Sonatas de Outono

Sonatas de Outono Gilmara Machado

Resenhas - Sonatas de Outono

Luiza 10/12/2023

A maioria dos comentários contém spoiler. Indico o livro para quem quer um romance que deixa o coração quentinho.?

Tati Vidal 31/08/2023

Fillipa tem meu coração por ser tão doce com o Alvo ??
Eu sou uma apaixonada por romances históricos, daquelas que já leu os mais famosos, os mais inusitados, de varias partes do mundo, de várias épocas diferentes. Mas até outrora, tinha um grande preconceito com o estilo literário escrito por autoras nacionais. Alguns que li no passado foram completamente anacrônicos e sem sentido algum, por isso declinei de ler outros, até encontrar Karina Reid e ficar ENCANTADA

A Karina me abriu o caminho para procurar escritoras brasileiras que escrevessem sobre romances históricos e foi aí que achei Gilmara. E que grande achado, para se ter uma ideia, li três livros dela em dois dias de tão apaixonada que fiquei e panfletei sobre nas minhas redes socials.

Sonatas de Outono foo meu primeiro livro da Gil e apesar do mistério sobre o Alvo, eu consegui identificar de cara qual era o "problema dele". A escritora deixou pistas sutis bem colocadas e realmente faz todo sentido. Se ainda hoje, em alguns lugares, isso importa de forma negativa, imagina no passado quando o conhecimento sobre alguns assuntos eram parcos e os preconceitos imensos

Esse livro é doce e delicado, não é para pessoas que gostam de reviravoltas malucas e hot o tempo todo. Não é pra quem gosta de mocinhos libertinos. Tampouco para quem gosta de histórias na corte, com bailes e inúmeros amigos. É uma história de dor e rejeição. Uma história de medo de ambas as partes. Ellippa é vendida para Alvo por um pai mesquinho e maldoso. Alvo é um jovem que rejeitado pelo mundo aceita uma mulher para receber uma herança.

São dois jovens que começam a se apaixonar aos poucos, que se enamoram pelos detalhes, que se entregam apesar do exterior pg a relação é construida primeiramente no que existe no coração deles.

Eu não imaginava que ia se apaixonar tanto por um romance tão água com açúcar, tão meloso e cativante

Rita.Liziet 23/03/2023

Alvo nasceu com uma condição peculiar, mas que afastou seus pais por conta da vergonha. Somente sua mãe cuidava dele, até que veio a falecer e seu pai se arrependeu, passando a viver com ele.

Mas este também faleceu e deixou em testamento que Alvo só poderia assumir a herança se casasse.

Alvo pediu para seu advogado escolher uma moça qualquer e não teriam qualquer envolvimento. Eis que a escolhida é Felippa, que não se conformava em não ver seu futuro marido?

Por uma porta e pela escuridão passaram a conversar, mas isso não era suficiente para ela, que foi conquistando cada vez mais um pedaço do coração de Alvo. Até um mal entendido acontecer e Felippa fugir.

Um lindo e sensível romance, como só a Gil sabe escrever. A delicadeza de tratar o albinismo foi emocionante! Recomendo!

Clara 10/03/2023

Vivemos de imagens e semelhanças. Não somos todos iguais, mas temos referências que nos limitam ao normal. Alvo nasceu albino, que é um distúrbio genético que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina.
A falta de conhecimento o transformou em um monstro, inclusive seu pai não soube lidar e acabou destruindo sua própria família no processo.
As vezes ouvimos que somos a maior decepção, mas no final das contas as palavras são jogadas apenas para nos ferir, e somos obrigados a viver com as frustrações alheias. Rejeitar algo ou alguém diz mais sobre você do que sobre ele. Alvo nunca foi um monstro, ele só era diferente. A mentalidade das pessoas que eram limitadas e jogavam nele os seus próprios medos. Só que quem lidava com os medos dele?
Felippa é filha de um barão falido e de uma mãe relapsa. Sofreu pela rejeição de ambos. Foi usada como moeda de troca e foi vendida em casamento ao Fantasma de Monte Alegre.
Que relacionamento incrível e repleto de sutilezas! Ambos sofreram abandonos e rejeições, mas a determinação de Felippa fez tudo funcionar. Seu marido vivia em uma escuridão autoimposta, não só literal, mas emocional, sabe? Se achava indigno de ser amado e ela viveu a vida inteira sendo usada e nem um pouco valorizada por aqueles que deveriam amá-la. Juntos construíram algo novo e lindo. Desmistificando essa imagem pré-fabricada e jogando por terra esses valores enraizados que no fim das contas eram apenas preconceitos.

Renata Floro 23/12/2022

Esse livro é tão apaixonante, o Alvo é tão amorzinho, tão aquele personagem que dá vontade de pegar e abraçar, proteger e a Filippa também é uma personagem tão doce, que merece ser amada, cuidada e valorizada. É linda a forma como o romance vai se desenvolvendo, sobre as inseguranças do Alvo diante a sua aparência e a forma que ele aos poucos, por causa de Filippa e do amor que passam a sentir um pelo outro os ajuda a serem quem são e se permitirem viver, mesmo diante das circunstâncias que foram colocados, é encantadora essa história e quando descobri o que o Alvo é, me fez me abalar ainda mais com o quanto de preconceito que ele sofria.
Amo os livros da Gilmara, pq ela sempre trás personagens com características, personalidades e histórias que nunca havia visto em um romance de época

Beatriz.Ribeiro 15/05/2022

Esse livro foi a salvação da tarde de domingo,li ele todo de uma vez só ,estava impossível parar , simplesmente apaixonada pela construção de amor e amizade do Alvo e da Filipa ??

cathcostani 04/04/2022

A Filippa é a mocinha do romance que vai vira uma mercadoria do pai, ele vai vender ela para o Alvo, e ela se casa sem a presença do noivo e sim pela procuração.
O Alvo é o mocinho da história, ele foi rejeitado pelo pai, mas amado pela mãe, e quando o marques falece, o personagem descobre que ele doou a herança dele para a Coroae para não perder a herança, ele precisa se casar e aí que a protagonista entra nessa história, ele é conhecido como O Fantasma do Monte Alegre.
A narrativa do romance é muito parecido com a história da A Bela e A Fera, como já disse nas primeiras impressões, o livro é narrado em terceira pessoa, e o Alvo é um mocinho diferente de outros protagonistas masculinos dos romances de época, ele não é um libertino, é isso é por causa da condição dele,
que eu achei que ele tinha as manchas do vinho do Porto que apareceu num outro romance de época nacional de outra autora parceira, mas não vou dizer por que ele faz parte do plot twist da história é isso pode virar um spoiler.
Os pais da Felippa e o pai do Alvo poderiam se dar as mãos e irem para o inf3erno, eles são os piores pais literários, mas os mocinhos vão dar um chega pra lar para eles.
Eu gostei muito da Teresa que é uma personagem secundária que roubou a cena no livro, ela é muito amiga da Filippa, apesar de ajudar o patrão a guardar o segredo.
O livro fala sobre personagens quebrados e neglenciados e com segredos que podem separar o casal.
O final dele é muito lindo e eu gostei muito do epílogo do romance.

Resenhas.da.Panda 20/02/2022

Um romance leve
Damas e cavalheiros, hoje trago uma resenha curta sobre esse romance fofinho que aquece o nosso coração.
A escrita da escritora é muito boa e leve, que te conduz a desfrutar uma história de amor marcada pelos traumas do protagonista. É uma versão do conto de fadas A bela e a fera, e com essa informação, você já sabe o que esperar da história. Adorei o desenvolvimento do romance entre os protagonistas, foi coerente e singelo. Me apaixonei pelos dois!
Só não dei 5 estrelas, porque senti falta de uma ambientação mais aprofundada, não há cenários e sinceramente a história não parecia ser ambientada no Brasil, achei meio complicado a autora ter cortado a escravidão da história, ainda mais pela narrativa ser retratada no começo do século XIX, mas respeito a decisão. Acho que a história seria melhor aproveitada se fosse retratada na Inglaterra, mas isso é só um pensamento meu, em nada interfere na narrativa.
Se você procura por um romance leve, curto e fofinho, vale a pena conferir esse livro.

Kelly.Ginger 18/02/2022

Curtinho, de leitura rápida e fácil... perfeito para curar ressaca literária.
É facil descobrir nas prineiras páginas qual era a monstruosidade do Alvo, embora a autora só revele depois... aliás foi o primeiro mocinho com essa característica que encontrei.
Gostei do livro, recomendo.

Nathy Alcantara 17/02/2022

ENTREGOU TUUUUDO
Eu tenho que tirar o chapéu pra Gilmara. A cada nova obra que leio ela me ganha mais e mais.

Nunca li a bela e a fera, mas se isso for um reconto, essa versão, eu amei conhecer!!!

Bruna.Caroline 21/01/2022

Esse livro é de uma perfeição que só. Apesar de que o mistério sobre a aparência do fantasma foi algo que matei a charada logo nas primeiras páginas rs.

Amei esse romance!!!!

Carolignac 17/01/2022

um livro lindo para aquecer o coração
Queria parabenizar a Gilmara por escrever um livro tão maravilhoso quanto esse.
O conto A bela e a fera é narrado de forma delicada e sensível no Brasil do início do século XIX. Os personagens são cativantes e todo o mistério envolta do protagonista é muito desenvolvido e só aumenta a curiosidade do leitor (adorei as cenas finais).
É uma leitura que vale a pena. Amei!
Não vejo a hora de ler os outros.

_gmalu 08/01/2022

Gostei
Não consegui largar o livro enquanto não terminei. Gostei bastante da história e dos personagens. O romance entre Filippa e Alvo floresceu de uma forma tão bonita, e o jeito que ela lidou com os medos do marido foi incrível.
No começo fiquei incomodada em não ter uma descrição concreta de Alvo, foi meio confuso imaginar o personagem maaaaas taquei um Henry Cavill e fui em frente. Achei diferente e bem interessante, mais pro final descobrimos o motivo de o chamarem de monstro e finalmente consegui visualizar bem o mocinho, preciso admitir que o Henry nessas condições ficou um arraso.
Só tenho elogios para a história, os hots foram leves e bem escritos, gostoso de ler.

AlechandraClio 27/11/2021

O amor além da aparência
Esse é o primeiro contato com o trabalho da Gilmara. Com uma narrativa inteligente, apresenta uma releitura de um dos contos de fadas, que sempre admirei: A Bela e a Fera.
A autora inseriu elementos conflitantes no casal de protagonistas. Tendo a realidade ambientalizada no Segundo Império. Com a licença poética de recriar uma propriedade cafeeira, tendo uma mão de obra assalariada.
A versão da "Fera", que possui algumas características com o do conto francês, é representado por um jovem Marquês.
Alvo tem uma grande carga emocional, devido a sua aparência, que o fez recluso em sua propriedade.
A nossa "Bela" não tem uma família amorosa e protetora, com um pai que faz de tudo para proteja.
Filippa tem cicatrizes profundas , mais não a deixaram fraca. Ao contrário, ela é forte, determinada, amorosa e humilde.
É por último, uma coadjuvante que teve um papel principal na vida do casal, a Teresa. Uma governanta de profissão e segunda mãe de Alvo.
É nesse quadro, com perspectivas poucos convincentes ambos serão obrigados a se casarem.
A história retrata a discriminação, preconceito, vícios e abandono paterno e materno. E uma grande reviravolta sobre a real aparência do jovem Marquês.
Recomendo a leitura.