Dentro da Baleia e outros Ensaios

Dentro da Baleia e outros Ensaios George Orwell

Resenhas -

Dyeni 22/01/2022

Esse livro reúne alguns ensaios escritos por Orwell sobre literatura e política. Gostei bastante, pois pude conhecer melhor como ele pensava. Indico para quem já leu 1984 e/ou a revolução dos bichos e deseja conhecer melhor o Orwell. Não foram todos os ensaios que me prenderam e, por isso, não foi 5 estrelas.

LetAcia 19/10/2022

Ensaios do jeito envolvente que só George Orwell conseguiu escrever. Alguns eu achei cansativo, mas mesmo assim me envolvi e me interessei por cada assunto.

?Quando se vêem homens altamente educados olhando com indiferença para a opressão e a perseguição, fica-se em dúvida sobre o que desprezar mais, se seu cinismo ou sua visão curta.?

? George Orwell. [Dentro da baleia e outros ensaios, 1940]

Nona Nascimento 21/04/2024

O livro é pequeno mais extremamente denso, uma leitura bem cansativa, se você se distrair por uns minutos, até a ideia voltar de novo para prosseguir é complicado...
Demorei p terminar kkkk

Gabimartins7 04/08/2023

Não gostei
Não é nada do que eu achava, é uma leitura cansativa. O único ponto legal do livro é o capítulo do ?o abate de um elefante?.

monteiro.larisse 05/04/2023

AINDA BEM QUE FOI PRESENTE
Quase entro numa ressaca literária por causa desse livro.
Como eram ensaios achei que a leitura seria mais fluida, muito pelo contrário, a leitura foi extremamente cansativa e muito arrastada. Só gostei de 2 ensaios o MINA ABAIXO e o ABATE DE UM ELEFANTE.

PS: Quase não fiz essa resenha, só de raiva.
Jaline 05/04/2023minha estante
É o fim da picada

Gustavo 24/07/2023

Só li porque foi comprado
Sinceramente, nunca tinha lido um livro tão chato e arrastado, confesso que ele traz várias críticas a sociedade e o modo como ela funciona e isso é de suma importância, mas o fato de não ter histórias com personagens e apenas notas do autor faz com que seja difícil chegar até o fim.

maria clara 12/07/2022

Gostei muito, pretendo ler novamente com mais calma. Acredito que irá trazer mais conhecimento ainda...

Beatriz1339 17/11/2022

Dentro da Baleia e outros contos
Pensei que não ia acabar nunca. Foi um livro bem difícil de ler para mim, não são assuntos que geram interesse na minha pessoa. Obviamente, houveram contos bastante legais, mas são minoria.

Airton Souza 22/05/2023

Primeira leitura em Orwell
Interessante ler Orwell, pela primeira vez, como ensaísta. Meus ensaios preferidos foram dois: um que descreve as péssimas condições de trabalho dos mineiros em uma mina de carvão típica da Inglaterra do final dos anos 1930 (?Mina Abaixo?); e o outro sobre as revistas semanais inglesas escritas para meninos entre 12 e 15 anos pelos idos de 1939 (?Semanário de Meninos?). Em todos os ensaios deixa bem claras suas opiniões políticas, ideológicas e literárias, por exemplo: faz duras críticas à escritores da sua época que julgava ruins/fracos, à classe governante inglesa e aos regimes totalitários, em especial os socialistas.

Yasmin1609 15/02/2022

Gostei bastante do livro e de como o autor aborda os assuntos me fazendo entrar na história e pensar no que estou lendo.

Instagram: @leitor_eduardo 18/09/2022

Dentro da Baleia e Outros Ensaios
- Título: #DentrodaBaleiaeoutrosensaios

- Autor: #GeorgeOrwell

- Nota: ?????

- Edição/Editora: 2021 - @livrosprincipis

Dentro Da Baleia e Outros Ensaios é um conjunto de 9 ensaios escritos pelo inteligentíssimo George Orwell.

No primeiro ensaio que dá titulo ao livro o autor faz uma comparação sobre a comodidade da irresponsabilidade e a sensação de estrar confortavelmente instalado dentro do estômago de uma baleia. Neste ensaio que é abarrotado de referências e recomendações de boas leituras (entre elas, #TrópicoDeCâncer e #TrópicoDeCapricórnio), ele constrói uma análise entre a #literatura da década de 1920 e 1930 e os autores mais aclamados da época, trazendo à baila do ensaio suas opiniões sempre cirúrgicas sobre o momento do pré e pós #SegundaGuerraMundial, bem como suas considerações sobre #Comunismo, #Religião e #Política.

#MinaAbaixo traz uma percepção crua e realista do trabalho de mineiros de #carvão. Quando leio este ensaio vem à minha mente pensamentos sobre o que o #capitalismo faz com as pessoas, forçando-as a trabalhar para ganhar pouco e fazendo com que fiquem exaustas e doentes para sustentar pessoas que sequer lembram do trabalho executado por trás de tanta pompa e luxo. É muito triste entender a narrativa de #Orwell sobre sua visita a uma mina de carvão haja vista quão penoso é este trabalho, é desumano e escravagista. Mas é isto o que o capitalismo fez com o mundo, é isto o que ele faz: coloca em movimento seres humanos subjugados para gerar insumos que mantém as regalias de outros seres humanos que se creem insuperáveis apenas pelo fato de sua cegueira e egoísmo não os deixarem ver que seus luxos vêm da dor.

O livro conta com mais sete ensaios. São eles:

Inglaterra, sua Inglaterra;

O abate de um elefante;

Lear, Tolstói e o Bobo;

Política versus literatura: uma análise de As Viagens de Gulliver;

A política e a língua inglesa;

A prevenção contra a literatura;

Semanário de meninos;

Sempre trazendo como pano de fundo a época em que viveu, Orwell cita várias referências literárias e também sobre posturas de grandes personalidades da época.

Acredito que esses ensaios abrem nossa visão para que possamos ir em busca de outras leituras que são tão necessárias para compreendermos o mundo antigo e compreender como ele funciona hoje, pois, com sua visão assertiva sobre os fatos políticos e literários de um tempo em que o mundo era bastante sombrio, podemos ter uma noção do funcionamento da sociedade atual haja vista que o autor era um homem bastante à frente do seu tempo.

Indico a leitura deste livro se você tem interesse nestes temas: capitalismo, política, literatura e guerras; se você tem interesse pela sociedade inglesa e europeia da década de 20 a 40.

Nota 5/5.

MJGalvão26 05/05/2023

Outra face do Orwell
Olha, esse livro apesar de super fino, 208 páginas, foi demorado de se ler. É um livro do qual não me prendeu a leitura, não tem entendimento fácil e muitas vezes achei bem tediante.

Ivanildo16 27/12/2023

Leitura histórica enfadonha
Gostei muito de 1984 e Revolução dos bichos, mas este... Foi duro de ler até o final. A abordagem histórica dos escritores da época até que é interessante, mas os ensaios são cansativo e monótonos. Principalmente quando abortam o lado político do período entre guerras. Quem gosta dos fatos históricos e politica deve ter adorado. Bem, eu não gostei.

Ana Luísa 25/08/2022

Velho, mas não ultrapassado
George Orwell é um escritor reconhecido, mas também é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor, jornalista, ensaísta e político britânico.

Em Dentro da Baleia e outros ensaios podemos conhecer melhor a mente do jornalista e ensaísta (que não perde em nada para o escritor). Nesses textos, Orwell fala sobre o trabalho de outros autores e da sua relação com a política britânica do período.

Mais do que analisar as obras, ele disseca a vida e a personalidade dos autores. Fazendo uma ligação entre o conteúdo e características e opiniões dos escritores.

O que chama a atenção, é o fato de os textos se manterem atuais em determinados pontos. Por exemplo, quando ele discute sobre a disputa entre os conservadores e os comunistas, ele reclama do uso da desinformação por ambos os lados.

Dá mesma maneira, ele analisa a xenofobia em relação a outros povos, como chineses, americanos, franceses e alemães. Todos vistos como personagens traiçoeiros ou que eram motivo de risada.

Dentro da Baleia e outros ensaios pode parecer um compilado de textos do século passado cheios de poeira. Entretanto, acaba abordando assuntos extremamente atuais nos anos 2000.