A Coragem de ser Você Mesmo

Resenhas - A Coragem de ser Você Mesmo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Miih 15/04/2024

Simplesmente Brené
Meu primeiro livro da Brené foi "A coragem de ser imperfeito", que me impactou logo nas primeiras páginas. Assisti ao Ted na Netflix, à série na HBO e logo comprei mais dois livros assim que tive oportunidade. Escolhi seguir por esse que, como já esperava, também achei maravilhoso.

Entendi muito meus sentimentos sobre pertencimento, de um jeito que só Brené sabe explicar. Deu um certo alívio no coração saber que eu posso sim ser única e tenho que ter coragem e abraçar a minha vulnerabilidade pra mostrar quem eu sou.

Monike 13/04/2024

Eu adoro essa autora e tudo que ela produz faz muito sentido pra mim, não é diferente com esse livro, descobrir a nossa verdadeira natureza selvagem, a nossa caminhada não é sobre fazer parte, pura e simplesmente, é sobre pertencer verdadeiramente, principalmente, a nós mesmos e fazer disso nossa história de vida.

Luma99 03/04/2024

PERFEITO!!! ?
Esse livro me surpreendeu demais, no começo parece que será bem técnico, mas depois que junta e você vai de fato entendendo a proposta e o que ele quer passar você mergulha e não sai mais, de fato eu leria ele novamente para que eu possa entender muito mais e não perder nada.
Mas recomendo muito, pois sei que de fato vai virar uma chave na sua vida que as vezes você está precisando mudar.
Tenho muitos livros da Brené e nenhum deles deixou a desejar, foram todas impressionantes de bons???

JAssica207 31/03/2024

Legal
Primeiro livro que li da autora
Achei interessante, mas muito repetitivo
Fora isso, absorvi o que achei válido pra minha vida.

Evelin Bianca | @paginasete7 25/03/2024

#1 Nos encontrando em nós mesmos e em qualquer lugar
Iniciando as leituras de 2024, o livro A Coragem de Ser Você Mesmo é o segundo da autora Brené Brown que eu leio. Dessa vez o tema é pertencimento, como encontrá-lo sem abrir mão de quem somos.

Vivemos em um momento de desconexão espiritual, em que as pessoas buscam defender a todo custo suas ideias e excluir aqueles que pensam de forma diferente. Muitos escolhem não se posicionar de acordo com o que realmente acreditam, para que sejam aceitos e consigam se encaixar em algum lugar. Brené afirma que isso não é pertencer, "o verdadeiro pertencimento não requer que você mude, requer que você seja quem é".

A autora comenta sobre como a crise de desconexão que vivemos gera categorização e rótulos, o que leva a medo e solidão. Mostra como o ódio é resultado da dor, como desumanizamos os outros, e que a alternativa é nos aproximarmos e tentarmos entender os pontos de vista das pessoas. Em alguns casos, Brené entende que precisamos bater de frente, mas também ser curiosos, resistir à dicotomia do "nós contra eles", entendendo que na maioria das vezes existem mais do que dois lados nas situações.

Brené comenta sobre experiências de alegria e de dor coletivas, fala sobre redes sociais e a importância do contato face a face para produzir conexões verdadeiras. Apresenta a confiança em nós mesmos e nos outros para gerar pertencimento, nos chama a desbravarmos a nossa natureza selvagem, nos encontrarmos em nós mesmos, ao invés de tentar buscar "o lugar" ao qual pertencemos. "A gente só é livre quando vê que não pertence a lugar algum - mas sim a qualquer lugar, lugar algum mesmo. O preço é alto. A recompensa é ótima". (Maya Angelou). Boa leitura!

140 páginas
Lido: de 28/12/23 a 03/01/24

Diana281 21/03/2024

Passei a vida me achando desencaixada e querendo estar em algum lugar. E sabe qual é meu lugar? É dentro de mim, dos meus sonhos, das minha vontades e necessidades.

Duda 28/02/2024

Segundo que leio e posso dizer que virei fã dessa mulher. As partes que mais me tocaram foram sobre pertencimento, e as frases finais foram incríveis. Preciso aprender a entender que não preciso pertencer a lugar nenhum, e que isso é ótimo! Sério, um livro muito muito bom

Robert 24/02/2024

O básico que tem faltado
Num mundo onde a polarização parece ser cada vez mais a via de regra, Brene Brown conseguiu nesse livro mostrar que é possível discordar de uma opinião sem desumanizar o indivíduo que opina.

No livro ela consegue mostrar o quanto é perigoso um pensamento tão Maniqueísta de bem e mal,para nos e para os outros. Como se indivíduos tão complexos pudessem ser encaixotados em uma série de preconceitos, em razão de uma opinião discordante.

Acredito pra quem pensa de uma forma muito fechada em si e no seu mundo, esse livro possa ajudar a ser menos radical.

Gostei bastante da leitura histórica que é feita das barbáries da humanidade e como foram usadas
esse processo de demonizar e desumanizar o outro para justificar o absurdo.

Elyohana 01/02/2024

Não gostei muito, achei um pouco chato. Trás pontos relevantes, mas ela fala muito da pesquisa, o que as vezes fica cansativo!

Andreza 13/01/2024

A coragem vem com a vulnerabilidade
Nós tentamos nos encaixar a todo momento, faz parte da nossa vontade de pertencer. O livro fala muito sobre esse pertencimento, mas ao invés de colocar ênfase em outras pessoas, pertencermos a nós mesmos, sermos honestos e aceitar a nossa vulnerabilidade como forma de coragem, ser grato por aquilo que temos sem comparar nossa realidade às das outras pessoas. Sinto que esse pode ser um livro muito bom pra gente crescer e confiar em quem nós somos, seja lá a versão que estamos. Quero ler mais livros da autora e amoooo o doc dela na netflix !

aline.moraes.23 30/12/2023

Maravilhoso!
Esse livro veio numa época que estava trabalhando exatamente esse tema em terapia: a coragem de ser você mesmo. Me identifiquei tanto com as crises existenciais da autora que precisei ler devagar, assimilando pouco a pouco as ideias.
?Usei minhas habilidades de reconhecimento de padrões para antecipar o que as pessoas queriam, o que pensavam ou estavam fazendo. Aprendi a dizer a coisa certa, a passar a impressão certa. Eu me tornei uma especialista em adaptação, uma camaleoa. E uma estranha muito solitária para mim mesma.?
?Saber que é possível avançar sozinho pela natureza selvagem - que é possível permanecer fiel às próprias crenças, confiar em si mesmo e sobreviver -, isso é o verdadeiro pertencimento.?

Lou 05/12/2023

Super indico
Esse livro é ótimo, primeiro que leio da autora e já amei, faz a gente pensar fora da caixa, faz a gente se questionar sobre inúmeros assuntos, é essencial.

Camila 22/11/2023

Pertencimento
Foi o primeiro da Brené que li, e gostei, pretendo ler os restantes. Acho que ela usa de forma muito inteligente as histórias da própria vida, fazendo uma ligação, e pq não, um pertencimento com o leitor.
Outro ponto positivo foi que, diferente de outros livros que já li, ela indica como você pode chegar ao patamar explicado. Não é só "seja assim", mas "como ser assim".

Mips 14/11/2023

Livro extremamemte necessário
Livro incrível sobre o verdadeiro pertencimento, que é completamente diferente de adequação, em que você está num grupo porque é igual a ele. É estar em um grupo por ser quem você é, pertencendo primeiramente a si mesmo. Só conseguimos nos conectar verdadeiramente com as pessoas quando pertecemos a nós mesmos. E a conexão muitas vezes ocorre pelas dores e alegrias compartilhadas, e essa conexão é o que dá sentido à vida, que faz com que nos sintamos pertencentes a algo maior. Esse livro me fez refletir muito e também foi como um abraço quentinho e também desconfortável, em que me senti acolhida e também me fez repensar meus pensamentos e ações.

HevelynHFontanella 01/11/2023

Libertador
Tapa atrás de tapa, esse livro deveria ser obrigatório para todo mundo. Ele acerta bem onde você é mais fraco, para te fortalecer.
A aceitação é uma coisa difícil de se conseguir... Mas aceitar a si mesmo é muito mais.
Super recomendado!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5