A cama

A cama Lygia Bojunga

Resenhas - A Cama

Ulqiorra 20/04/2024

Foi uma leitura muito agradável, me senti envolvido e confortável com a vida dos personagens.
Tô amando literatura brasileira.

luizybr 16/03/2024

Terceiro livro que eu leio da Lygia e minha admiração por essa autora só cresce. Um livro que tem uma cama como personagem central e consegue ser perfeito, eu amei!!

Uma Vida em Cada Livro 03/03/2024

Amei ?
A cama é um livro divertidíssimo.
Em meio à disputa pela cama secular, vemos o dia a dia de famílias de classes sociais distintas e identificamos problemas particulares de cada situação social.
Com bom humor, Lygia Bojunga apresenta a crise do 1° amor, a lealdade e a amizade verdade.
Recomendo a leitura!

Maria15164 03/01/2024

Muito legal pra ler
É um livro bem rápido e gostosinho de se ler
Na minha opinião esse livro parece uma novela
E a personagem principal é uma jovem super carismática e apaixonada
Só achei que tinha que ter um final mais completo
Mas eu gostei bastante da leitura

Clarisse.Ventura 28/12/2023

Lygia mantém seu estilo de escrita que eu tanto amo, leve, ritmado e poético. A Cama é um encontro de histórias, na cama dormimos, amamos, adoecemos, acordamos e nessa Cama várias gerações fizeram tudo isso. Tendo como protagonista uma adolescente que está a descobrir as paixões, os sentimentos estão à flor da pele no texto em contraste com outros personagens com valores engessados que vão precisar se rebolar com a chegada da cama.

workin4thefork 14/12/2023

Ah se A cama pudesse ser a narradora?
Na cama nascem, vivem, amam, choram e morrem seres das mais diversas gerações, incrível não? Já tiveram a sensação estranhamente confortável de que alguém, em outro tempo, era tão gente quanto a gente? O livro de Lygia Bojunga traz esse sentimento por meio de cada situação acerca da famigerada cama-de-duzentos-anos, onde são exploradas não só a mortalidade humana e seu legado material, como relações passageiras e do tipo-pra-ficar que são afetadas pelo mesmo problema. O jeito que os personagens viam na cama esperanças ou ofensas diferentes me encantou desde o começo: sendo para Zecão um símbolo de tradição, para Tobias um artifício para alcançar a admiração do pai, para Maria Rita uma esperança de não morrer de fome, para Elvira um objeto de admiração, para Petúnia uma oportunidade de conseguir a felicidade do amor de sua vida, para Jerônimos um problemão, para Américo a tentativa de reconquistar sua filha e para sua filha um insulto de seu pai. Realmente, o que o mesmo objeto pode significar para várias pessoas? E o que esse objeto tem a dizer sobre as tantas pessoas que viu viver e morrer?

Jothamon 24/11/2023

Tempo
Uma história divertida sobre pessoas que brigam e se tornam amigas discutindo sobre uma cama.
O texto é muito gostoso de ler.
Passagem. Herança. Medo.

_Melzinha_ 08/10/2023

Acabei ??
Eu achei uma história bem legal, ele é um livro bem curtinho então tá para você ler em poucos dias.

Uma coisa que eu queira ver era a reação do zecão vendo a cama, mas não teve essa parte mais tudo bem.

rxxx 21/09/2023

Uma boa aventura, com um desfecho meia boca, o livro é gostosinho de ler. Foi o primeiro que li da autora.

DIOH 17/06/2023

A Cama
Com um personagem diferente, a obra A Cama, narra uma história de filhos que acabam herdando uma cama. Porém a grande problemática é que essa "herança" traz um profundo feitiço deixado por sua avó.
Em diversos situações a Cama passa pelas mãos de muitas pessoas...
Será que depois de tantas idas e vindas, a Cama voltará pata os herdeiros?

Juju 01/05/2023

Bonitinho
Gostei da ideia da história se passar em torno de uma cama. O livro é bem infanto juvenil mesmo, mas foi ótimo pra passar o tempo.

Lucas.Amorim 27/03/2023

O amor juvenil
Eu amei tudo nessa obra, o enredo, o desenrolar, os problemas, os amores. Confeso que me peguei ansioso por mais de petúnia e Tobias. Queria tanto uma continuação.???

Lorenzo 17/02/2023

Incrível...
Que leitura gostosa... minha admiração e prazer em ler os livros de Lygia só crescem com o passar do tempo. É uma novela (como ouvi em um vídeo falando sobre o livro), que prende cada vez mais nossa atenção. A gente simpatiza com as personagens (adorei a Petúnia e o Tobias), e com o desenrolar da história vamos nos envolvendo com eles! Final incrível...

sarinha 09/01/2023

Um dos meus favoritos, tenho certeza que daria um ótimo filme, a leitura é leve e gostosa, a história é comovente e engraçada. Petúnia você tem meu coração.