Quincas Borba em quadrinhos

Quincas Borba em quadrinhos Machado De Assis

Resenhas -

Rute.Lessa 20/04/2024

Ao vencedor, as batatas
Livro literário da minha turma de 8° ano, que confesso que terei que ler o original, pois sinto a falta de muita explicação em textos adaptados.

Pois bem, "Quincas Borba", obra do bruxo Machado de Assis, parece incorporar as características distintivas do autor, incluindo sua ironia e sarcasmo que revelam críticas sociais envolventes. Ambientada no Rio de Janeiro e Minas Gerais, a narrativa em terceira pessoa onisciente permite uma interação única com o leitor, desafiando-o com momentos de intervenção narrativa. A presença do personagem Quincas Borba, previamente introduzido em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (magnífico, diga-se de passagem), sugere uma continuidade de sua filosofia humanitista, apresentada como a teoria do "humanitismo" no enredo principal.

O enredo se desenrola em Barbacena, Minas Gerais, onde o protagonista, Rubião, envolve-se em uma relação de interesse com Maria de Piedade, irmã de Quincas Borba. Após a morte de Maria, Rubião se torna cuidador de Quincas, desenvolvendo uma relação com o filósofo e herdando sua fortuna após sua morte. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, mostra-se interessado por Sofia, moça casada que não demonstra interesse pelo protagonista. Rubião com o tempo demonstra ser irresponsável com sua riqueza herdada e que por conta dela, ou não, leva-o à loucura.

Eventualmente, a deterioração da saúde mental de Rubião e sua crença na reencarnação de Napoleão levam à sua internação em um hospital psiquiátrico.

Através das vicissitudes de Rubião, Machado de Assis tece uma crítica perspicaz à sociedade da época, destacando a superficialidade das relações sociais baseadas em interesses materiais e a fragilidade da condição humana diante da ganância e manipulação. Ao explorar temas como ambição, poder e alienação, "Quincas Borba" oferece uma reflexão penetrante sobre a natureza humana e os meandros da sociedade, continuando a revelar a maestria literária de Machado de Assis.

Embora uma crítica muito interessante, nessa adaptação fiquei esperando a ação do cachorro que estampa essa edição, que carrega o mesmo nome do dono filósofo. Será que lendo o original eu consigo essa resposta? Principalmente sobre a loucura de Rubião, moço inteligente e também oportunista que parece ter o fim que mereceu.

Mas e o cachorro???
Comecei a narrativa com dúvidas e finalizei com elas.
Não recomendo para quem realmente gosta de ler Machado ou que, assim como eu, não tem muita paciência para quadrinhos.
Fabio 21/04/2024minha estante
Rute, parabéns pelo texto impecável!
???

Rute.Lessa 21/04/2024minha estante
Obrigada, Fábio!

Radmila.Ribeiro 08/04/2024

"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Mais uma obra de Machado de Assis em HQ.

taci 03/09/2021

Leitura rápida
As ilustrações são lindas e tem uma linguagem bem simples de entender tornando esse clássico como uma leitura muito prazerosa e rápida, amei!