Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

pegov 15/01/2022

Sobre a Brevidade da Vida
"Não é a atividade que torna os homens inquietos, mas as falsas impressões das coisas os enlouquecem [sic]. Pois até mesmo os loucos precisam de alguma esperança para estimulá-los (...)".

Eu gosto de ler coisas sobre o estoicismo: é uma escola filosófica que abre debates bem interessantes a respeito da moralidade, do uso do tempo, da sabedoria, da felicidade, etc.
Ela defende o estado de impertubabilidade, já que acredita que o foco deve ser mantido naquilo que se pode realmente controlar.

Eu diria ser um estilo de vida o estoicismo, embora eu sinta que essa bandeira do uso da razão a qualquer custo e da sua preponderância em relação ao restante seja difícil de ser hasteada 100% do tempo. Seria mesmo a razão o nosso infalível farol diante de todas as navegantes adversidades cotidianas? Os meus Divertidamente aqui da cabeça me ajudam muito também na hora de tomar decisões (mesmo eu me arrependendo de algumas delas kk).

Em alguns trechos do livro me senti incomodada, ao ser associada a covardia a uma feminina falta de virtude. Sei que eram outros tempos e não podemos ser anacrônicos e ignorar tanto a cultura grega quanto a sua concepção de cidadania daquela época. Contudo, fiquei momentaneamente pistola :P

KKbarros82 30/11/2021

"...ajuste-se à realidade da vida."
Sêneca é uma ótima leitura em tempos tão esquizofrênicos. Não que períodos de paz não caiba a leitura de "Sobre a Bravidade da vida" mas ajustar-se a realidade em alguns casos cai bem.

Em alguns casos devemos ressaltar. A supremacia da razão e uma vida simples é muita fácil quando se nasce em berço de privilégios. Apesar de Sêneca viver em um período instável, sendo sua única preocupação o quadro político romano, dedicar-se a estudos, exílio e vida rupestre é viável mas, não para todos. Ser estoico é privilégio de classe.

No entanto, seu entendimento sobre a brevidade da vida, a importância da percepção da preciosidade do tempo que dispomos, nem longo, nem curto, mas suficiente, torna o filósofo de suma importância para períodos nefastos.

Além da importância de saber viver e morrer, também são pontos abordados por Sêneca o luto, a avareza e o valor de saber usufruir do lazer em séculos de máxima exploração da força de trabalho pelo capital.

Livro de cabeceira de muitas celebridades, deve ser lido com sabedoria e atenção. Sendo, necessário saber discernir entre ajustar-se a realidade da vida é realmente viável e quando é, apenas a visão classista de um homem sábio falando do alto de seus privilégios.
Pedro 30/11/2021minha estante
"Ser estóico é privilégio de classe."
Olha, eu não poderia discordar mais. Caso você não saiba, Epicteto era escravo e mesmo assim se tornou um filósofo estóico. Ser estóico não é um privilégio, é uma conduta pessoal.

KKbarros82 30/11/2021minha estante
Pode discordar, não tem problema. Obrigada pelo comentário, Pedro! ?

Pedro 30/11/2021minha estante
De nada, Karina.

Cleuzita 04/12/2021minha estante
Tenho esse livro, em outra edição, paradinho à minha espera. Fiquei com vontade de cortar a fila de leituras. ?

Thati 15/08/2021

Para refletir
Reflexões atemporais.
Impossível não relacionar com situações e momentos vividos no cotidiano.
Recomendo leitura.

Elton 04/05/2021

Sobre a brevidade da vida.
O começo é um pouco confuso, mas, no segundo capítulo tudo muda, fica mais claro.

Nesse livro, Sêneca fala sobre a vida, a morte, as preocupações e as futilidades da vida humana.

Alguns frases saltam a nossa mente e é impossível ler, se notar como algumas passagens se aplicam aos dias de hoje.

Recomendo a leitura.