Os Ratos do Cais

Os Ratos do Cais Eric Walrond

Resenhas - Os Ratos do Cais

Rute31 09/11/2021

Os ratos do cais
Mais um conto enviado pelo clube da caixa preta, projeto da editora Escureceu. Acompanhamos a história de Philip e Ernst, dois irmãos que mergulham em busca de moedas, e vivem junto a pessoas de diversas origens. A narrativa é confusa mas é uma história interessante.

Erick 22/10/2021

Final injusto, viu. Gostei do conto, ainda que seja um tipo de texto que necessite de algum conhecimento de seu "background" para compreender e desfrutar melhor dele, mas ainda assim a leitura me agradou - só o final mesmo que deixou uma sensação um pouco amarga.

lorena 10/08/2021

Todo mês agradeço por ter conhecido o Clube Caixa Preta, porque não teria nunca a oportunidade de ler esses contos senão fosse por esse projeto. Livro incrível demais!

Hugo. 20/05/2021

Vivido
Um conto latino americano muito bom! Conta a história de uma família que aborda questões religiosas de tradição e conta a história de dois irmãos e o trabalho deles de forma real, acontecimentos históricos. O final não me surpreendeu porque na metade do livro eu já tinha imaginado o que ia acontecer.

Lucas 09/05/2021

Interessante
Bom, porém o final parece ter ficado em aberto, vou assistir a live do clube e ler os comentários pra ver se eu entendo um pouco mais sobre como a história acabou.

@lidosporwendy 17/04/2021

Caixa de março
De todos os contos já recebidos do clube, esse foi o que menos me prendeu e encantou.

Não entendi muito bem o contexto, e ficou algumas lacunas.
Elide 17/04/2021minha estante
Wendy, você teve acesso ao vídeo de introdução? Me ajudou muito a compreender o contexto. Eu entrei no clima e adorei o conto, achei o final muito interesse.

Renan 15/04/2021

Clube da Caixa Preta de março
Apesar de curto, o conto retrata bem a exploração dos corpos não brancos na área do canal do Panamá.

O vídeo de apresentação do clube foi essencial para entender melhor a leitura.
Marcelo 15/04/2021minha estante
O que seria corpos não brancos??

Renan 17/04/2021minha estante
Negros, pardos, indígenas, latinos... Que eram os principais habitantes e trabalhadores daquela área.

Marcelo 17/04/2021minha estante
Mas não se explora corpos e sim a pessoa, o ser pensante, a individualidade com vontades próprias.

Renan 17/04/2021minha estante
Verdade! É que penso que muitas vezes a exploração tá muito atrelada ao racial também. Por exemplo, o fato de não ter nenhum branco entre os explorados. O não branco já é propenso à exploração desde o nascimento

Marina.Castro.F 02/04/2021

Boa história com um final a desejar
O conto é muito interessante e traz uma história de uma cultura a qual conheço pouco. O conto me prendeu à leitura, mas o final fica abaixo das expectativas.

Dandara 02/04/2021

Um impacto doloroso e necessário
Esse livro entrou na minha percepção de Caribe como um complemento ao que já havia experimentado com "Bem-vindos ao Paraíso" da Nicole Dennisbenn.

Conto clássico e necessário na compreensão da complexidade experiência do sujeito negro no mundo.

Nathy @peculiareslivros 19/03/2021

A História é importante, mas o enredo deixou a desejar
Apesar de admirar os motivos que fizeram com que o autor fizesse este conto, por conta de toda a história envolvendo o Canal do Panamá e as questões de inferiorização e pobreza dos pretos, não senti o enredo proposto ser bem desenvolvido.

Karoline67 17/03/2021

Não surpreendeu
Achei o conto bem interessante e o final bem dramático e trágico, mas não me surpreendeu. A personagem Maffi só ameaçou e no final ficou muito em suspenso se fez algo ou não... Me irritou um pouco.