Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade

Resenhas - Macunaíma

samy.calore 21/04/2024

Antologia do folclore brasileiro
Macunaíma é uma obra da primeira fase do modernismo que se tornou uma das maiores referências da escola literária que tem como característica a valorização da identidade nacional.
Confesso que já li outras obras nacionais clássicas bem melhores que essas,o autor não se preocupa em realmente apresentar um trabalho como uma obra prima,ele simplesmente reúne seus devaneios sobre o folclore brasileiro e mesmo assim o livro consegue nos apresenta uma nova forma de ver o brasileiro. Assim como o próprio autor diz,a obra é uma antologia do folclore brasileiro,os simbolismos das figuras místicas são usadas para reforçar a identidade nacional que estava sendo desvalorizada em relação a cultura europeia predominante no Brasil no contexto histórico do livro,e por conta dessa mistura e dessas tantas representações folclóricas o livro se torna confuso na maioria das vezes e por isso se torna uma leitura complexa e cansativa.
O livro em si pode ser bem apreciado se o leitor se deixar levar pela história e conseguir entender a mensagem por trás,porém,ainda acho que não é considerado uma obra prima em relação à outras obras nacionais.

Zileide.Brito 11/07/2022

???
Como já havia dito em algum momento durante a leitura deste, é uma enxurrada de informações e palavras que eu jamais havia visto na vida. Mas de acordo com algumas resenhas, "Macunaíma" é um herói brasileiro que é basicamente o Brasil em si. Tentando representar todas as partes da cultura e de quem nós somos. Uma enorme mistura, de tudo um pouco. Fora que tem algumas alusões que eu jamais teria percebido sozinha. Para mim foi uma leitura pra lá de aleatória.

@juliusverse 29/03/2021

Uma leitura divertida
Apesar de todo o projeto literário que Mário de Andrade tinha em mente ao escrever Macunaíma, acho que a melhor forma de ler esse livro é de um jeito despretensioso. A linguagem pode ser um impecilho, mas acho que se vc der menos atenção as palavras e pensar no contexto todo, a leitura flui muito bem.