A garota que você deixou para trás

A garota que você deixou para trás Jojo Moyes

Resenhas -

Adri Crivelaro 09/02/2024

Gostei demais!
Livros sobre guerra sempre me prendem e com esse não foi diferente.

São duas histórias aparentemente sem conexão, uma se passa na França, durante a I Guerra e a segunda em Londres, nos anos 2000.

A que se passa durante a guerra, contando a história de Sophie, na minha opinião, é a mais interessante, mas quando as histórias se cruzam, não dá vontade de largar o livro até terminar. Muito bom! ??

Raquel.Albuquerque 25/09/2023

A escritora narra duas histórias aparentemente distintas que vão se encontrando. Sophie, Liz e um quadro, encontro de passado e presente com uma coisa em comum: A garota que você deixou para trás, quadro feito pelo esposo de Sophie.
Enredo muito envolvente onde a primeira parte é contada a partir da narrativa de Sophie passando na época da primeira guerra mundial onde sua cidade, ali na França, foi ocupada por Alemãs.
E Liz, no presente com o quadro em sua parede do quarto, quadro esse dado por seu esposo durante uma viagem de lua de mel.
O desenrolar da história se mostra um suspense e duas histórias de amor, que unem essas pessoas de tempos diferentes, mas com interesses iguais.

Diane 13/07/2023

Envolvente, como costumam ser os livros da Jojo
Sophie vivia um casamento feliz com o pintor francês Édouard Lefèvre, até que ele é obrigado a deixá-la para lutar durante a Primeira Guerra Mundial. Ela passa a viver com os irmãos e sobrinho em uma pequena cidade ocupada pelos soldados alemães. Para não se deixar afetar pelos acontecimentos de guerra e separação do marido, ela se apega a um retrato seu pintado por Édouard. O belo retrato chama a atenção do comandante alemão, e Sophie acaba aproveitando a situação, arriscando sua reputação e sua família, em troca de ver seu marido novamente.
Na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston ainda guarda boas recordações de seu marido, incluindo um belo quadro de uma jovem que ocupa lugar de destaque em sua casa. Acontece que a pintura está sendo procurada pela família Lefrèvre, só que Liv não vai querer abrir mão do quadro, ainda mais quando descobre a história por trás dele.

"Às vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Às vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão de fé cega."

As histórias escritas pela Jojo Moyes são envolventes demais, sua escrita me prende do começo ao fim, porém gostei bem mais da primeira parte da trama, protagonizada por Sophie. A Liv acabou se tornando essencial na narrativa por ser uma personagem que ensina muito ao leitor: como dar a volta por cima e recomeçar após uma perda significativa. Mas ela não tem, nem de longe, o carisma da Sophie, uma personagem tão bem construída que parece real. A autora nos permite uma intimidade com seus personagens ao ponto de fazer o leitor se sentir parte da história, seja lutando pela liberdade ao lado de Sophie, ou lutando por aquilo que nos mantem vivos, ao lado de Liv. A mescla entre passado e presente é um ponto alto da narrativa, recomendo!

jucarva_ 05/09/2022

A Moldura Dourada...
Esse livro me tirou de uma ressaca literária de meses, saí na força. Não me lembrava de detalhes sobre o que aconteceu no final, e confesso, fiquei chocada com algumas partes - e mortes...
Enredo ótimo e plot twist melhor ainda, esse livro é muito bom, as histórias se alternando e se completando no final para o sucesso da ação de Liv, é sensacional!!
A superação da morte que o livro apresenta e a evolução da personagem são pontos muito reflexivos do livro. ??

giocsr 02/06/2022

faz mt tempo que li mas...
foi de longe um dos melhores livros q já li, sou basicamente a louca dos romances e esse me pegou de jeito, a história, os personagens o fato de que poderia facilmente ser uma história real, não é fácil lembrar de muitos detalhes mas algo nele agarrou forte no meu coração, pretendo ler novamente, mas não sei se isso tiraria um pouco da magia, por ter outra visão de mundo hj em dia, inclusive já assisti o filme E FALTOU MUITO, MUITO MESMO