Bruxas Literárias

Bruxas Literárias Taisia Kitaiskaia

Resenhas - Bruxas Literárias

Noemi 14/09/2021

Livro perfeito demais, uma enciclopédia de autoras que realmente fizeram magia através de suas palavras!!!!

Life 04/09/2021

Bruxas literarias
A obra Reune trinta autoras de todos os cantos do mundo e nos convida a conhecer mulheres ousadas e autênticas. Cada perfil é apresentado com um texto lírico sobre as escritoras e suas obras, muito e prende do início ao fim

Suh Oliveira 29/08/2021

O livro é um espetáculo. Trás uma pequena introdução de cada bruxa literária. O livro é lindo, capa dura, folhas grossas, colorido e com ilustrações muito originais.
Ele ainda Trás as principais obras de cada autora.
É um livro que te deixa com vontade de ler muitos outros.

Vasconcelos 28/08/2021

Bruxas na literatura
Bruxas literárias traz a história de 33 escritoras, sendo 3 brasileiras, as quais receberam o título de bruxas. Essas mulheres foram marcos em suas escritas e histórias.
Cada escritora aqui descrita teve um pequeno conto, quase como um Folclore sobre elas relatado para o leitor, juntamente com um pequeno trecho biográfico, indicações de leituras e um desenho a representando.
O livro homenageou lindamente as mentes mais brilhantes da literatura feminina, eu pude sentir como se a cada palavra que eu lia, elas estavam ali contando sua história para mim.
O livro faz parte do selo ?Magicae? da DarkSide que traz uma coletânea de livros com temáticas místicas envolvendo bruxaria.

Ley 28/08/2021

Para conhecer de pertinho cada autora
Bruxas provavelmente eram um termo comum para chamar mulheres que agiam diferente do que a sociedade exigia há alguns séculos atrás. Também não é de se imaginar que as mulheres apresentadas nessa obra poderiam ter sido chamadas de bruxas um dia. Em Bruxas Literárias, encontramos algumas mulheres ilustres que são bastante conhecidas e que marcaram a literatura.

A aparição de cada uma é breve, sendo reservado um espaço contendo uma ilustração de cada uma, com um conto de três parágrafos como forma de apresentação. Os contos são uma mistura de suas obras de maior sucesso com detalhes delas mesmas. Cada conto é uma homenagem singela que nos faz lembrar de seus trabalhos.

Para cada uma, também é reservado um pequeno guia para o leitor conhecer suas principais obras, com a variação de acordo com a preferência de cada leitor. Como são muitas as autoras mencionadas, algumas eu já conhecia e li algumas de suas obras, porém outras passei a conhecer através das páginas.

Enquanto lia as autoras que já conhecia, senti a familiaridade em elementos que são marcantes para elas, identificando-os facilmente através das ilustrações e das menções nos contos de referência. Os contos mesmo são uma maravilha, pois permite que cada própria autora adentre sua maior obra de destaque, vivenciando-a como se ela estivesse sendo narrada na própria história. Esses relatos são breves, mas uma bela homenagem.

Quanto às autoras que conheci enquanto lia, foi uma bela aproximação. Mesmo não entendendo as pequenas referências, fiquei encantada pela descrição e pelo guia que o livro dá. Foi ótimo por não me deixar perdida sem saber por onde começar. Pelo guia sugerido, já tenho em mente o que pretendo ler e o que esperar de suas obras.

Pela quantidade de autoras mencionadas, não é um livro que se estende tanto. Ele possui poucas páginas, pode ser lido em poucas horas, e a edição é uma obra prima para apreciar tanto pelas ilustrações e cores, quanto pela homenagem a cada autora.

Neste livro, não são somente as primeiras páginas que possuem ilustrações. A obra completa é uma explosão de cores que permite viajarmos para um breve cenário de cada autora. Como não possui muito texto, isso facilita a rápida leitura.

Ele pode ser lido de forma linear, ou o leitor pode escolher aleatoriamente páginas para ler. Funciona da mesma maneira, então é uma questão de como cada um quer ler. Ao final da leitura, também há uma homenagem a três autoras brasileiras de destaque. Gostei bastante dessa homenagem porque mesmo que o livro não seja originalmente do Brasil, há um espaço para conhecermos mais sobre algumas das nossas grandes autoras.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/08/resenha-bruxas-literarias.html

Jorge.Raitz 27/08/2021

Fantástico
Praticamente um dossiê sobre as grandes escritoras da nossa literatura, livro simples mas muito bem feito!

cami.gauer 25/08/2021

Potência feminista
A combinação dos fatos contados quase como poesia misturando realidade com magia para cada escritora "bruxa" mais a ilustração e a mini bio deixaram esse livro perfeito e encantador. E ainda te dá as ferramentas necessárias para suprir aquele "quero mais" quando chega ao fim de cada página e a autora deixa sugestões de leitura de cada autora. Informativo, dinâmico e a mesmo tempo mágico.

Sol 18/08/2021

Mais um livro que leio que reúne nomes marcantes na história, neste caso, mulheres, escritoras e bruxas literárias. Muitas dicas de livros para a lista.

Morgana Gomes 06/08/2021

Leitura de iniciação às Bruxas Literárias
"Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras" é um dos livros da Coleção Magicae da Darkside. Livro belíssimo com um acabamento maravilhoso que já virou marca registrada da editora. No livro, a autora Taisia Kitaiskaia se une à ilustradora Katy Horan e à tradutora Aline Zouvi para contar um pouco da vida e citar as principais obras de várias escritoras ao redor do mundo. Além de nomes conhecidos ou não pelo público, a editora ainda acrescentou outras três bruxas literárias brasileiras.
Pelas resenhas que li, percebi que algumas pessoas não ficaram contentes com o livro. Confesso que no início fiquei sem entender porque foi feito tão pouco e concordo com o fato de que a autora poderia ter explorado melhor cada bruxa literária. Quem sabe até colocando um trecho de suas principais obras. Mas compreendo que, talvez, o objetivo desse livro seja uma espécie de ritual de iniciação para qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer mais da vida e da obra de tantas mulheres maravilhosas que marcaram o mundo em épocas e lugares tão distintos.
À elas, toda a minha admiração!

Manu 05/08/2021

Impecável
Leitura para toda vida!!! Super recomendo!!! É maravilhosa...cada Mulher que eu não conhecia!! É maravilhoso!!!

Belah 30/07/2021

Um livro tão bonito, mas com pouco conteúdo. Uma pena.
Não foi um livro barato então esperava mais, sobre as autoras e suas obras principalmente, mas não tem praticamente nada nele. A intenção foi boa, a execução nem tanto.

Elise 18/07/2021

Maior decepção do ano
Eu até dou risada quando lembro dessa leitura. Risada em pensar que paguei tão caro por um livro sem conteúdo. Sério! É bonito, a proposta é boa, mas não cumpre com o objetivo. São informações tão rasas... Enfim, a decepção

Army.leitora 09/07/2021

Bruxas Literárias
O livro é uma homenagem às mulheres talentosas da história da literatura, contém perfis com texto lírico sobre suas obras e sugestões de leituras

Queria Estar Lendo 09/07/2021

Resenha: Bruxas Literárias
Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras, de Taisia Kitaiskaia e Katy Hora, faz parte da série Magicae, da editora DarkSide Books. Nele, as autoras resgatam mulheres cujos escritos podem ser considerados magia.

É na introdução que entendemos a ideia do livro Bruxas Literárias. Pam nos faz pensar sobre a etimologia da palavra bruxa e o arquétipo feminino - o único que é poderoso por si só e não depende de mais ninguém para ser alguém.

Além disso, ela também faz um comparativo com palavras que são, historicamente, associadas a bruxaria, como abracadabra, um termo derivado de uma expressão em aramaico que significa "eu crio com palavras" e que é possível interpretar isso como uma maneira de dizer que escrever é fazer magia.

A partir daí, as autoras listam 30 mulheres (33 na edição da Darkside, já que a editora adicional 3 autoras brasileiras na lista) que criaram magia com suas palavras. Assim, Taisia Kitaiskaia desenvolve alguns parágrafos, onde descreve as autoras com misticismo, projetando uma aura mágica ao livro.

Preciso dizer que quando a editora Darkside Books anunciou os livros dessa coleção - Bruxas Literárias, Bruxa Natural, Grimório das Bruxas e O Livro Mágico para Jovens Bruxas - fiquei muito empolgada para ler esse. Achei que as autoras iriam discorrer sobre o que viam de magico na escrita dessas mulheres ou até mesmo encontrar ensaios que comparassem história e o arquétipo das bruxas com as autoras e suas obras.

No entanto, não foi isso que aconteceu. E preciso dizer que foi um tanto quanto decepcionante. A introdução, para mim, foi o ponto alto do livro. E era bem isso que eu esperava encontrar em Bruxas Literárias, porém o resto foi apenas sem graça.

O livro, em si, é lindo. As ilustrações de Katy Horan são lindas e realmente evocam aquela ideia de misticismo, magia e feitiçaria que habitam o nosso imaginário. O trabalho gráfico da editora também é lindo. É uma edição que enche os olhos, mas sinto que é só isso.

O conteúdo, mesmo, deixa muito a desejar. Na minibiografia que temos, não tem nada que você não encontre na Wikipédia. E o texto (ou seria poema?) não diz muito sobre nada. Quando terminei de ler, fiquei me perguntando se eu não tinha entendido a proposta ou se era realmente algo bem qualquer coisa que eu paguei caro só por ser bonito, sabe?

Enfim, apesar ser muito bonito, foi uma aquisição e leitura que não valeu a pena para mim. Não vale o preço e nem a empolgação inicial. Dei 2 estrelas pelas ilustrações e pelo trabalho gráfico.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/07/resenha-bruxas-literarias-alquimia-das.html

Ari 05/07/2021

Eu esperava bem mais. Esperava que tivesse mais detalhes da vida e obra de grandes autoras, mas quase não vemos isso no livro. Apenas uma página dedicada para cada uma e que contém somente um texto bastante poético, porém ambíguo e uma breve (bem breve mesmo) descrição da autora.

Apesar do pouco conteúdo, a edição é linda. As ilustrações estão impecáveis e todos os elementos gráficos do livro são incríveis, marca registrada da darkside.