O Efeito Frankenstein

O Efeito Frankenstein Elia Barceló

Resenhas - O Efeito Frankenstein

devilmuson 26/07/2022

Bom porém depende
O Efeito Frankenstein conta uma premissa muito interessante e original. Tem ótimos personagens que se desenvolvem ao decorrer da obra, de forma visível. A escrita em si é de se espantar com tamanha destreza, já que se trata de um palavreado de época mas ainda assim impede a total imersão do leitor à obra, já que é necessário parar e realmente refletir sobre o significado daquela palavra. O romance acontece em poucos dias e isso particularmente não me agrada, há pouco tempo para que os protagonistas, Nora e Max, tenham uma conexão emocional significativa. Em certo momento da trama os acontecimentos vão se misturando e se acumulando, deixando a linha do tempo um pouco confusa. Contudo, não deixa de ser um romance extremamente confortável onde você simpatiza com as figuras conforme aparecem e também traz para nós momentos de felicidade, compaixão, tristeza, raiva e muito mais. Recomendo para aqueles que estão à procura de algo não tão complexo e rápido!

Karina252 26/05/2021

Apaixonante história...
Ao ler esse livro pude reparar no amor de Max e Nora que atravessa obstáculos e tempo. Nora é uma mulher do século XXI cheia de atitude e empoderada, já Max um homem do século XVIII que mesmo considerado moderno para seu tempo, carrega muitos preconceitos .O amor uniu duas pessoas tão diferente! Essa história traz reflexões valiosas sobre comportamento, caridade, amizade, preconceitos e a maldade humana.
Para quem deseja ler um romance leve e bem aconchegante super indico esse livro que é lindo!

VerAnica 03/09/2021

História leve e cheia de referências
Pra quem, como eu, é fã de Frankenstein e também da história de como o romance foi escrito (a competição entre Lord Byron, Percy Shelley, Pollidori e Mary Shelley na vila Diodati, em 1816, o ano sem verão), esse livro é uma leitura cheia de referências! A autora usou tanto elementos do romance de Fankenstein, como a presença do próprio Victor Fankenstein e a da criatura, bem como elementos da história real pra contar a história de amor entre Nora, uma moça do século XXI que viaja no tempo pra viver com seu amado, Max, que é um rapaz jovem herdeiro de um título de conde, no século XVIII. O enredo é interessante, a história se desenvolve em um ritmo bom, não senti o livro nem muito acelerado nem lento demais. Cada acontecimento teve um bom desenvolvimento e eu adorei a forma como o livro acabou, dando um final adequado pra cada personagem. As vezes a forma de agir da protagonista me pareceu um pouco inverossímil (como se ela tivesse se acostumado rápido demais com os costumes do século XVIII), mas isso não atrapalhou a leitura. Recomendo pra uma leitura leve, sem muitas intenções.

Isadora1407 09/07/2022

O EFEITO FRANKESTAINS
Um livro MARAVILHOSO, com um mistério que faz você ficar ansiosa, querendo descobrir o que vai acontecer!
O livro te faz refletir em como era as coisas antigamente, o machismo, a falta de conhecimento, entre outras coisas.
É um livro maravilhoso mas gostaria de um final mais "fechado".
Amo a Nora, e os "lacres" dela durante o livro!
Super recomendo.

NiCarol0 16/03/2024

Maravilhosa
Amei a leitura,ela nn só te mostra como era a época de 1800 como fala sobre diversos preconceitos e machismos da época,é muito cativante ver os pensamentos da Nora e do Max sobre tudo,e sobre o final,que maravilhoso,ele te deixa com curiosidade e uma pitada de quero mais,para mim essa leitura foi maravilhosa esem dúvida virou um queridinho para mim

priscila.wenzel 09/08/2021

Legalzinho!

A história é contada em terceira pessoa e fala sobre Nora e Max.

Max vive em 1781, mas um dia acorda numa casa aos pedaços, confuso e sem memória. Ao sair para a rua ele acaba ajudando a salvar a vida de uma garota e conhece Nora, descobrindo que está em 2018.

Achei a Nora meio doidinha quando ela leva o cara pro apartamento dela, acredita na história que ele conta, que está desmemoriado e começa já a ficar afim dele. Alguém mais achou um pouquinho forçada essa situação?

No dia seguinte quando Max retorna para a casa aos pedaços, ele encontra a passagem aberta e volta para 1781. Nora que já está apaixonada pelo cara vai atrás dele, atravessa a passagem e vai parar em 1781 também.

Agora ela vai ter que enfrentar o machismo e os costumes da época que não davam crédito nenhum às mulheres e ainda por cima lidar com Frankestein, a criatura que o melhor amigo de Max, Victor, cria.

Assim... Eu esperava mais da história.
Achei o livro um pouco fraquinho, as atitudes da Nora e do Max um pouco exageradas como a forma como eles se apaixonam perdidamente e completamente do nada já que mal se conhecem.

A história do Frankstein é legalzinha, mas não sei, infelizmente não me agradou.
Não gostei do Victor que se mostrou um babaca covarde e imaturo e detestei o costume da época, mas ai é normal, porque naquela época as mulheres eram tratadas como um nada mesmo.

Mas... quando li a sinopse esperava uma coisa e no final foi outra.

Pra não dizer que nada me agradou, eu curti o final.
Mas não sei se recomendo a leitura.

Elyene 09/05/2023

A costura aparente incomoda
Sabe quando a gente consegue ver os planos para o decorrer da história e qual o objetivo de cada um dos elementos escolhidos? Então, entendi a ideia, mas a execução em si não me cativou. Ou seja, houve uma junção de ideias e objetivos mal costurados (ba dum tss). O ponto alto do livro é gongar o Victor Frankenstein, sinto-me representada na percepção desta personagem. No mais, pareceu um filme de sessão da tarde, com muitas trapalhadas, poucas explicações, perigos pouco ameaçadores e soluções dignas de se acompanhar comendo um biscoito recheado com guaraná.

Carol 12/07/2021

Clichezinho
Começarei dizendo que não é ruim, foi uma leitura muito boa, li super rapidinho. Porem eu nao leria novamente.
Bom, o livro tem viagens no tempo, tem romance, tudo de bom tem nele, mas uma coisa que não gostei e me fez não querer ler de novo é o começo dessa historia. A moça nunca tinha visto o cara, ele tava todo esquisito, sozinho e não lembrava de nada, e ela simplesmente achou que era uma boa ideia levar ele pra casa dela. Faltou senso ai, nem as mais doidas não seriam tão doidas. Não suficiente, ela se apaixonou por ele NO MESMO DIA EM QUE ENCONTROU ELE. A doida foi atrás de um doido que não sabia nem oque era um chuveiro, e os dois ja se apaixonaram sem mais nem menos.
Enfim, a falta de desenvolver esse começo de sentimento me deu agonia e só continuei o livro pq é só um livro né, lutei muito pra ignorar esse começo. O resto do livro é muito bom, não me arrependo de ter lido, mas também não leria de novo.

Kami 04/10/2023

Nunca pensei que viagem no tempo fosse ser tão bom
Sabe aquela ideia de que pra viajar no tempo tem uma máquina específica ou um carro super tecnológico ou correr na velocidade da luz?
Então, nesse livro, a autora joga tudo isso pro ar e trabalha o tema de forma autêntica e de maneira que nunca vi antes (não me julguem, não costume ler muito sobre o tema, então sei das possibilidades mais conhecidas apenas).
Incluindo além desse tópico, ainda junta com o famoso Frankstein e muitas outras refências da época em que se passa o livro.
As personagens também são incriveis, a diferença de épocas e costumes é nítido e a forma como cada um reage ao outro é muitas vezes até engraçada (p.s: a Nora é a maior emocionada que eu já vi!)
Só tem algo que pode ser bom se atentar antes de ler: há algumas tentativas de abuso nesse livro e muitas falas bem machistas (século XVIII, nada de novo), só acho bom deixar isso claro porque tenho consciência de que para alguns pode ser gatilho ou um assunto muito pesado (vai que alguém decide ler achando que vai ser levinho e se depara com isso. Pelo menos agora não é um choque total, só parcial).

Sofi 24/11/2023

Esse livro me trouxe muitas emoções. Amei a história, simplesmente amei. Fazia tempo que não lia um livro tão bom. Não tenho palavras pra descrever meu choque no final. Eu só não dou 5 estrelas pq teve uma partizinha meio tediosa. Mas pff terminem vale mto a pena

Kenia 20/02/2024

Q livrinho doido
Praticamente todo leitor ( até quem não é) conhece o famoso Frankstein. Nesse livro você vai ser apresentado a essa já antiga história de uma maneira totalmente diferente.
O enredo começa com o protagonista (Max) acordando do completo nada em um lugar estranho e além disso, ele está com uma cicatriz da qual não se lembra como aconteceu.
De maneira simplificada a história vai girar em meio a esses mistérios:

Quem é esse homem?
De onde ele veio?
Porque ele tem essa cicatriz?

Pra resolver essas perguntas ele contará com a ajuda da nossa protagonista Nora (uma querida empoderada e mediciner)

Com um desfecho totalmente diferente de todos os "Franksteins" que li até hoje, aqui a autora dá um ar muito mais interessante a história ( uma coisa bem paradoxo).
Se você quiser dá uma viajada a outro século e de quebra "visitar" uma das criaturas mais intrigantes da história, esse livro com certeza vai te agradar.

Boa leitura