As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas -

Myrla.Garcia 22/03/2024

Nem bom, nem ruim
Rand está cada vez mais aceito pelo povo através das profecias, a sensação que o livro passa é que de fato cada personagem seguiu seu rumo, mas segue uma morosidade que se reduzisse 400 págs ficaria do mesmo jeito. Espero que o próximo seja melhor.

Arthurcm 16/09/2023

Evolução da história, mas senti falta de um personagem
Gostei do livro, uma bela leitura, muito bem escrito, com personagens bem construídos e cada vez mais passando a impressão de que sentimentos dos personagens fazem parte da história que está mais imersiva.

Dessa vez, pouco de fala sobre Perrin Aybara, o que lamento, porque o considero um dos melhores personagens da história.

Por outro lado, o livro começa a abrir mais espaço para Avienda, colocando-a como um personagem de maior destaque e também aumenta sua proximidade com os protagonistas.

Matrin Cauthon também ganha mais espaço neste, com cada vez mais importância direta para a série.
Moiraine perde protagonismo e fica mais a sombra de outros personagens, como Egwene e Nynaeve.

O grande protagonista, Rand Al?Thor está cada vez mais esperto e ciente dos próprios poderes (não só devido a saidin), mas continua na guerra interna entre o que deve fazer e não ficar preso em histórias de Lews Therin.

A história está cada vez melhor e se desenrola muito bem neste livro da coleção, que até agora e o melhor que li, porque não é uma história morna desde o início com apenas um clímax no final, mas possui vários episódios que podem ser considerados climaxes!

O final ainda deixa uma expectativa imensa pro próximo livro!

Resumindo: apesar de sentir falta das histórias de Perrin neste livro, foi um dos que mais me agradou!

tiorobin.silva 01/04/2023

Continua a saga
Gostei muito desse livro. Senti falta de Perrin, mas como o livro 4 ficou bastante nele, é normal que deixe ele de lado agora.
Focando um pouco mais em Rand e nos Aiel, o livro da um desenvolvimento bem interessante.
O crescimento de Nynaeve e Elaine é bem harmonioso de acordo com as situações pelas quais elas vão passando. Já não sinto o mês.o com relação a Egwene. O livro gasta pouco tempo com ela. De forma que seu desenvolvimento pareça algo meio fora de lugar.
No geral foi meu livro favorito até o momento

Gustavo 23/01/2023

Dinâmico
O melhor livro da saga até agora. Livro dinâmico a cada página e mudança de ponto de vista. Que venha os próximos

Giovani 19/01/2023

Raios e trovões
Mais calmo que o anterior, prepara o terreno e os personagens pro que virá. A amplitude que alguns personagens ganham é ótima, enriquece ainda mais a narrativa. Fiquei com saudades do Perrin. As consequências de escolhas se mostram bem presentes na forma que os personagens decidem agir.

Ju 21/04/2022

Livro 5
Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car'a'carn, chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos.

Enquanto isso, Nynaeve e Elayne perdem aliadas importantes e ganham uma poderosa inimiga. Após a expulsão de Siuan Sanche da Torre Branca, as duas Aceitas devem tentar encontrar as poucas Aes Sedais que continuam fiéis à sua causa. Porém, Moghedien está à espreita, determinada a capturar Nynaeve em sua teia.

Em As Chamas do Paraíso, Jordan aprofunda ainda mais seu criativo universo. Antigas instituições caem por terra e novas alianças se formam, pois o Dragão provoca mudanças por onde passa. Heróis lendários se juntam à história no quinto volume de A Roda do Tempo, uma das mais extraordinárias séries já escritas.

Luis Duarte 17/05/2021

O livro tem início algum tempo depois dos desfechos do anterior e se foca principalmente em Rand. Nesse volume os conflitos internos do personagem se intensificam, na mesma medida que os conflitos externos que ele se envolve avançam. Além disso, boa parte do livro é dedicada a Nynaeve e Elayne que finalmente parecem estar encontrando um destino para a jornada do livro anterior após o desfecho dos acontecimentos em Tanchico.