The Cold Commands

The Cold Commands Richard K. Morgan

Resenhas - The Cold Commands

Newton Nitro 11/05/2013

Uma Fantasia Brutal Sem Limites!
Cold Commands é a sequência do The Steel Remains do Richard K. Morgan e mantém o mesmo tom brutal e sem limites do primeiro livro. Os três protagonistas do primeiro livro retornam e ficam cada vez mais envolvidos nas tramas que envolve o retorno dos Aldrain, uma raça de cruel mas belos demônios.

A narrativa mistura vários elementos interessantes. Temos um cenário de fantasia medieval, mais no estilo “Espadas e Feitiçaria” (o mesmo do Conan, por exemplo), raças bizarras criadas mais dentro do formato da Ficção Científica (o gênero de origem do Richard K. Morgan), inteligências artificiais (um dos aspectos mais legais do livro), e uma linguagem quase contemporânea.
O estilo continua seguindo a linha da “Fantasia Brutal”, com temas extemamente sombrios, cinismo e ironia permeando toda a narrativa. Como o primeiro livro, esse não é recomendado para todos os leitores. Temos cenas de sexo bem explícita, incluindo sexo homossexual, cenas de estrupo e crueldade, emoldurando um cenário extremamente selvagem.

Assim como no primeiro livro, os personagens são muito bem construídos, e me impressionou a mudança no protagonista Ringil Eskiath, que evolui, ou melhor degenera durante a narrativa. Recomendo esse livro para leitores que gostam de ser desafiados! 