1984 George Orwell

Resenhas -

Enzo.Moura 23/02/2022

Um livro desagradável, mas um dos mais importantes feitos
Sim, 1984 é uma leitura desagradável, é horrível, angustiante e ansiosa, e o pior de tudo é como isso pode se assemelhar aos dias de hoje.
Se tu não leu 1984 tu deve fazer isso para compreender como essa distopia infecta nosso mundo, não é uma analogia perfeita, grande parte é de fato previsões errôneas, mas mesmo para os leigos essas partes passam despercebidas já que temos o luxo de conhecer como essas maquinações realmente operam fora da ficção, inclusive é mais difícil apontar os erros perante a enormidade de paralelos atuais.
Tu deve sentir angustiado com quase todas as ações e isso é bom, uma vez que o autor lhe ajuda a abrir os olhos jamais poderá fechá-los.
@PinkLemonade 23/02/2022minha estante
Pq o 4 e meio e não 5 se é tão bom assim?

Enzo.Moura 23/02/2022minha estante
Não acerta em tudo, algumas coisas não poderiam estar mais longe da realidade, por exemplo a guerra é usada como meio de jogar fora excesso produtivo quando na realidade é o oposto, regimes assim ficam na miséria e usam guerra como uma forma de tirar a atenção do fato de eles serem os culpados pela miséria geral.

Valbilandia 19/02/2022

1984
Não é o gênero de livro que costumo ler. Em alguns trechos a leitura foi difícil e cansativa, mas a história e os questionamentos apontados pela narrativa são espetaculares. Impossível não refletir sobre questões políticas, sociais e ideológicas e o quanto as massas podem ser influenciadas e oprimidas por grupos cruéis sedentos de poder.
Lelouch_ph 19/02/2022minha estante
Boa ??

@lberto 19/02/2022minha estante
comentário toop

- Viih O 17/02/2022

1984
História impactante, triste e desesperadora. Por mais que o livro trata-se de uma distopia, muito dele já está em nossa realidade há tempos, até porque foi escrito em um período pós segunda guerra mundial onde o mundo ficou chocado com a existência de governos totalitários (esquerda e direita).
O mais estranho é não saber o que é pior: um totalitarismo que usa da força e tortura para o controle da população ou um totalitarismo que usa da lavagem cerebral e da redução de palavras, onde a capacidade de pensar e questionar é tirada de nós.

Jennefer 15/02/2022

Incrível e assustador!
Com uma linguagem simples o leitor consegue se colocar no lugar de Winston. Sendo vigiados e alienados 24 horas por dia, as pessoas entram num estado de alienação onde até o pensamento pode ser um crime. Atualizando a história em tempo real, modificando fatos do passados, não existem provas de que outra coisa aconteceu. Mas como sempre alguém começa a questionar o sistema. Essa pessoa vai em busca de outros que pensem o mesmo. É gerada a esperança de que algo pode mudar, mas não existe final feliz em livros de George Orwell. Por muitas vezes é necessário parar e absorver o que foi lido. Principalmente na terceira parte do livro. É uma leitura obrigatória para quem gosta de distopias.

Paula 15/02/2022

1984 se passa em uma sociedade totalmente totalitária cuja as pessoas estão sempre sendo observadas por teletelas, com um governo de ditadura, mas Winston percebe que viver do jeito que o governo permite pode não ser a tal liberdade que afirmam ter, até onde ele pode ir com esse pensamento?

Luiz 10/02/2022

Chocante
"O método empírico de pensamento, no qual todas as conquistas científicas do passado se fundam, é oposto à maioria dos princípios do Socing. Mesmo o progresso tecnológico só acontece quando os produtos que gera podem se de alguma forma usados para a diminuição de liberdade humana. Em todas as artes úteis, o mundo está ou estagnado ou retrocedendo".
O trecho acima é assustadoramente atual. Espero que o restante do livro continue a ser apenas uma obra de ficção...

Jana 04/02/2022

Necessário
Crítico e inteligente.
Leitura "pesada" (pausas para absorver o assunto são necessárias)
Entrou para lista: todo mundo deveria ler.

Jennifer Veloso 02/02/2022

Assustada pra c******
Eu esperava muito mais desse livro do que ele foi, mas a escrita dele, a descrição do mundo, dos costumes, do que acontece, de como as pessoas são tratadas, quando começamos a pensar em todas as situações que poderiam nós levar a um mundo assim, você percebe que essa história poderia sim se tornar completamente real e isso é aterrorizante.
Principalmente porque não parecemos estar distantes de um mundo assim.
Não é uma utopia, mas sim uma canção de um futuro não muito distante se as pessoas não mudarem.

Gabriel 30/01/2022

Incrível
Incrível com um livro tão antigo consegue falar de temas tão atuais de uma forma tão simples. Muito bom!

Ana 29/01/2022

É um livro incrível e horrível ao mesmo tempo, horrível pelo governo que ele retrata, por todo a alienação em cima da população, não tinha ideia de como esse livro terminava, e me surpreendi, foi um final triste. Esse livro é super necessário, gostaria que todo mundo lesse.

laizinha 27/01/2022

1984
Eu pensei que 1984 fosse um livro chato e com palavras difíceis, mas me surpreendi. No início, a linguagem é um pouco complexa, não conseguia entender o significado das palavras inventadas pelo autor, mas ao longo da leitura tudo foi se esclarecendo. Dou 4 estrelas, pois não gostei muito do final, mas é uma distopia, então tenho que aceitar esse desfecho. Enfim, recomendo bastante. George Orwell faz ótimos livros.

Giulia 27/01/2022

É um livro muito interessante e complexo, o fato de uma crítica ao sistema trazer o conceito de bbb é um tanto contraditório.

Gostaria de ler esse livro novamente quando estiver mais velha, sinto que não aproveitei tudo que ele tinha a oferecer.

Ly 27/01/2022

Todos precisam ler 1984!
O livro 1984 ( que na época carregava um título futurista) é uma ficção utópica mas também distópica que narra a história de um membro do Partido Externo. Que vive numa época de poder totalitário e vigilância constante, vigilância essa que se dá também por meio de teletelas em todos os espaços.
Os questionamentos filosóficos e as questões que o livro traz cabe totalmente na nossa realidade, nos dias de hoje. Fazendo-nos refletir a respeito do totalitarismo, liberdade de pensamento, controle da memória e do passado;
Enquanto lia o livro pude perceber a presença e relação no mundo atual, e detectar em nossa sociedade conflitos semelhantes (o que é assustador).
O livro é simplesmente sensacional, não é a toa que é um clássico tão popular.
O personagem principal, Winston, é quem nos carrega durante essa jornada. E em diversos momentos, nos encontramos com os mesmos sentimentos que ele.
O propósito deste livro é grandemente significativo, e o cenário é extremamente detalhado.
Essa obra é um fenômeno e a leitura é necessária!

Nowhere¿ 23/01/2022

"Nós não destruímos nossos inimigos: nós os modificamos."
De longe o melhor livro que já li!
Esse livro me impactou de um jeito que nenhum outro fez, as teorias, os plots, fazem a mente do leitor explodir ?
A história prende demais, eu fiquei extremamente imersa no mundo de 1984.
Tudo nele é magnífico, o autor soube trabalhar perfeitamente as ideias do livro, e os conceitos que ele traz são muito inteligentes e bem trabalhados.
É um livro atemporal, as críticas que ele faz se encaixam bastante na atualidade.
Quando terminei a leitura fiquei parada olhando pro nada, ele é tão bom que me deixou até sem sono.
A obra possui cenas bem pesadas, muitas vezes tive que parar a leitura pra dar uma respirada e absorver o que eu li.
Por ser um clássico, imaginei que a leitura seria mais lenta, mas foi bem fluída e fácil. A escrita do autor é perfeita, me obriguei a ler devagar para pegar cada detalhe, minha vontade era de ler tudo em um dia kkkkkkk
Indico demais essa perfeição, mais um livro que entra na lista de "deve ser lido por todo mundo".
Gatilhos: manipulação, tortura, violência...
Robison 23/01/2022minha estante
É bom??? Quase peguei ele na Amazon!!!

Nowhere¿ 23/01/2022minha estante
@MaestroRobison Muitoooo bom, vale muito a pena ler

Vou pegar então!!!
Muito obrigado pela dica...
As vezes a gente pega alguns livros que nos decepciona né???

Nowhere¿ 23/01/2022minha estante
@MaestroRobison Simm, pior é quando vamos com grandes expectativas e no fim o livro não era o que esperávamos

Verdade!!!

Ivan 23/01/2022minha estante
Excelente esse livro, especialmente para quem curte distopias!

Maycom 28/02/2022minha estante
"quando terminei a leitura fiquei parada olhando pro nada""tive que parar a leitura para dar uma respirada". Eu amoo livros que me deixem assim. Ele está aqui na minha estante, mas tenho muitos na frente dele ? só lá pra abril

Robison 28/02/2022minha estante
Entendo bem o que vc está dizendo... Tem alguns livros que quero ler, mas por questão de organização tem outros na frente, aí fica complicado!!!!

Helio 12/10/2022minha estante
Concordo plenamente que é um livro que deveria ser lido por todos os nossos contemporâneos.

Larissa 07/01/2023minha estante
Realmente, amo o lance de que liberdade é poder dizer que 2+2=4, mas cheguei na parte que ele conhece a Júlia e me desanimei um pouco, não estava esperando um romance tão repentino, porém é interessante entender como eles eram reprimidos e tinham que fazer tudo às escondidas

Nowhere¿ 08/01/2023minha estante
Também não gostei muito do romance kkkkkk, mas no fim entendi que foi necessário pra evolução dos personagens e da história