Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

Camilla Cardoso 04/06/2020

Ele não decepciona, eu talvez sim
É Orwell, depois de ler 1964 e A revolução dos Bichos eu precisava ler mais de suas obras. Contudo a leitura não foi bem como eu imaginava. Pensei que iria devorar a obra, entretanto os capítulos devorados foram apenas aqueles dedicados às obras que eu já conhecia. O livro é um compilado de resenhas sobre diversas obras literárias e seus escritórios. É bom? Sim. É ótimo? Talvez seja se você for conhecedor dos escritores e obras as quais Orwell se refere, não foi o meu caso. Conclui a leitura ciente de que preciso ler muito mais e retornar com mais propriedade para compreender melhor suas análises. Recomendo? Lógico, é Orwell!

@dinkley_atelie 11/08/2023

Pensei que nunca ia terminar essa leitura, muito cansativa, li só porque vinha no box, achava que ia ser bom, por ter lido antes "A revolução dos bichos" e "1984", mas me decepcionei.

moacircaetano 09/09/2021

Não esperem um romance do nível de 1984 ou Revolução dos Bichos. Esse livro é uma coletânea de crônicas, muito centradas na cultura e na vida inglesa.
Não é ruim, e algumas passagens são realmente muito interessantes, mas em certos momentos fica um pouco maçante.

BrUnO 05/09/2021

Hmmmmm
Então... como o livro é composto por vários ensaios, não consigo falar sobre a totalidade dele.
Mas uma coisa que me desanimou MUITO foi que o primeiro ensaio é sobre a literatura inglesa da época, e eu não sabia de muita coisa sobre o assunto e eu li meio que boiando, aí foi uma péssima primeira experiência.
Mas depois apareceram outros ensaios que eu fui levando muito bem ( destaque para "Mina abaixo" e "O abate do elefante").
Foi uma experiência muito boa e achei bem legal conhecer esse lado do George Orwell, além de romancista.

Rebeca 19/02/2024

Ensaios maçantes: o skoob do george orwell
Essa obra contém ensaios do George Orwell, onde ele expressa suas opiniões em diversos assuntos, principalmente o literário e político. Até brinquei com o título dessa resenha, chamando esse livro de "skoob do george orwell".

Alguns ensaios são interessantes, como "Mina abaixo", "Inglaterra, sua inglaterra" e o "Abate de um elefante", já outros são razoáveis, como "Lear, Tolstoi e o Bobo", "Política e a lingua inglesa", o restante que não mencionei achei enfadonhos.

Eduardo.Weiland 13/06/2023

Me surpreendeu
O primeiro ensaio nesse livro, e que também dá o título a ele, "Dentro da baleia", eu achei bem ruim. Mas todos os demais foram bons e, alguns, até mesmo excelentes.

Em várias ocasiões, eu consegui fazer uma conexão entre as ideias apresentadas nesses ensaios e a obra 1984, do mesmo autor. De certa forma, eu acho que essa leitura preencheu algumas lacunas, e esclareceu alguns pontos que me pareceram meio "soltos" em 1984.

Se você estiver pensando em desistir desse livro ao ler "Dentro da baleia", dê mais uma chance a ele. Os demais ensaios valem a pena.

vitAria1235 24/09/2023

Honestamente, só li porque vinha junto no box, mas o livro foi uma nova experiência pra mim. O autor traz suas críticas e reflexões sobre vários assuntos e escritores de sua época, e por mais mais que nem sempre eu tivesse alguma opinião sobre o que ele estava falando (ou não concordasse), achei uma coletânea bem interessante. A parte ruim é que no final a leitura começa a ficar bem arrastada.

Aknna 17/12/2023

"Todas as questões são questões políticas."
Eu me adianto em dizer que não esperava o conteúdo deste livro, estava acostumada com um George Orwell romancista e este livro foi uma peça fora da caixa. O que não é ruim, pode acreditar.
"Dentro da baleia e outros ensaios" é um livro que junta nove ensaios escritos por George Orwell (óbvio), onde ele mostra, analisa e critica no estilo "Orwell" algumas situações reais, sejam elas em tempos de guerra e a posição dos autores ou até mesmo do inglês moderno e a sua escrita. Em alguns momentos eu quis falar para ele "meu senhor, vá tomar um chá e sossegue" de tão boquiaberta que eu ficava.
Comparado a "1984" e "A revolução dos bichos" este livro tem uma linguagem que requer mais atenção (confesso que usei meu dicionário algumas vezes), mas é uma boa leitura. Espero ter a chance de reler algum dia no futuro com mais maturidade para apreciar e resenhar melhor essa preciosidade.

Thiago662 12/04/2021

Para conhecer Orwell. Dentro da Baleia não é o melhor do livro
Os textos selecionados foram publicados em diferentes periódicos e tratam, em sua grande maioria, das relações entre política e literatura ou vice-versa. Eles nos ajudam a compreender melhor as inspirações de George Orwell, mais conhecido no Brasil pelos livros 1984 e A Revolução dos Bichos.

As resenhas são os capítulos mais cansativos porque exige do leitor um conhecimento sobre as obras resenhadas (talvez pelo fato de Orwell ser extremamente crítico). Em minha opinião os melhores capítulos são aqueles que refletem diretamente sobre a escrita e as experiências de Orwell, tais como: Por que escrevo, Um enforcamento e Como morrem os pobres.

Dyeni 22/01/2022

Esse livro reúne alguns ensaios escritos por Orwell sobre literatura e política. Gostei bastante, pois pude conhecer melhor como ele pensava. Indico para quem já leu 1984 e/ou a revolução dos bichos e deseja conhecer melhor o Orwell. Não foram todos os ensaios que me prenderam e, por isso, não foi 5 estrelas.

Gabimartins7 04/08/2023

Não gostei
Não é nada do que eu achava, é uma leitura cansativa. O único ponto legal do livro é o capítulo do ?o abate de um elefante?.

Luzia 17/03/2022

Dentro da Baleia e outros contos
Através de nove ensaios, George Orwell faz reflexões profundas sobre temas relevantes a exemplo de como a política pode interferir na liberdade de pensamento, da importância de alguns trabalhos que são ignorados pela maioria da sociedade (como o trabalho nas minas de carvão) e como determinadas mídias podem ser criadas para padronizar pensamentos e etc. O fato de citar obras e autores que são desconhecidos por muitos leitores, pode deixar o leitor confuso e em alguns casos desinteressado no livro, mas é sim uma leitura que vale a pena.

Luana 24/03/2023

Longo e exaustivo
O livro que menos gostei do autor. Os ensaios possuem temas importantes e interessantes, mas os parágrafos longos deixam a leitura exaustiva. O segundo ensaio ?minas abaixo? foi o que mais gostei. De resto, acho que se os parágrafos fossem mais curtos seriam mais gostosos de ler.

monteiro.larisse 05/04/2023

AINDA BEM QUE FOI PRESENTE
Quase entro numa ressaca literária por causa desse livro.
Como eram ensaios achei que a leitura seria mais fluida, muito pelo contrário, a leitura foi extremamente cansativa e muito arrastada. Só gostei de 2 ensaios o MINA ABAIXO e o ABATE DE UM ELEFANTE.

PS: Quase não fiz essa resenha, só de raiva.
Jaline 05/04/2023minha estante
É o fim da picada