Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

Maria Fernanda 26/04/2024

Um ano..
Levei mais de um ano nessa leitura. Apesar de ser um livro curto, é muito informativo. Fiz diversas marcações e guardei diversas frases. Sêneca é poético, às vezes parece um coach, mas um bom coach.

"O que quer que apareça por acaso em nosso caminho é instável e, quanto mais alto sobe, maior é a probabilidade de cair."

Guilherme 31/03/2024

Li há alguns meses, mas só agora lembrei de fazer essa resenha, sendo ela algo que não posso ignorar. As lições que Sêneca aborda nesse livro foram e são muito importantes pra mim. Elas fizeram parte da minha formação e eu tento aplicar um pouco de seus conhecimentos todos os dias.
É uma leitura muito instrutiva, visto que foi escrita com o único objetivo de guiar aqueles que se sentem sem rumo, perdidos e desesperados frente ao mundo.
Junto com lições do absurdismo, existencialismo e até mesmo do budismo, espiritismo e cristianismo, o estoicismo me deu forças e ferramentas para encarar a realidade. Por isso, é uma leitura que sempre recomendarei, principalmente àqueles que se sentirem pressionados pelo peso da vida.
E, caso sintam interesse em um aprofundamento, Meditações, do Marco Aurélio, é uma outra obra do estoicismo que recomendo muitíssimo.
Memento mori, aproveitem a vida
Cat Lu 31/03/2024minha estante
me empresta

Vic3108 03/03/2024

"A parte da vida que realmente vivemos é pequena. Pois todo o resto da existência não é vida, mas apenas tempo".

"Vocês agem como mortais em tudo o que temem e como imortais em tudo o que desejam".

Gilberto148 28/02/2024

Reflexivo
Importância de enfrentar as adversidades da vida com a virtude da coragem e aceitação da mortalidade como algo natural da vida! Particularmente reconheci como desperdiçamos nosso precioso tempo com pensamentos e ações insignificantes e supérfluas! Propósito profundo e sabedoria >>>>

Jakevocelêtanto 21/02/2024

A liberdade de descansar
Admito que eu tenho a profundidade de um pires, mas a tradução feito por Clovis de Barros me fez entender as ideias de Sêneca, ficando totalmente imersa nesta leitura, quer certeza valeu muito a pena.

"É mais civilizado zombar da vida, do que lamenta-la"

Giovane 20/02/2024

??? Sêneca.

"Sobre a Brevidade da vida ".

Sêneca nasceu em Córdoba, Espanha, em 04 a.C durante o império Romano
Na primeira parte do livro Sêneca deixa explícito que não temos a vida curta , entretanto desperdiçamos uma grande parte dela, e que se bem empregada é suficientemente longa, há dois mil anos ele já ouvia os romanos reclamar, no entanto não notava que era desperdiçada em grande parte por eles estarem bêbados, inconscientes, que passam muito tempo ao lado de pessoas que não os acrescentavam em nada, que nem mesmo gostavam uns dos outros, brigas intermináveis com seus cônjuges, em empregos que não gostavam apenas pelo dinheiro, lamentando do passado, reclamando do presente e se preocupando com o futuro.
O segundo grande pensamento é sobre a paixão por aprender e ter curiosidade por coisas inúteis, dentre elas se destacam : o Interesse na vida alheia, sobretudo dos famosos, buscado de minuto a minuto na Internet, notícias dos mais variados temas que não mudam em nada a nossa vida, etc. :
E por fim o terceiro pensamento, quando Sêneca diz que ninguém quer ter sua propriedade invadida, ninguém quer dividir sua riqueza mas permitem que as pessoas invadam suas vidas que é o bem mais precioso e distribuem entre muitos, gastamos tempo com pessoas que só querem reclamar da vida, gastando nosso precioso tempo, o dinheiro até recuperamos mas o tempo é impossível , " Devemos também nos isolar muito em nós mesmos; pois associar-se com pessoas diferentes de nós perturba uma disposição calma, desperta novamente as paixões e piora qualquer fraqueza mental que não tenha sido completamente curada" .
"Se fosse possível colocar á frente de cada um o número de seus anos futuros, da mesma forma como seus anos passados , como tremeriam de medo ao ver quão poucos anos lhes restam, como poupariam ! (Sêneca).

Maristela 09/02/2024

Mas nada encanta tanto a mente quanto uma amizade afetuosa e leal.
Que benção é ter corações prontos e desejosos de receber todos os seus segredos em segurança, com os quais você tem menos medo de compartilhar o conhecimento de algo do que mantê-lo para si mesmo, cuja conversa acalma sua angústia, cujos conselhos o ajudam a formar suas opiniões, cuja alegria dissolve sua tristeza, cuja própria presença o anima!
Página 77

Bianca S 07/01/2024

30% bom
O livro é composto de 3 capitulos... o primeiro é o que dá o titulo do livro e, embora a linguagem n seja das mais agradaveis, é interessante de se ler e tem muitas reflexões boas

as outras duas partes, pra mim, não acrescentam em nada. poucas passagens com reflexoes interessantes e o resto só um lenga lenga prolixo e chato, discurso que compara o sofrimento de um rico com o pobre, frases que minimizam mulheres. claro que podemos levar em consideração a época q foi escrito, mas, pra mim, se o resto do discurso não agregou em nada relevante, nao tenho pq sequer pensar em tentar passar pano.

30% vale a pena ler.
o resto não.

Rafael1548 02/01/2024

Excelente Obra
Sêneca é o principal expoente do estoicismo romano caracterizado pela consideração do problema moral e pela abstinência dos prazeres e foi mentor de Júlio Cesar.
Nesta obra que li há três escritos do autor que seguem:

I) SOBRE A BREVIDADE DA VIDA:

Trata-se de uma carta dirigida à Paulinus na qual o filósofo discorre que não existe vida curta, mas nós que a desperdiçamos. O tempo que temos é suficiente e o gastamos em futilidades tais como a ociosidade.
Se observarmos que a velhice no Império Romano era, em média, de 40-50 anos, as palavras de Sêneca beiram a um escândalo. Se ele visse como a taxa de natalidade se estendeu e como perdemos nosso tempo creio que ele afirmaria que estamos vegetando ao invés de vivendo.

II) UM CONSOLO PARA HÉLVIA:

Hélvia era mãe de Sêneca. Nesta carta o filósofo apresenta meio para que sua progenitora não viesse a sofrer pela ausência de seu filho. No texto que segue, ele apresenta fatos como as desventuras de sua tia, a presença dos demais irmãos e orienta a sua mãe para aprofundar nos ensinos da filosofia para ressaltar virtudes que esta já possuía.

III) SOBRE A TRANQUILIDADE DA MENTE:

Já este escrito é dirigido à Serenus, amigo de Sêneca, no qual demonstra, num primeiro momento, o desgostar do filósofo de situações aquém de sua vontade. Posteriormente, orienta Serenus a como viver despreocupadamente tendo uma vida voltada à modéstia do viver e não temendo a morte. Salienta que as preocupações podem acontecer a quaisquer pessoas, indiferente de seu status social, e que há meios práticos para contornar tal situação.

Marina 31/12/2023

Sobre a brevidade da vida
Finalmente terminei esse livro!! Estava há meses enrolando pra acabar, mas tomei coragem agora logo nos últimos dias do ano! É uma leitura cansativa, nem parece que o livro tem tão poucas páginas. Tirei reflexões ótimas dele, fiz diversas marcações e tal. Bem legal pra pensar, mas também muito chato KKKKK!

Lyvia 31/12/2023

Tenho dificuldades com livros de filosofia, porém senti uma certa facilidade com esse - não sei se pelo assunto ou se pela narrativa do autor. Entrega reflexões profundas sobre o conceito de "temos uma vida curta".

Elaine 20/12/2023

Livro de filosofia é sempre bom pra nos trazer a reflexão interna. Aqui Sêneca nos ensina uma forma de viver a vida, nos mostra que o tempo é curto pra quem não sabe viver e traz pontos de reflexão muito importantes. Não tem muito o que eu falar, pois cada pessoa pode interpretar de forma diferente. Mas leiam é excelente o livro.

Carminha_Flor 02/12/2023

..."Ninguém restaurará os teus anos, ninguém te devolverá a ti mesmo uma segunda vez."...

O tratado "Sobre a Brevidade da vida" examina algumas das questões cruciais da ética de todos os tempos: a relação do prazer com a virtude, a busca da felicidade, o conceito de natureza aplicado ao ideal humano, a supremacia da razão, o uso do tempo e a dignidade da aposentadoria.

Douglas Ferrari 21/11/2023

Uma leitura muito boa para refletir e pensar sobre a brevidade da vida. Super recomendada, mas é nítido como algumas coisas está presa nos preconceitos de seu tempo.