Bruxas Literárias

Bruxas Literárias Taisia Kitaiskaia

Resenhas - Bruxas Literárias

JessChandler 18/04/2024

O livro é lindo, como é de se esperar em uma edição Darkside, e poesia pura. Foi super legal conhecer mais autoras.

14/04/2024

Amei esse livro que reúne várias das bruxas literárias que fizeram história. Pudemos conhecer um pouco de sua história.

Triice 03/03/2024

"Bruxas e mulheres escritoras mergulham igualmente na criatividade, no mistério e em outros mundos. Elas não têm medo de ficarem sozinhas na floresta de suas imaginações nem de viver em cabanas feitas por elas mesmas. Elas não têm medo do escuro."
Já começando a resenha falando com 100% de certeza que é meu primeiro favorito do ano! Não existem unidades de medida ou qualquer outra coisa que mensure o quanto eu amei ler esse livro.
Gente, que homenagem mais linda que as autoras fizeram pra essas mulheres incríveis que apresentaram vários mundos pra todos que entraram em contato com alguma das obras delas! Eu amo esse reconhecimento, porque elas praticamente caminharam para as mulheres dos tempos que sucederam os delas correrem.
No livro, a gente vê as representações feitas por essas bruxas maravilhosas que tiveram coragem de escrever sobre tópicos de extrema importância que são debatidos até nos dias atuais, a gente vê que têm representações, além do fato do "ser mulher", mas também como mulheres negras, lésbicas, que sofreram e lutaram com a escrita para viverem suas vidas. Mano, isso é o sulco da beleza!
MENÇÃO HONROSA: livro que indica livros, eu amo demais isso, na moral, o tanto que minha wishlist aumentou com as recomendações de cada autora dessas 144 páginas não tá escrito.

Felipe 27/02/2024

Gostei, de mais !
Muito bom descobri muitas escritoras novas, porém não achei pra comprar os livros de muitas.
Esperando a Darkside lançar logo livros delas.

Perdida_nas_Estrelas 26/02/2024

Quero um só de brasileiras!
O livro é curtíssimo, contém ilustrações belíssimas e vale ter por coleção, me interessei por várias autoras que não conheço, só me incomodou a maioria ser dos Estados Unidos, queria mais. E sim, as mais interessantes são as últimas três, que foi um adendo brasileiro da Darkside, são 3 brasileiras magníficas, Carolina Maria, Lispector e Lygia Fagundes.
Eu tive esse livro na minha lista por um bom tempo e quando soube que tinha a Lygia foi que decidi comprar, mesmo sendo apenas uma página dela. É uma página para cada escritora.
Achei a parte que as autoras criaram bem brisada, elas usam elementos dos textos das escritoras em questão e fazem uma coisa doida falando coisas bem brisadas. No geral, não gostei disso, mas aceitei. De qualquer forma, esse é o objetivo do livro então tudo certo, pois elas fizeram o que propuseram.
Vou guardar ele com muito carinho, é lindo demais!!!

Mar 27/12/2023

Um ótimo livro de recomendações para leitura, trazendo mulher que fizeram história e que marcaram várias gerações.

Vampiria 15/11/2023

Uma boa pedida para conhecer escritoras
A arte -como sempre- é ótima, para conhecer autoras que por serem mulheres,a cultura se esquece, é um apanhado com várias delas, de diferentes culturas, etnias e épocas. Comprei algumas obras de algumas autoras indicadas, vale a pena!

Letti28 07/11/2023

É mágico mesmo
Muito legal ler sobre autoras de várias partes do mundo, reinventadas como feiticeiras, sendo as criações literárias suas manifestações mágicas.

Emille.pravereler 18/10/2023

Yo no creo las brujas, pero que las hai, las hai?
Nessa livro lindíssimo da Darkside a Autora Taisia Kitaskaia transforma escritoras em bruxas transformando seus livros, textos famosos e sua vida em poemas emblemáticos e misteriosos.
O livro que traz um pouquinho sobre cada escritora e ainda recomenda suas obras, faz com que vejamos essas grandes mulheres de uma forma um pouco mais mágica
Muitas escritoras tiveram grande sofrimentos na vida, mas que transformaram a dor em obras inesquecíveis e fantásticas.
Nessa edição a Darkside ainda fez questão de acrescentar 3 escritos brasileiras que não poderia ficar de fora desse clã.
Livro lindo e inspirador que da pra ser lido em um dia.

Lorena 17/10/2023

Para gostar de ler
Eu adorei a metáfora com a arte da escrita e as artes mágicas, a criação literária e a magia da invocação, linguagem e poder. As indicações dessas autoras incríveis me encheu de ideias para futuras metas de leitura e estudo. É uma rica fonte de pesquisa e guia para mentes curiosas como a minha.
Não vejo a hora de me aprofundar nos nomes já conhecidos e explorar os novos pra mim.

Gisele231 25/09/2023

Bruxas das palavras
Mulheres que encontraram na escrita uma forma de enfeitiçar e encantar a todos com sua magia criando mundos onde tudo é possível para elas e pra outros que não encontravam a devida compreensão que tanto ansiavam .

jmrainho 21/09/2023

Escaparam da fogueira
Uma obra essencial para quem deseja conhecer o universo das autoras femininas. São 30 minibiografais de autoras estrangeiras de diversas épocas, acrescidas na edição brasileira de três: Clarisse Lispector, Carolina de Jesus e Lygia Fagundes Teles. São pequenas biografias, quase uma marcação de lembrança, e uma recriação livre e ficcional de suas qualidades de bruxas. Bruxas porque transmutam palavras, sentimentos, histórias, personagens, em literatura - de qualidade. Quase todas foram sofredoras e pobres. Exceto Agatha Cristhie Clrisse Lispectos e a Lygia Fagundes Teles, entre outras que podem ter escapado de minha observação. E enfrentaram preconceitos e violência física e moral em suas vidas. Alguns livros delas se transformaram em filmes. Vale a pena conferir; ler suas obras e assistir aos filmes indicados. Em suas vidas, foram pessoas flexíveis às circunstâncias (resilientes, como dizem hoje), mas nunca resignadas. Se adaptaram por autopreservação.

Como lembra Oam Grossman, na introdução do livro: "A bruxa é uma mulher que está inteiramente por conta própria. Ela é uma agente de mudança, cujo trabalho é estimulado pela fala: um encantamento, uma conjuração, uma benção, uma maldição. Elas com certeza tem muito em comum com as bruxas: mulheres que criam coisas, e não filhos, ainda são consideradas perigosas por muitos. Elas são marginalizadas, banalizadas ou ignoradas.

Um trabalho à parte do texto, são as ilustrações da ótima Katy Horan.

Ianoo 01/08/2023

Bruxas Literárias
O livro é legal conta várias histórias bem criativas, mas achei que poderia ter um pouco mais da história das personagens. Ele conta um pouco do começo, meio enfim tem histórias que eu nem entendi direito o que rolou, mas fora isso gostei da estética do livro muito lindo.

leiturasdaursula 06/04/2023

Eu gostei mas com ressalvas
É uma coleção inspiradora que traz breves biografias das autoras mais famosas ao redor do mundo e conta com indicações literárias. A edição e as ilustrações são lindas, porém eu não curti tanto a parte mística de cada autora. Talvez seja um humor que funciona mais na língua original do que na tradução que chegou ao Brasil. Mas valeu a leitura.

ketlenaires 03/04/2023

Muito interessante ter esse ponto de vista da criação literária, da arte, como magia e trazer nomes incrível da literatura com bruxas em sua atuação.