Bruxas Literárias

Bruxas Literárias Taisia Kitaiskaia

Resenhas - Bruxas Literárias

any!¡ 09/02/2022

Uma celebração de escritoras mágicas
? ???????? ???????, ????.
?O termo abracadabra é considerado derivado da frase aramaica que se traduz como ?Eu crio como a palavra?. Escrever, então, é fazer mágica. E, portanto, ser uma mulher escritora é, de fato, ser um tipo de bruxa.?

?Bruxas Literárias? é mais uma obra da Darkside que compõe parte da série Magicae. Nele observamos diversas mulheres que criaram magia através de suas palavras? escritoras que foram capazes de transformar algo cru em algo sofisticado, a partir de sua criatividade e imaginação. O livro físico é certamente admirável, contendo diversas ilustrações encantadoras para deixá-lo ainda mais elegante.
A avaliação acabou não sendo como eu esperava, já que a leitura e as informações contidas eram muito diferentes do que eu sonhava e ansiava, além do tema abordado para cada escritora ser bem raso? nada que não possamos encontrar em três minutos de pesquisa.
Apesar de tudo, é um livro rápido e informativo para aqueles que se interessam em aprender o básico sobre as famosas escritoras que ficaram imortalizadas através de seus dons.

Queria Estar Lendo 09/07/2021

Resenha: Bruxas Literárias
Bruxas Literárias: Alquimia das Palavras, de Taisia Kitaiskaia e Katy Hora, faz parte da série Magicae, da editora DarkSide Books. Nele, as autoras resgatam mulheres cujos escritos podem ser considerados magia.

É na introdução que entendemos a ideia do livro Bruxas Literárias. Pam nos faz pensar sobre a etimologia da palavra bruxa e o arquétipo feminino - o único que é poderoso por si só e não depende de mais ninguém para ser alguém.

Além disso, ela também faz um comparativo com palavras que são, historicamente, associadas a bruxaria, como abracadabra, um termo derivado de uma expressão em aramaico que significa "eu crio com palavras" e que é possível interpretar isso como uma maneira de dizer que escrever é fazer magia.

A partir daí, as autoras listam 30 mulheres (33 na edição da Darkside, já que a editora adicional 3 autoras brasileiras na lista) que criaram magia com suas palavras. Assim, Taisia Kitaiskaia desenvolve alguns parágrafos, onde descreve as autoras com misticismo, projetando uma aura mágica ao livro.

Preciso dizer que quando a editora Darkside Books anunciou os livros dessa coleção - Bruxas Literárias, Bruxa Natural, Grimório das Bruxas e O Livro Mágico para Jovens Bruxas - fiquei muito empolgada para ler esse. Achei que as autoras iriam discorrer sobre o que viam de magico na escrita dessas mulheres ou até mesmo encontrar ensaios que comparassem história e o arquétipo das bruxas com as autoras e suas obras.

No entanto, não foi isso que aconteceu. E preciso dizer que foi um tanto quanto decepcionante. A introdução, para mim, foi o ponto alto do livro. E era bem isso que eu esperava encontrar em Bruxas Literárias, porém o resto foi apenas sem graça.

O livro, em si, é lindo. As ilustrações de Katy Horan são lindas e realmente evocam aquela ideia de misticismo, magia e feitiçaria que habitam o nosso imaginário. O trabalho gráfico da editora também é lindo. É uma edição que enche os olhos, mas sinto que é só isso.

O conteúdo, mesmo, deixa muito a desejar. Na minibiografia que temos, não tem nada que você não encontre na Wikipédia. E o texto (ou seria poema?) não diz muito sobre nada. Quando terminei de ler, fiquei me perguntando se eu não tinha entendido a proposta ou se era realmente algo bem qualquer coisa que eu paguei caro só por ser bonito, sabe?

Enfim, apesar ser muito bonito, foi uma aquisição e leitura que não valeu a pena para mim. Não vale o preço e nem a empolgação inicial. Dei 2 estrelas pelas ilustrações e pelo trabalho gráfico.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/07/resenha-bruxas-literarias-alquimia-das.html

Jorge.Raitz 27/08/2021

Fantástico
Praticamente um dossiê sobre as grandes escritoras da nossa literatura, livro simples mas muito bem feito!

Manu 05/08/2021

Impecável
Leitura para toda vida!!! Super recomendo!!! É maravilhosa...cada Mulher que eu não conhecia!! É maravilhoso!!!

Fernanda 31/10/2022

Bruxas Literárias - Taisia Kitaiskaia
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/10/resenha-bruxas-literarias-taisia.html

Lores 02/05/2021

Edição maravilhosa da Darkside, este livro nos apresenta várias escritoras maravilhosas e representadas em ilustrações incríveis. Com adição de três escritoras brasileiras, e indicações de obras de cada escritora, este livro é simplesmente maravilhoso que faz desejar ter um segundo trazendo mais escritoras e mais indicações de obras ?

ShirleyStortLeite 01/03/2022

Uma homenagem as autoras que fazem mágica com as palavras...
Um livro leve, gostoso, ilustrativo.
Uma leitura sem muitas pretensões, mas que trás um pouco sobre essas gloriosas autoras, umas já conhecidas e outras nem tanto.
Foi uma leitura muito gostosa; buscar um pouco de magia nessas mulheres incríveis, que sobreviveram fora dos padrões e se imortalizaram em suas histórias, com sua magia através das palavras, foi encantador, aqueceu meu coração de bruxinha.
ABRACADABRA!

Felipe 27/02/2024

Gostei, de mais !
Muito bom descobri muitas escritoras novas, porém não achei pra comprar os livros de muitas.
Esperando a Darkside lançar logo livros delas.

Massai 28/11/2022

Adoro livros que vão direto ao ponto, e a Darkside fez um trabalho lindo, como é de esperar. O livro é um espetáculo em ilustrações e informações. Me senti inspirada por cada mulher homenageada nele.

Ley 28/08/2021

Para conhecer de pertinho cada autora
Bruxas provavelmente eram um termo comum para chamar mulheres que agiam diferente do que a sociedade exigia há alguns séculos atrás. Também não é de se imaginar que as mulheres apresentadas nessa obra poderiam ter sido chamadas de bruxas um dia. Em Bruxas Literárias, encontramos algumas mulheres ilustres que são bastante conhecidas e que marcaram a literatura.

A aparição de cada uma é breve, sendo reservado um espaço contendo uma ilustração de cada uma, com um conto de três parágrafos como forma de apresentação. Os contos são uma mistura de suas obras de maior sucesso com detalhes delas mesmas. Cada conto é uma homenagem singela que nos faz lembrar de seus trabalhos.

Para cada uma, também é reservado um pequeno guia para o leitor conhecer suas principais obras, com a variação de acordo com a preferência de cada leitor. Como são muitas as autoras mencionadas, algumas eu já conhecia e li algumas de suas obras, porém outras passei a conhecer através das páginas.

Enquanto lia as autoras que já conhecia, senti a familiaridade em elementos que são marcantes para elas, identificando-os facilmente através das ilustrações e das menções nos contos de referência. Os contos mesmo são uma maravilha, pois permite que cada própria autora adentre sua maior obra de destaque, vivenciando-a como se ela estivesse sendo narrada na própria história. Esses relatos são breves, mas uma bela homenagem.

Quanto às autoras que conheci enquanto lia, foi uma bela aproximação. Mesmo não entendendo as pequenas referências, fiquei encantada pela descrição e pelo guia que o livro dá. Foi ótimo por não me deixar perdida sem saber por onde começar. Pelo guia sugerido, já tenho em mente o que pretendo ler e o que esperar de suas obras.

Pela quantidade de autoras mencionadas, não é um livro que se estende tanto. Ele possui poucas páginas, pode ser lido em poucas horas, e a edição é uma obra prima para apreciar tanto pelas ilustrações e cores, quanto pela homenagem a cada autora.

Neste livro, não são somente as primeiras páginas que possuem ilustrações. A obra completa é uma explosão de cores que permite viajarmos para um breve cenário de cada autora. Como não possui muito texto, isso facilita a rápida leitura.

Ele pode ser lido de forma linear, ou o leitor pode escolher aleatoriamente páginas para ler. Funciona da mesma maneira, então é uma questão de como cada um quer ler. Ao final da leitura, também há uma homenagem a três autoras brasileiras de destaque. Gostei bastante dessa homenagem porque mesmo que o livro não seja originalmente do Brasil, há um espaço para conhecermos mais sobre algumas das nossas grandes autoras.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/08/resenha-bruxas-literarias.html

ThayAvalon 12/02/2022

Uma grande Homenagem
É um livro incrível e mágico, super lindo e bem feito , que relata um pouco de cada autora, sua porcentagem de bruxaria com seus contos e no fim uma pequena biografia da vida da autora.
Aquele livro pra abrir em qualquer pagina e descobrir novos contos.

site: bruxas

Coruja 17/06/2021

Assim que bati o olho nesse livro, no anúncio de publicação da Darkside, fiquei salivando para colocar minhas mãos nele. Como tudo o que a editora traz para o Brasil, o projeto gráfico é impecável, daqueles livros que ficam lindos na estante, ou aberto em exposição na entrada da casa, ou ainda com as ilustrações de Katy Horan e Gabee Brandão transformadas em quadros na biblioteca.

Aliás, se eu fosse classificar Bruxas Literárias, seria como um livro ilustrado que traz pequenas biografias - parte delas num lirismo surreal, transformando as figuras reais das 33 escritoras (trinta na versão original, mais três brasileiras para essa edição) nas criaturas mágicas de onde deriva o título.

Numa certa medida, o livro de Kitaiskaia me lembrou muito o esquema de Monster, She Wrote; mas o segundo é mais informativo, funciona melhor como um livro de referência até para pesquisa, ao passo que Bruxas Literárias nos apresenta apenas pinceladas, é mais um aperitivo para você descobrir os nomes dessas autoras e ir atrás de mais informações. Pela inspiração, beleza e poesia, vale à pena, mas se estiver esperando um livro mais carregado em termos de fatos e análises críticas, vai se frustrar.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html

Emille.pravereler 18/10/2023

Yo no creo las brujas, pero que las hai, las hai?
Nessa livro lindíssimo da Darkside a Autora Taisia Kitaskaia transforma escritoras em bruxas transformando seus livros, textos famosos e sua vida em poemas emblemáticos e misteriosos.
O livro que traz um pouquinho sobre cada escritora e ainda recomenda suas obras, faz com que vejamos essas grandes mulheres de uma forma um pouco mais mágica
Muitas escritoras tiveram grande sofrimentos na vida, mas que transformaram a dor em obras inesquecíveis e fantásticas.
Nessa edição a Darkside ainda fez questão de acrescentar 3 escritos brasileiras que não poderia ficar de fora desse clã.
Livro lindo e inspirador que da pra ser lido em um dia.

leiturasdaursula 06/04/2023

Eu gostei mas com ressalvas
É uma coleção inspiradora que traz breves biografias das autoras mais famosas ao redor do mundo e conta com indicações literárias. A edição e as ilustrações são lindas, porém eu não curti tanto a parte mística de cada autora. Talvez seja um humor que funciona mais na língua original do que na tradução que chegou ao Brasil. Mas valeu a leitura.

Morgana Gomes 06/08/2021

Leitura de iniciação às Bruxas Literárias
"Bruxas Literárias - Alquimia das Palavras" é um dos livros da Coleção Magicae da Darkside. Livro belíssimo com um acabamento maravilhoso que já virou marca registrada da editora. No livro, a autora Taisia Kitaiskaia se une à ilustradora Katy Horan e à tradutora Aline Zouvi para contar um pouco da vida e citar as principais obras de várias escritoras ao redor do mundo. Além de nomes conhecidos ou não pelo público, a editora ainda acrescentou outras três bruxas literárias brasileiras.
Pelas resenhas que li, percebi que algumas pessoas não ficaram contentes com o livro. Confesso que no início fiquei sem entender porque foi feito tão pouco e concordo com o fato de que a autora poderia ter explorado melhor cada bruxa literária. Quem sabe até colocando um trecho de suas principais obras. Mas compreendo que, talvez, o objetivo desse livro seja uma espécie de ritual de iniciação para qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer mais da vida e da obra de tantas mulheres maravilhosas que marcaram o mundo em épocas e lugares tão distintos.
À elas, toda a minha admiração!