A chegada do Adventismo ao Brasil

A chegada do Adventismo ao Brasil Michelson Borges

Resenhas - A chegada do Adventismo ao Brasil

Edu 23/01/2024

Excelente obra
Esta obra escrita pelo Pastor Michelson Borges é o resultado de uma pesquisa séria e concisa sobre a história dos pioneiros adventistas no Sul do Brasil. Sendo bem escrita e desenvolvida, traz uma compreensão clara e prazeirosa para quem gosta e queira saber sobre a história do adventismo no Brasil, no final do século XIX e início do século XX.

Sonho em um dia conhecer a primeira igreja adventista, que fica em Gaspar Alto, perto da cidade de meu avô (Brusque - SC).
Sou de Joinville e sonho um dia conhecer mais sobre os meus antepassados na fé do advento de Cristo.

Recomendo e aconselho a leitura desse livro. Fantástico! ????????????

Menina Ciria 24/10/2023

O livro conta a história da chegada do Adventismo ao Brasil. Os pesquisadores divergem ao apontarem um ano específico. Sendo assim é feito o recorte de 1800 a 1890. Nesse intervalo temos a chegada dos alemães (1824), a chegada das literaturas, a primeira família (Belz) a guardar o sábado (1890), o primeiro batismo. A história é muito interessante. Várias curiosidades são relatadas. Os pioneiros percorriam grandes distâncias no lombo de animas, enfrentavam perigos, perseguições e privações. A mensagem que chegou em Brusque/SC se espalhou rapidamente pelo vasto território brasileiro. De 10 famílias em 1890, em 2022 éramos 1.764.770. Cada um de nós deve honrar o privilégio a nós confiado, testemunhar de Jesus com nosso estilo de vida e disposição para anunciar a breve volta de Jesus.

Sãhmara M. 21/01/2023

Valeu a pena, mas foi penoso! ?
Um livro bem detalhado sobre o princípio do adventismo no Brasil, focado inicialmente na região sul e sudeste do país.
Uma leitura bem interessante pela riqueza de informações, porém pra mim, em alguns momentos, ficou confusa a sequência cronológica e tantos sobrenomes estrangeiros ? deixando a leitura um pouco desmotivadora.
Apesar de estar focado no sul e sudeste, o autor ainda faz algumas boas sugestões para quem quiser continuar estudando o assunto em outros livros, para entender mais sobre esse pioneirismo em outras regiões do Brasil - achei bem pertinente essa escolha.
Para mim, a parte que mais chamou a atenção foi o pioneirismo do Clube de Desbravadores no Brasil (particularmente é minha paixão).

dalto_bandeira 25/06/2022

Um excelente livro para conhecer a história dos pioneiros do Brasil. Serve para ver tudo que eles passaram e as dificuldades que enfrentaram e como Deus guiou todos eles. Refletir sobre isso produzirá em nós uma vontade de abraçar a causa do evangelho com mais amor e dedicação.

Fábio Nogueira 23/09/2021

Muito bom para conhecimento dos precursores dos Adventistas do Sétimo Dia aqui no Brasil. Um trabalho excelente do Pastor Michelson Borges.

Giane 26/06/2021

Sensacional!
Eu adoro pesquisar sobre a origem de minha igreja. Acredito que toda pessoa que frequenta uma dominação religiosa precisa conhecer suas raízes. Quando iniciei a leitura desse livro, já nas primeiras páginas me emocionei.

Enquanto a mensagem Adventista estava avançando de forma rápida nos Estados Unidos, aqui no Brasil ainda não existia a presença Adventista. A primeira forma de a mensagem chegar até aqui foram através de periódicos enviados para Carlos Dreefke de forma inusitada. Não quero me adentrar nos detalhes das histórias para que você possa ter a chance de ler e ter a mesma experiência de descoberta que eu tive.

No decorrer do livro encontramos várias histórias inspiradoras de fé, superação, persistência e muito trabalho. Homens como Guilherme Belz, Albert Stauffer, Frank Westphal, Frederick Spies, Guilherme Stein Jr. e tantos outros dedicaram suas vidas para o avanço da obra, construíram igrejas, escolas, editoras e hoje descansam esperando o breve retorno de Jesus.
Histórias que nos inspiram a vivermos uma fé pura e viva. O autor no final de cada capítulo também nos faz refletir sobre os assuntos abordados.

"Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que tinham." (Hebreus 13:7)