Sonatas de Outono

Sonatas de Outono Gilmara Machado

Resenhas - Sonatas de Outono

cathcostani 04/04/2022

A Filippa é a mocinha do romance que vai vira uma mercadoria do pai, ele vai vender ela para o Alvo, e ela se casa sem a presença do noivo e sim pela procuração.
O Alvo é o mocinho da história, ele foi rejeitado pelo pai, mas amado pela mãe, e quando o marques falece, o personagem descobre que ele doou a herança dele para a Coroae para não perder a herança, ele precisa se casar e aí que a protagonista entra nessa história, ele é conhecido como O Fantasma do Monte Alegre.
A narrativa do romance é muito parecido com a história da A Bela e A Fera, como já disse nas primeiras impressões, o livro é narrado em terceira pessoa, e o Alvo é um mocinho diferente de outros protagonistas masculinos dos romances de época, ele não é um libertino, é isso é por causa da condição dele,
que eu achei que ele tinha as manchas do vinho do Porto que apareceu num outro romance de época nacional de outra autora parceira, mas não vou dizer por que ele faz parte do plot twist da história é isso pode virar um spoiler.
Os pais da Felippa e o pai do Alvo poderiam se dar as mãos e irem para o inf3erno, eles são os piores pais literários, mas os mocinhos vão dar um chega pra lar para eles.
Eu gostei muito da Teresa que é uma personagem secundária que roubou a cena no livro, ela é muito amiga da Filippa, apesar de ajudar o patrão a guardar o segredo.
O livro fala sobre personagens quebrados e neglenciados e com segredos que podem separar o casal.
O final dele é muito lindo e eu gostei muito do epílogo do romance.

Kelly.Ginger 18/02/2022

Curtinho, de leitura rápida e fácil... perfeito para curar ressaca literária.
É facil descobrir nas prineiras páginas qual era a monstruosidade do Alvo, embora a autora só revele depois... aliás foi o primeiro mocinho com essa característica que encontrei.
Gostei do livro, recomendo.

Carol Vasconcelos 29/06/2021

Sonatas de Outono
🦋Já pensou ser chamado de monstro desde quando nasceu, nem mesmo seu pai suportava ficar perto de você, cresceu escondido das pessoas. Assim foi para Alvo.

🦋Logo quando nasceu já começaram a procurar o que havia de errado com ele. Alvo era diferente, uns chamavam de monstro, outros de fantasma. Após seu nascimento o pai abandonou a casa, ele se sentia culpado pelo término do casamento dos pais e cada vez mais tomava as ofensas que recebia para si, acreditando ser realmente tudo o que falavam.

🦋Após a morte dos pais Alvo se viu literalmente sozinho, iria continuar cuidando das terras, sem ser visto em lugar algum, Alvo era o fantasma do Monte Belo, ninguém nunca o via, mas muito se falava. Porém os planos dele vão ser atrapalhados pelo testamento do pai, no qual dizia para que ele herdasse as terras, teria de se casar.

🦋Um monstro como ele não era digno de um casamento, mas para não perder sua herança, pediu ao advogado que escolhesse a moça que mais precisasse de um casamento. E assim Filippa, filha de um viciado em jogos, abandonada pela mãe e criada da própria casa, onde já estava precária por causa dos vícios do pai. Ela não queria ser vendida, mas viu ali uma chance de sair da sua vida, seus planos eram fugir do casamento, pois que tipo de homem compra uma noiva?

🦋Alvo não foi nem mesmo ao seu casamento, para ele Filippa jamais veria seu rosto, a casa fora dividida para que nunca se encontrassem. Porém sua noiva não queria isso, queria saber quem era o marido, já ouviu falar muito dele, mas queria conhecê-lo e mesmo sem ver ele, se permitiu conhecer o interior do marido, não sabia seu rosto, mas via as ações que fazia por ela.

🦋Essa nova coleção da @livrosdagilmara vai falar em cada livro sobre um personagem que conviveu com o preconceito. Esse livro trás a história do Alvo, que sempre acreditou ser um monstro, mas com a chegada de Filippa, pelo carinho que esposa tinha mesmo sem vê-lo, o fez experimentar algo novo. Uma história linda com muitos conceitos a serem aprendidos, ao longo dos capítulos o terá que desvendar como é Alvo, o que ele tem de diferente, por isso conhece primeiro seu interior.

site: https://www.instagram.com/p/CNug5SXnN9a/

Beatriz.Ribeiro 15/05/2022

Esse livro foi a salvação da tarde de domingo,li ele todo de uma vez só ,estava impossível parar , simplesmente apaixonada pela construção de amor e amizade do Alvo e da Filipa ??

_gmalu 08/01/2022

Gostei
Não consegui largar o livro enquanto não terminei. Gostei bastante da história e dos personagens. O romance entre Filippa e Alvo floresceu de uma forma tão bonita, e o jeito que ela lidou com os medos do marido foi incrível.
No começo fiquei incomodada em não ter uma descrição concreta de Alvo, foi meio confuso imaginar o personagem maaaaas taquei um Henry Cavill e fui em frente. Achei diferente e bem interessante, mais pro final descobrimos o motivo de o chamarem de monstro e finalmente consegui visualizar bem o mocinho, preciso admitir que o Henry nessas condições ficou um arraso.
Só tenho elogios para a história, os hots foram leves e bem escritos, gostoso de ler.

Maria15475 22/04/2021

Ser diferente pode ser motivo para preconceitos.
Alvo nasceu com uma condição diferente,fazendo com que até seu pai tivesse preconceito e se afastasse e as pessoas do que o conheciam lhe chamassem de monstro, aberração e fantasma. Mas Alvo se tornou um bom homem e vive recluso em suas terras
Quando seu pai falece, ele descobre que terá que se casar.
Filippa é uma jovem filha de um barão falido, viciado em jogos.
Ao conhecer Filippa, Alvo se encanta com ela, mas tem medo de ser rejeitado.
Filippa está determinada a provar que é capaz de amá-lo e aceitá-lo como ele é.

Renata Floro 23/12/2022

Esse livro é tão apaixonante, o Alvo é tão amorzinho, tão aquele personagem que dá vontade de pegar e abraçar, proteger e a Filippa também é uma personagem tão doce, que merece ser amada, cuidada e valorizada. É linda a forma como o romance vai se desenvolvendo, sobre as inseguranças do Alvo diante a sua aparência e a forma que ele aos poucos, por causa de Filippa e do amor que passam a sentir um pelo outro os ajuda a serem quem são e se permitirem viver, mesmo diante das circunstâncias que foram colocados, é encantadora essa história e quando descobri o que o Alvo é, me fez me abalar ainda mais com o quanto de preconceito que ele sofria.
Amo os livros da Gilmara, pq ela sempre trás personagens com características, personalidades e histórias que nunca havia visto em um romance de época

Nathenes 12/11/2021

Apaixonante
Esse é o primeiro livro da série "O amor em todas as estações" e nos traz uma história de muito amor e sensibilidade.
Temos um mocinho (Alvo), filho do marquês de Monte Alegre, fragilizado que sofreu com muito preconceito devido a sua aparência. Mas só sabemos o real problema no final do livro.
Ele foi renegado pelo pai assim que nasceu. Mas quando perde a mãe, seu pai percebe que nem tudo se resume à "aparência" e tenta resgatar o relacionamento com o filho. Apesar de conseguir em parte, os traumas não sumiram, e Alvo é um homem que não se aceita e se esconde de todos.
Quando o pai morre, Alvo descobre que só ficará com a propriedade caso se case logo. Aí percebemos que o pai fez isso para "proteger" o filho da solidão, visto que ele viveria o resto de sua vida em solidão e reclusão.

Agora vamos a nossa mocinha protagonista... Filippa. Mais uma sofrida no livro. Ela é filha de um barão falido que nunca deu a mínima para a filha. Por causa dele, a mãe dela também fugiu de casa. Ela foi criada sem amor e era uma empregada na própria casa. Então não é de surpreender que esse homem venda a filha em casamento. Isso mesmo: ela foi vendida para casar com o atual marquês.... um homem misterioso e que coloca medo em todo mundo por conta das histórias que o povo conta.
O relacionamento dos dois começou de forma totalmente torta, mas evoluiu com uma sensibilidade enorme. A autora Gilmara soube tocar nosso coração com esses dois personagens. Pessoalmente, fiquei apaixonada por Alvo e, mesmo querendo dar umas sacudidas nele algumas vezes, eu sabia que toda a incerteza dele era justificada. E Filippa é daquelas mulheres com "M". E vale dizer que derramei algumas lágrimas no epílogo.
Quer ler um romance lindo, apaixonante e sensível? Achou!

site: IG: @mundo_danath

Bruna.Caroline 21/01/2022

Esse livro é de uma perfeição que só. Apesar de que o mistério sobre a aparência do fantasma foi algo que matei a charada logo nas primeiras páginas rs.

Amei esse romance!!!!

Nathy Alcantara 17/02/2022

ENTREGOU TUUUUDO
Eu tenho que tirar o chapéu pra Gilmara. A cada nova obra que leio ela me ganha mais e mais.

Nunca li a bela e a fera, mas se isso for um reconto, essa versão, eu amei conhecer!!!

Ed.Costa 17/04/2021

Grata surpresa
Sabe aquele livro que você lê pela capa? Foi esse o caso. Achei tão linda a capa que resolvi lê-lo. Não só a capa é linda, como a estória também! Uma estória de como o amor é capaz de mudar os rumos da sua vida... meio clichê? Sim! Mas, se não houvesse um clichê, não seria romance de época!
Vocês irão se apaixonar pelo protagonista... ele é sensível... amável... e toca violoncelo! Perfeito!
Ele tem uma característica física que eu nunca vi ser abordada em outro livro... foi uma grata surpresa!
Enfim... o livro é lindo! A estória é muito fofa... o tipo de livro que você lê em uma tarde!
Vale muito à pena ler!

Rosangela Thomaz 22/03/2021

SONATAS DE OUTONO - GILMARA MACHADO

Pense num livro de época romantico, com um suspense e falando das diferenças das pessoas! É a história de amor de Alvo e Fellipa. Alvo é o filho do marquês e nasceu um monstro! E Felippa tinha o pai, apesar de um barão, viciado em jogos e bebidas...Sua mãe a abandonou com um pai, que vendeu Felippa, para continuar no vício! Então começa a nossa história! Felippa, tenta descobrir como era o seu marido. O que ele tem de tão grave, para ser chamado de mostro! Venha ler esse lindo romance! Além do suspense, tem uma linda mensagem de amor! Eu indico ! Vale a pena ler!

@escritadecabeceira_ 30/05/2021

Sonatas de Outono, é o primeiro livro da Série Amor em Estações, e nos apresenta uma linda história de romance de época!

Se passa em São Paulo, e tudo se inicia em 1836, quando Alvo nasce, sendo da realeza, mas por possuir uma aparência diferente das demais, é tratado como uma aberração e até mesmo um fantasma.

Principalmente, seu pai não conseguiu lidar com sua condição, e se afastou de sua família, levando seu casamento ao fracasso.

Com tanto sofrimento, Alvo só possui uma certeza na vida, não deseja se casar e muito menos ter filhos, que possam ser iguais a ele, não deseja condenar ninguém a infelicidade.

Mas, o que ele não espera, é que após a morte de seus pais, para ter acesso a sua herança, existe uma condição. E para isso, Alvo precisa se casar.

Escondido a tanto tempo, Alvo designa a função de encontrar uma esposa para si a seu advogado, mas garante formas de que ele permaneça escondido, sem se relacionar com mais ninguém.

Atendendo as condições que Alvo escolheu, Felippa é a escolhida, uma jovem que perdeu tudo devido as apostas e bebedeira do pai.

Mesmo sua mãe fugiu pela situação decadente, e agora ela estava sendo vendida para atender os desejos de seu pai, de morrer de forma confortável, as custas dos outros.

Mesmo sendo um casamento arranjado, Felippa tem esperanças de se relacionar com o marido e encontrar o amor que tanto deseja, e se surpreende, de forma negativa, quando percebe que os planos de seu marido são os de ficar o mais longe possível.

Uma história de rejeição, que precisa quebrar barreiras e ser construída a base de muita confiança! Antes do exterior, o interior será conhecido, e uma bela paixão poderá surgir, mas para persistir será necessário muita coragem!

site: www.instagram.com/escritadecabeceira_

Carolignac 17/01/2022

um livro lindo para aquecer o coração
Queria parabenizar a Gilmara por escrever um livro tão maravilhoso quanto esse.
O conto A bela e a fera é narrado de forma delicada e sensível no Brasil do início do século XIX. Os personagens são cativantes e todo o mistério envolta do protagonista é muito desenvolvido e só aumenta a curiosidade do leitor (adorei as cenas finais).
É uma leitura que vale a pena. Amei!
Não vejo a hora de ler os outros.

Luiza 10/12/2023

A maioria dos comentários contém spoiler. Indico o livro para quem quer um romance que deixa o coração quentinho.?