Sonhos confinados

Sonhos confinados (Orgs.) Christian Dunker...

Resenhas - Sonhos confinados

Marcelo 26/10/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Sonhos confinados é um livro resultado de um trabalho de investigação acadêmica de algumas universidades do Brasil, que se juntaram para analisar, partindo da teoria psicanalítica que tem em conta o sonho como porta do inconsciente para nos mandar seus recados, o que os brasileiros estão sonhando na pandemia da COVID-19, se de fato o momento, as incertezas e as restrições do isolamento social impactaram nossos sonhos, e principalmente: o que está por trás desses sonhos ? que mensagem eles querem nos transmitir.

Nota-se que uma das premissas do livro foi partir da ideia do livro ?Sonhos no terceiro Reich? da jornalista Charlotte Beraldt, que apesar de não ser psicanalista, reuniu depoimentos de pessoas no tempo do nazismo, para relatar de que forma o momento histórico no qual viviam impactavam na produção de sonhos dessas pessoas. Esse livro é inclusive citado em diversos artigos publicados no livro.

O livro tem premissa interessante, mas o que já fica claro no inicio do livro é que ele não é para leigos, pois aborda muito da teoria psicanalítica, cruzando com conceitos filosóficos e outras teorias. Para quem estuda sobre o tema, ele tem pontos interessantes.

Apesar disso, o que me incomodou foi o fato de cada capitulo ser escrito por um grupo de pesquisadores, e muitas vezes os temas se repetem, as abordagens partem do mesmo ponto, as premissas de pesquisas são reapresentadas a cada capitulo, e isso desestimula a leitura. Se fosse um livro escrito por apenas um autor, que encadeasse a escrita do começo ao fim, seria mais lógica e mais fluida.

Raoni Pereira 02/09/2021

Sonha-dor?
Durante os meses inicias da pandemia do Covid-19, psicanalistas e pesquisadores de três universidades públicas brasileiras: UFRGS, USP e UFMG coletaram 870 sonhos, após observaram nas redes sociais que os brasileiros estavam discutindo sobre estarem sonhando mais nesse período de isolamento.

Engajados pelas teorias psicanaliticas de Freud e Lacan lançaram esse livro que discute os resultados dessa pesquisa.

Gabi 17/05/2021

Favoritei
Não tinha como não favoritar esse livro. Ele é fruto de uma pesquisa muito bem elaborada e fundamentada. Adorei a escrita e discussão. Fiquei com vontade de ler novamente o livro A Interpretação dos Sonhos, de Freud.