Gabriel 04/04/2022

Genial
Infelizmente nos vemos cada vez mais refletidos nessa história, desde as fake news, alienação e omissão de informações.
O autor escreveu muito bem cada detalhe que o partido usou para alienar as pessoas e como eles faziam as pessoas pensarem menos e consequentemente mais submissas aos grande irmão.
Confesso que eu não esperava aquele final e achei a terceira parte muito angustiante. O livro tem ótimas reviravoltas. 5 estrelas

mapadlivros 23/03/2022

?Nós não destruímos nossos inimigos, nós os modificamos.?
1984 é um clássico e o motivo é notável nessa leitura incrível. É perceptível a referência de distopias contemporâneas e famosas (não é uma crítica): opressão das classes sociais, violência dos governos, alienação e distorção da verdade, manipulação e mais, tudo usado como forma de controle para manter o poder - não tão diferente da realidade.
Não é uma leitura fácil. É uma história densa, de um ritmo devagar e com muita política. Nos faz pensar e refletir ao passo em que percebemos o quanto o mundo atual se encaixa cada vez mais no que é descrito no livro. A manipulação, sensacionalismo e censura de informações que nossos governantes tentam impor, assim como as fake news que se disseminam tão facilmente.
Frio, político, real e angustiante. Complexo, sim, porém de modo geral a linguagem não é difícil. O que é complicado é a própria linguagem da história, a compreensão do que está acontecendo, da guerra, da divisão do mundo em três superestados e a nova língua.
Um ponto que me surpreendeu é o romance entre Winston e Julia. Do meu ponto de vista, suaviza a história ao mesmo tempo que a torna mais pesada. O relacionamento dos dois é frio e superficial, assim como o mundo em que vivem.

SPOILER
Não esperava um final "feliz", pelo desenrolar da história percebemos que não é esse tipo de livro. Então, quando Winston e Julia são presos, não me surpreendi. Apesar de muito angustiante, a tortura e degradação do protagonista, foi muito intrigante ver que o Partido realmente conseguiu convertê-lo em seus ideais, e um pouco assustador também - isso sim me surpreendeu. Esse é o ponto alto da obra para mim, a construção psicológica da história. O modo como o Partido consegue controlar a cabeça das pessoas, usando a distorção dos fatos, apagando o passado e os deixando sem informações; nenhum comparativo de como as coisas são em outras partes do mundo, como foram no passado ou como sequer poderiam ser no futuro.
?Nós não destruímos nossos inimigos, nós os modificamos.? - nesse trecho, quase se pôde ouvir o barulho da minha cabeça explodindo. É uma experiência maravilhosa, necessária, rica e reflexiva. Recomendo demais.

Débora 15/03/2022

Incrível e desconcertante ??
Este é o tipo de livro que deveria ser lido por todos. A experiência é única. A leitura é ao mesmo tempo intensa, agradável, constrangedora, repugnante e reveladora.
??

Leticia 11/03/2022

Paz é guerra
Um bom livro, me fez refletir muito sobre a história da humanidade e a situação atual da política, das ambições humanas, sentimentos reprimidos, palavras neutralizadas...
Como a manipulação sutil tem controlado as massas, alienado sobre falsas verdades. A teletela presente em todos os lugares, nos ouvindo, vigiando, ditando como devemos nos portar, vestir, falar.
A liberdade para amar, pensar, se expressar sendo retirada, um pensamento ideológico sendo enfiado goela a baixo. Quem não se adequa as ideologias deve ser vaporizado.

Em 2022 você é livre para expor seus ideais? Para dizer que não concorda com determinada ideologia? Você tem medo da represália? Um novidioma está sendo implantado, palavras " não devem" mais ser utilizadas? Ja se deparou com converss de que casamento é coisa do passado, que amar é bobeira?
Esse livro é para você.

Zanza 09/03/2022

Atemporal
George Orwell trabalhou bem essa historia e acredito que todo mundo que tenha a oportunidade de ler este livro, leia.

É incrível a maneira como Orwell retrata um cenário político que todos são dominados e controlados o tempo todo. É bem temeroso.

Notei durante a leitura certos aspectos que vemos no mundo atual e que vem crescendo na sociedade (negacionismo da ciência, manipulação de notícias, detrimento de conhecimento, sensacionalismo, discursos de ódio) com mais ênfase. Me faz questionar sobre o impacto mental que os líderes políticos tem. Só em pensar nesses pontos, me faz temer que em um futuro o mundo tenha um cenário parecido com o do livro.

Lucas.Martins 06/03/2022

Livro "pesado"!!
Fiquei surpreso. Costumo não gostar de ler ou assistir nada se minha expectativa estiver alta e a minha estava em relação ao livro, pois ouvia muitos comentários em relação a ele. Mas, ao invés de me decepcionar como é de costume quando faço isso fiquei extremamente surpreso.
O autor construiu um ambiente político Extremamente tenso e pesado, uma realidade que todos temos medo, onde somos completamente dominados.
Fiquei surpreso também com o nível de conhecimento político de George Orwell. Dificilmente alguém que não entenda de política e ideologias conseguiria criar uma história como essa. Indico para qualquer um, é sim uma ótima leitura.

Viviismoraes 04/03/2022

O Herói
O cara que trabalha com o partido mesmo contra a sua vontade, fazendo sempre o que o Grande Irmão manda.
A tele tela que assustava toda vez que aparecia, fazendo o nosso grande herói Winston se tremer todo nas vezes que aparecia, dando as "informações" para as outras pessoas saberem o que está acontecendo no mundo a volta de todos.
O desejo de se rebelar contra o partida do é grande, mas tem que se controlar para não fazer alguma besteira, para não ser pego pelo o grande.
A história inspirada no Big Brother espalhada pelo mundo, mostra como funciona e as regras do jogo

My skin 27/02/2022

Não há heróis
O final foi algo inesperado pra mim, estou tão acostumada com finais fechados e felizes que quando me deparo com finais abertos faz até com que eu fique com raiva mas eu entendo que para aquela história tal final é o mais plausível de se acontecer. Amei o livro.

yago 25/02/2022

"ABAIXO O GRANDE IRMÃO"
Que obra impecável! É um gênero bastante diferente do que eu estou acostumado a ler porém não deixa de ser bastante necessária mais pessoas conhecerem essa obra para que haja mais reflexões e debates em relação ao que está sendo exposto nesse livro. Poderia passar o dia falando sobre ela e o quanto 1984 é atemporal, principalmente em tempos como o hoje.