Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida

KKbarros82 30/11/2021

"...ajuste-se à realidade da vida."
Sêneca é uma ótima leitura em tempos tão esquizofrênicos. Não que períodos de paz não caiba a leitura de "Sobre a Bravidade da vida" mas ajustar-se a realidade em alguns casos cai bem.

Em alguns casos devemos ressaltar. A supremacia da razão e uma vida simples é muita fácil quando se nasce em berço de privilégios. Apesar de Sêneca viver em um período instável, sendo sua única preocupação o quadro político romano, dedicar-se a estudos, exílio e vida rupestre é viável mas, não para todos. Ser estoico é privilégio de classe.

No entanto, seu entendimento sobre a brevidade da vida, a importância da percepção da preciosidade do tempo que dispomos, nem longo, nem curto, mas suficiente, torna o filósofo de suma importância para períodos nefastos.

Além da importância de saber viver e morrer, também são pontos abordados por Sêneca o luto, a avareza e o valor de saber usufruir do lazer em séculos de máxima exploração da força de trabalho pelo capital.

Livro de cabeceira de muitas celebridades, deve ser lido com sabedoria e atenção. Sendo, necessário saber discernir entre ajustar-se a realidade da vida é realmente viável e quando é, apenas a visão classista de um homem sábio falando do alto de seus privilégios.
Pedro 30/11/2021minha estante
"Ser estóico é privilégio de classe."
Olha, eu não poderia discordar mais. Caso você não saiba, Epicteto era escravo e mesmo assim se tornou um filósofo estóico. Ser estóico não é um privilégio, é uma conduta pessoal.

KKbarros82 30/11/2021minha estante
Pode discordar, não tem problema. Obrigada pelo comentário, Pedro! ?

Pedro 30/11/2021minha estante
De nada, Karina.

Cleuzita 04/12/2021minha estante
Tenho esse livro, em outra edição, paradinho à minha espera. Fiquei com vontade de cortar a fila de leituras. ?

Rafael1548 02/01/2024

Excelente Obra
Sêneca é o principal expoente do estoicismo romano caracterizado pela consideração do problema moral e pela abstinência dos prazeres e foi mentor de Júlio Cesar.
Nesta obra que li há três escritos do autor que seguem:

I) SOBRE A BREVIDADE DA VIDA:

Trata-se de uma carta dirigida à Paulinus na qual o filósofo discorre que não existe vida curta, mas nós que a desperdiçamos. O tempo que temos é suficiente e o gastamos em futilidades tais como a ociosidade.
Se observarmos que a velhice no Império Romano era, em média, de 40-50 anos, as palavras de Sêneca beiram a um escândalo. Se ele visse como a taxa de natalidade se estendeu e como perdemos nosso tempo creio que ele afirmaria que estamos vegetando ao invés de vivendo.

II) UM CONSOLO PARA HÉLVIA:

Hélvia era mãe de Sêneca. Nesta carta o filósofo apresenta meio para que sua progenitora não viesse a sofrer pela ausência de seu filho. No texto que segue, ele apresenta fatos como as desventuras de sua tia, a presença dos demais irmãos e orienta a sua mãe para aprofundar nos ensinos da filosofia para ressaltar virtudes que esta já possuía.

III) SOBRE A TRANQUILIDADE DA MENTE:

Já este escrito é dirigido à Serenus, amigo de Sêneca, no qual demonstra, num primeiro momento, o desgostar do filósofo de situações aquém de sua vontade. Posteriormente, orienta Serenus a como viver despreocupadamente tendo uma vida voltada à modéstia do viver e não temendo a morte. Salienta que as preocupações podem acontecer a quaisquer pessoas, indiferente de seu status social, e que há meios práticos para contornar tal situação.

ToniBooks 11/03/2023

Ser estoico
A relação do prazer com a virtude; a busca da felicidade; o conceito de natureza aplicado ao Ideal humano; a supremacia da razão; o uso do tempo e a dignidade da aposentadoria são algumas das questões tratadas em "Sobre a Brevidade da Vida". Sêneca, em um dos momentos culminantes do diálogo da tradição filosófica e literária, nos convida a participar dessa conversa sobre a arte de viver que é o objeto da escola estoica.

Lipe 08/06/2022

Reflete bem algumas ideias Estoicas, porém...
Achei algumas reflexões um tanto ultrapassadas, ÓBVIO, pois é um livro antigo, mas é sempre bom deixar claro! Apesar de tudo, que belo livro e que belo pensador era o Sêneca. A leitura é um tanto cansativa, nas no fim valeu a pena.

Henrique0 31/08/2022

Gostei demais, irei ler outras vezes com certeza
Se você se dedicar ao estudo, evitará todo o tédio da vida, não desejará a noite porque está farto da luz do dia, não será um fardo para si mesmo nem inútil para os outros, atrairá muitos para se tornarem seus amigos, e as melhores pessoas se reunirão ao seu redor.

Rose 23/12/2022

Cansativo & Bom
É um livro de filosofia, o que por si só, pelo menos para mim, torna-se um livro extremamente cansativo, as páginas demoram uma vida para virar.
Até porque não é um tipo de livro que tenho o hábito de ler.
Mas o livro é muito bem escrito, de um ótimo intelecto, e contém partes bem verdadeiras sobre nós seres humanos.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 05/10/2022

Reflexões muito atuais
Meu primeiro livro de Sêneca e posso dizer que por mais que seja uma leitura filosófica achei de fácil compreensão. Sobre a brevidade da vida nos faz refletir de que devemos aproveitar o nosso tempo sendo ele nosso bem mais precioso. Ele trás reflexões sobre a importância do lazer para manter a mente saudável e também sobre viver a simplicidade da vida. Super recomendo a leitura!

Elton 04/05/2021

Sobre a brevidade da vida.
O começo é um pouco confuso, mas, no segundo capítulo tudo muda, fica mais claro.

Nesse livro, Sêneca fala sobre a vida, a morte, as preocupações e as futilidades da vida humana.

Alguns frases saltam a nossa mente e é impossível ler, se notar como algumas passagens se aplicam aos dias de hoje.

Recomendo a leitura.

Marcos Aurélio 21/08/2022

Aprender a morrer
Dizem que o Estoicismo é um caminho sem volta.Foi o primeiro Sêneca que li, é uma linguagem difícil, densa, que precisar lida com calma.

Sobre a Brevidade da Vida ele diz "não é que tenhamos pouco tempo de vida, mas desperdiçamos muito dela. A vida é longa o suficiente, e uma quantia generosa nos foi dada para as maiores realizações, se tudo fosse bem empregado".

O filósofo combate duramente a superficialidade, o dispensável, o supérfluo; "os bens externos são da importância trivial e sem muita influência em qualquer direção: a prosperidade não eleva o sábio e a diversidade não o deprime".

E se somente a virtude pode dar valor a uma pessoa, porque então lutar, digladiar, acumular. Se no fim, todos damos conta apenas daquilo para o qual a natureza nos moldou "embora você possa aumentar sua renda e ampliar suas propriedades, você nunca aumentará a capacidade de seus corpos".

O homem ainda busca respostas, conhecimento, compreensão. Mesmo aqueles que parecem ter tudo, e não sabem o que lhes falta. Talvez porque não queira ver o que está diante de seus olhos, que viver é simples, e morrer é inevitável.

"... é natural tocar com mais frequência a parte que mais dói..."

Rafael2157 29/06/2022

A valorização do tempo
"O senhor destino, que brinca conosco, diz: "Por que devo preservá-la, criatura vil e medrosa? Aquele que teme a morte nunca fará algo digno de um homem enquanto estiver vivo. Mas aquele que sabe que esta foi a condição que lhe foi imposta no momento de sua concepção viverá nesses termos e garantirá com a mesma força de espírito que nenhum acontecimento o pegará de surpresa."

Sêneca busca nesse livro argumentar sobre os meios de preservar nossa tranquilidade e como resistir aos problemas que nos aproximam de surpresa na nossa vida. A sua tese principal é que a nossa vida NÃO é curta, o destino nos foi generoso com uma porção considerável de tempo para fazermos tudo a nosso alcance. Mas perdemos tempo com tanta coisa inútil, com ociosidade, e só esperando aquela aula acabar pra ir pra casa...

"Considere as doenças que causamos a nós mesmos, e o tempo que não foi usado. Você descobrirá que tem menos anos do que os que contou de vida. [...] você vai perceber que está morrendo prematuramente." (p.10)

No geral é uma leitura prazerosa, foi arrastada em alguns momentos, mas eu imagino que por falta de referência pessoal a algumas coisas relacionadas à Grécia e a Roma. Tem algumas histórias bem bacanas sobre algumas figuras históricas, principalmente um exemplo que descreve um homem no estado estóico total que eu não quero dar spoiler pra quem for ler. É um livro bem curtinho que dá um bom panorama pra quem quer entender quais a ideias do pensador.

Bianca S 07/01/2024

30% bom
O livro é composto de 3 capitulos... o primeiro é o que dá o titulo do livro e, embora a linguagem n seja das mais agradaveis, é interessante de se ler e tem muitas reflexões boas

as outras duas partes, pra mim, não acrescentam em nada. poucas passagens com reflexoes interessantes e o resto só um lenga lenga prolixo e chato, discurso que compara o sofrimento de um rico com o pobre, frases que minimizam mulheres. claro que podemos levar em consideração a época q foi escrito, mas, pra mim, se o resto do discurso não agregou em nada relevante, nao tenho pq sequer pensar em tentar passar pano.

30% vale a pena ler.
o resto não.

Guilherme 31/03/2024

Li há alguns meses, mas só agora lembrei de fazer essa resenha, sendo ela algo que não posso ignorar. As lições que Sêneca aborda nesse livro foram e são muito importantes pra mim. Elas fizeram parte da minha formação e eu tento aplicar um pouco de seus conhecimentos todos os dias.
É uma leitura muito instrutiva, visto que foi escrita com o único objetivo de guiar aqueles que se sentem sem rumo, perdidos e desesperados frente ao mundo.
Junto com lições do absurdismo, existencialismo e até mesmo do budismo, espiritismo e cristianismo, o estoicismo me deu forças e ferramentas para encarar a realidade. Por isso, é uma leitura que sempre recomendarei, principalmente àqueles que se sentirem pressionados pelo peso da vida.
E, caso sintam interesse em um aprofundamento, Meditações, do Marco Aurélio, é uma outra obra do estoicismo que recomendo muitíssimo.
Memento mori, aproveitem a vida
Cat Lu 31/03/2024minha estante
me empresta

Thati 15/08/2021

Para refletir
Reflexões atemporais.
Impossível não relacionar com situações e momentos vividos no cotidiano.
Recomendo leitura.

FabioMartineli 30/09/2022

Necessário
Apesar de não concordar integralmente com o Estoicismo (corrente filosófica do autor), traz grandes lições sobre a forma que encaramos o tempo de nossas vidas.

Demonstra o bem tão precioso que temos, o TEMPO, que muitas vezes negligenciamos e desperdiçamos.

Ressalta, ainda, a importância do descanso da mente, momentos de lazer e diversão.

Recomendo a leitura!

Laryssa.Bravo 31/12/2022

Sêneca e sua leveza em relação a vida...
Sêneca nos traz uma reflexão sobre a vida, e como a desperdiçamos.
Vivemos reclamando que temos pouco tempo, mas na verdade, o usamos incorretamente.
Usamos para coisas banais, para acúmulo de bens materiais e para mantê-las.
Nos tornamos escravos delas, e passamos a vida toda servindo a elas, desejando liberdade de uma situação em que nós mesmos nos colocamos.
Envelhecemos e temos medo da morte, pois percebemos o quão fútil tornamos nossa vida, e tentamos fugir da inevitável morte, como se fosse possível eternamente, tentando validar uma vida inteira desperdiçada em coisas que não agregaram em nada, e ficarão aqui, quando tudo acabar.
Precisamos rever nosso gasto de tempo, e começar a usá-lo de forma mais inteligente, com coisas mais importantes e elevadas!