Open Water

Open Water Caleb Azumah Nelson

Resenhas - Open Water

madrugueilendo 06/01/2023

agora eu te vejo
Alguns livros a gente precisa ler mais de uma vez. Duas, três. Uma por ano, o quanto puder. E mesmo assim, alguns desses mesmos livros a gente nunca vai conseguir capitar tudo o que ele propõe nos passar. Open Water é um desses.

Em janeiro do ano passado li o prólogo e pensei que seria o tipo de livro que eu amaria, mas queria esperar o momento certo. Um ano depois pego o livro pra ler, também em janeiro, e já se torna uma das melhores leituras que faço em muito tempo.

É um livro lindo, mas trágico. Um livro que mostra que às vezes as palavras falham. Engraçado falar isso sobre um livro, né? Sinto que ele não falhou comigo em nenhum momento.
Me peguei com o coração doendo por tanta intensidade que essa história me trouxe e o tanto que ela é real.

É um livro que te faz sentir exatamente como o próprio personagem/autor se sente.

Queria poder ler como se fosse a primeira vez.
Clarisse 08/01/2023minha estante
Amo você apaixonada por um livro

Clarisse 08/01/2023

Razoável
Open water conta a história de um protagonista que em meio aos seus maiores medos se apaixona por uma mulher que divide dores semelhantes a dele. Cabe ao tempo dizer como esse amor vai se moldar.

Um livro com protagonistas pretos e que conta dores que pessoas pretas vivenciam diariamente. Desde o sufoco, a ansiedade e o medo de ser uma pessoa preta em um mundo que escolhe com muita frequência a violência. Não existe liberdade e a vida é uma eterna prisão. O medo de se tornar vítima de uma sociedade racista e de fazer parte da estatística de ?casos isolados?. Uma história narrada em segunda pessoa que traz um tom mais pessoal para o leitor.

Esse livro tem tudo que eu amo e conseguiu mesmo assim não funcionar para mim. Ele tem o lado mais pessoal da escrita que costuma funcionar muito comigo. Ele tem o protagonismo que eu gosto de ler, aliás como pessoa preta gosto de buscar histórias com protagonistas que vivem dores que eu vivo e que eu possa me identificar de alguma forma. Ele tem o romance que nasce de uma amizade, esse costuma ser o tipo de romance que mais amo e me identifico. Mas infelizmente a escrita desse livro não funcionou pra mim.

Uma escrita que em vários momentos se tornou lenta, cansativa e chata. Me peguei querendo desistir do livro umas 15x no mínimo. Foram as 160 páginas mais arrastadas que li e senti que a tentativa do autor de tornar tudo mais pessoal não foi bem trabalhada porque em vários momentos a escrita ficava solta, os acontecimentos não se ligavam e criavam um fluxo não lógico para se seguir. O que sinto é que tenho um livro cheio de diálogos bonitos e frases grifadas soltas e que a história em si não cria uma junção que faça sentido para o todo. Então temos diálogos, grandes monólogos e acontecimentos que várias vezes ficam soltos para o leitor, exigindo uma concentração extrema para que você não perca nada e mesmo assim você sente que perdeu algum conectivo no meio da história. A escolha poética usada pelo autor também deixou a história bem cansativa. De uma forma geral não funcionou pra mim.

Sinto que essa leitura vai tocar cada um de uma forma bem individual, então mesmo com tudo que falei, eu recomendo o livro, é um livro razoável para mim mas que pode ser incrível para você.
leashy loo 08/01/2023minha estante
entendi amg

leashy loo 08/01/2023minha estante
se der tempo vou dar uma chance para ele esse ano!!

Tati 28/01/2023minha estante
A resenha que eu queria ter escrito hehehe também sofri pra terminar esse livro justamente pela forma como a narrativa se desenrolou. Tinha tudo pra eu amar tbm, mas não me cativou tanto

fefashelf 10/01/2022

escrita de fato poética
já vi muitas pessoas falando que livros que tinham lido pareciam poesia mas nesse aqui, de fato, eu consegui ver o que realmente isso significa: poesia em forma de narração, com metáforas lindas, frases repetidas pra dar ênfase ao que o autor quer transmitir.
a história começa singela, apenas descrevendo um encontro entre duas pessoas mas conforme as páginas vão passando e o protagonista vai se apaixonando, o livro ganha um ritmo frenético, como se a gente conseguisse seguir o mesmo ritmo que ele. tiveram passagens complicadas de ler porque eram muito cruas e falavam abertamente sobre os problemas do protagonista mas no fim, valeu a pena: lindo, forte e muito necessário.

Alana 30/08/2022

há meses devendo uma resenha e passei por uma das marcações que fiz: "How does one articulate a feeling?" e é isso, espiei por uma brecha algo lindo e que deixou muito sentir, quase ofuscando qualquer outra ideia

Anna - @annaleituras 28/04/2023

Language fail us
Ainda impactada com a leitura desse. Que livrão!

Em uma história com a escrita linda e poética, cheia de citações incríveis e com o autor conseguindo retratar exatamente o que a gente sente, vamos acompanhar dois estudantes negros e bolsistas. É um livro curtinho, mas com muita profundidade e que aborda diversos temas sensíveis.

Uma história sobre amor, escrita, encontrar sua própria identidade, violência e racismo. Sobre a vida e diversos sentimentos. Em muitos momentos era doloroso e triste, o autor aborda a realidade do racismo e o medo que muitas pessoas negras vivem,

Não é um livro pra todo mundo, mas eu desejo que fosse. Tocante e incrível. Não vou me esquecer dessa história. Favorito!

"It's one thing to be looked at, and another to be seen."

hazel 19/03/2023

Esse livro é simplismente LINDO, no começo fiquei meio hum q tá rolando mas chega no meio do livro você já tá no embalo que vc nem sente mais as páginas passando.
Pra quem é fã de Sally Rooney posso dizer que sem sobra de dúvidas ele se assemelha em pessoas normais , porém Opean Water é contada de uma forma lírica brilhante que além de retratar o amor de dois amigos que começa como ?proibido? apresenta a temática do racismo e como uma pessoa vira apenas um corpo negro na visão de certas pessoas. Simplismente brilhante e lindo de se ler.

gui :) 23/03/2023

"a linguagem nos falha, sempre" ?
Open water é um livro extremamente lindo, porém trágico, e não se trata apenas de uma história de amor.
é estranho pensar que em um livro ele fala sobre como as palavras falham e faltam. extremamente intenso e poético.
é um livro que te faz sentir exatamente o que o autor e o personagem sentiram. se tornou um dos meus favoritos sem dúvidas!

Mazinha 01/03/2022

o meu favorito de janeiro! abrange identidade, negritude, masculinidade, brutalidade policial, racismo e algumas das suas consequências (exaustão, invisibilidade e fragmentação). é um romance escrito de uma forma tão bela que, às vezes, parece poesia... sem palavras pra esse, apenas leiam!

gatilhos: racismo, violência policial

Sara 26/04/2022

4.5 estrelas

Nunca pensei que fosse gostar tanto deste livro quanto gostei. Já vi muitas opiniões positivas acerca dele e fiquei curiosa. Inicialmente pensei que seria uma simples história de amor, mas foi muito mais do que isso. É uma história sobre encontrar a sua identidade, sobre violência contra a comunidade negra, racismo, amor. É uma história sobre a vida e sentimentos.

O que eu mais adorei foi a escrita. É linda e poética. Citações fantásticas e poderosas. É como se o autor conseguisse retratar perfeitamente aquilo que sentimos às vezes.

É uma história breve mas tão profunda, dolorosa de ler, de partir o coração. A forma como o autor fala sobre o racismo e como é uma triste realidade. A violência, o medo com que as pessoas negras vivem diariamente.

Quando sentimos vontade de nos afogar, começamos a afastar-nos das pessoas que amamos para que elas não se afoguem connosco. Mesmo que isso doa ainda mais. É uma triste realidade. Preferimos nos isolar de todos, estar na nossa própria solidão, esconder as nossas próprias vulnerabilidades.

É um livro curto, que acredito que não será para todos, mas ainda acho que vale a pena ler. Gostei bastante!

Clara 02/08/2022

Tocante!
A forma com que o autor escreve acaba nos cativando e o ritmo que ele impõe no livro vai nos motivando a continuar!

Além de um romance, o livro traz também assuntos muito relevantes como racismo, formas de expressão e liberdade, sempre com autenticidade, nos fazendo realmente viver a história e os sentimentos do protagonista. O embate entre guardar um sentimento para si e compartilha-lo com
com uma outra pessoa passa também a ser um dos focos do livro e as consequências disso reforçam o sentido do título.

Vale a pena a leitura!

Jonathan Vicente 26/09/2022

Perfeito
Eu tentei ao máximo ler e reler algumas passagens que estavam confusas para mim, e toda vez que eu lia, eu sentia outra vibração/sensação.
Leitura primordial.

_ijaqline 28/11/2022

"It?s one thing to be looked at, and another to be seen."
Provavelmente um dos livros (ou o) que eu mais fiz marcações. Escrita simplesmente impecável e poética, um enredo real e marcante e que te envolve a cada página.

"How does one articulate a feeling?" define como me sinto após finalizar a leitura, pq nada que eu escreva aqui vai fazer jus.

wooloo 01/01/2023

Open Water ? Caleb Azumah Nelson ????? + ??
?To give desire a voice is to give it a body through which to breath and live.?

Que maneira incrível de começar 2023. Caleb Azumah Nelson ganhou um espaço especial em meu coração com esse romance tão poético e tão tocante.

Open Water é sobre amar e desejar. É sobre romance e paixão. É sobre se jogar em ?mares abertos?, mas também sentir pânico e medo desses mesmos mares. É sobre ser genuinamente humano.

A escrita é fora do normal. Tão poética e única, me pegou de surpresa, mas logo me encantou.

Acredito que esse será um livro que terei de reler de tempos em tempos, a história conversou comigo de maneira tão íntima que senti meus sentimentos expostos na minha frente. É impecável como ele descreve a vivência de jovens, e, acima de tudo, jovens negros.

Obrigada Caleb Azumah Nelson por essa belíssima obra que significa tanto pra mim.

lu 18/01/2023

ESSA OBRA PRIMA EXISTE E NINGUÉM TÁ LENDO??
esse é o tipo de livro que fica com você para sempre. que uma vez lido, você passa a enxergar o mundo de outra forma. que livro lindo.

Dandara 13/03/2023

Parece um simples romance, mas se aprofunda à medida que o protagonista reflete sobre a sua vida enquanto homem negro, delineando o que essa existência lhe provoca. Me lembrou um pouco O avesso da pele, a forma como o personagem vai rememorando sua vida através do racismo sofrido. No caso do Caleb, aqui tem uma reflexão importante sobre pertencimento, lar. Porque tanto o personagem quanto o autor são filhos de pais ganeses. Enfim, um livro triste, sensível mas excepcional.