Presos que menstruam: A brutal vida das mulheres - tratadas como homens - nas prisões brasileiras Nana Queiroz

Resenhas -

Maharet Sys 30/10/2023

"? Tudo bem, meu anjo, hoje ainda é Dia das Mães."
Eu não sei muito bem como resenhar um livro de memórias - porque afinal, esse é um livro de memórias. Também acho injusto dar uma nota para um livro do gênero, já que se trata de vidas reais, de pessoas de carne e osso como eu e você.

Nana Queiroz foi delicada em narrar a vida dessas pessoas, dando voz a essas criaturinhas silenciadas.
O livro trata sobre seus amores, suas dores, suas motivações... É um recorte de uma vida intensa que me emocionou em vários momentos.

Considero este um dos livros mais importantes que li esse ano.
Minha única crítica é que seria importante também dar mais voz aos homens trans encarcerados, apagados dentro e fora das celas. Mas compreendo que talvez este não tenha sido o intuito do livro, focado em sete (?) mulheres específicas. Certamente é um grande porta de entrada para despertar o interesse de pesquisadores dos direitos humanos (e muitas outras especialidades) nessa área.

Recomendo a leitura.

Lu 27/10/2023

Presos que Menstruam
Quando eu li ?Estação Carandiru?, fui inserida em um mundo que nunca tinha tido contato. Me questionava muito sobre como seria, na visão das mulheres, a prisão e todas as suas nuances. Lendo a ?Presos que Menstruam? vi que a realidade dura da vida é sempre mais pesada para as mulheres.

Mesmo sendo um livro de 2015, Nana já traz questões importantíssimas é super atuais, como o casamento civil entre homossexuais, o que me faz ter certeza de que ela foi a autora ideal para esse livro.

Em nenhum momento a vida na cadeia ou seus crimes são romantizados, mas ela humaniza diversas figuras e o que elas passaram até ali. Esse é um livro muito sensível e importante, um dos melhores que li até agora.

Luana Fuzzo 25/09/2023

Livro extremamente necessário, tanto para desconstruir preconceitos quanto para aprender sobre empatia.

Eu confesso que eu tinha outra visão acerca da vida das detentas, por pura ignorância da minha parte. Não conhecia sequer a realidade dos presídios femininos.

Através da leitura, é possível conhecer a trajetória de algumas detentas, inevitavelmente tornando-se mais empática com determinadas situações.

É tão envolvente que eu gostaria de conhecer mais sobre a história de cada uma das detentas.

Confesso que algumas delas conquistou até meu favoritismo, rs.

Repito: livro extremamente necessário.

Lory fada 27/08/2023

Brutal
Eu fiquei muito impactada com esse livro, me peguei em vários momentos pensando nessas personagens, no que as presas fizeram, como conseguiram sobreviver dentro da cadeia.
Foi muito difícil pra mim não sentir empatia em dados momentos, a gente se envolve querendo ou não. Um trabalho excelente da Nana Queiroz, recomendo.

Lizandra.Mirelle 31/07/2023

Livro forte e necessário
De uma escrita envolvente e leitura fluída, você se pega na curiosidade por saber mais sobre algo, que as vezes nem nos incomoda.
A vida das presidiárias nos presídios femininos, é algo horripilante. Vivendo sem ter o digno (um local limpo, comida saudável e kit higiene), você consegue vê mulheres que sobrevive a um sistema que é machista, paternalista, homofóbico e preconceituoso.
O Estado Brasileiro não trás o minino de dignidade a essas mulheres, aliás, cria ambientes que revoltam mais ainda.
Amei muito ter lido esse livro. Super necessário.

Marina 25/06/2023

Um tapa na cara
Diferente do que vemos na TV ou nos achismos populares, por esse livro temos dois lados que não comumente vemos: a percepção da escritora do livro, que também entrevista essas mulheres, e a das apenadas. Mulheres que estão, em sua maioria, abandonadas pelos companheiros, pelas famílias e pelo Estado. Você estaria disposto(a) a se despir dos seus preconceitos e de fato ouvir essas histórias?

vivia.medeiros 19/01/2023

Altamente necessário
Presos que menstruam foi meu 1° livro no nicho de cárcere e que leitura extraordinária! A narrativa da autora traz às presas o direito de expressar-se e isso é uma novidade para pessoas que nunca são vistas e que são tratadas como se homem fossem em todo o sistema prisional brasileiro (até o título do livro deixa isso implícito). Nana consegue tornar a leitura agradável, mas não se engane! Haverá momentos em que vc irá embrulhar o estômago com o tratamento que as detenhas recebem nas penitenciárias. Tenho vários livros sobre a temática na minha lista e com certeza irei fazê-las ao longo do ano. Indico a todos, pois nos tira muito da nossa zona de conforto e abre o leque para que nossa mente saia da caixinha.

Daniely.Chernioglo 12/01/2023

Nesse livro conhecemos a vida de várias mulheres dentro das prisões femininas do Brasil, as situações que são submetidas, seus passados e o que esperam do futuro com a ressocialização pós prisão.

Melina.Ferrari 03/01/2023

?Não sou mais jornalista, sou amiga de presa?
? perdi uns 10 quilos de dignidade na mudança - ou mais?.

Este é um dos livros que nos tiram da zona de conforto. Extremamente necessário!

A escritora conseguiu deixar a leitura fluída e ?leve?, sem mascarar a crueldade que as mulheres enfrentam no sistema prisional.
É muito difícil encontrar livros que mostrem a realidade feminina nesse mundo do crime, a maioria dos livros sobre crime organizado, facções e etc retratam homens sendo donos do morro, enquanto as mulheres ficam em segundo plano ou então muito distante.

O livro é informativo e ao mesmo tempo parece uma conversa, me fez sentir como se estivesse vivenciando aquele ambiente junto com a escritora.

Evva_sec 22/12/2022

Impactante
A narrativa conduz o.leitor a fazer uma imersão nos presídios femininos através das histórias relaxadas. Fiquei impactada com algumas e fiquei refletindo sobre esse universo tão desconhecido e triste.

dayse.muniz.33 28/11/2022

Que leitura necessária! Me tirou da zona de conforto num nível surreal. Nos faz pensar sobre a linha tão tênue entre o julgamento, a humanidade, o ódio e o amor ao próximo. Afinal de contas, será que de fato somos pessoas tão boas como pensamos que somos? Eu refleti sobre tudo isso e muito mais num emaranhado de emoções. Assim como "Cartas de uma Menina Presa", de Débora Diniz e Thalia, esse livro vai ficar muito tempo reverberando na minha mente...

KakauSoares 24/08/2022

VOCÊS PRECISAM LER ISSO!
O livro é todo escrito do ponto de vista das presas. Salvo uma ou outra opinião de funcionários e Heidi, coordenadora da Pastoral Carceraria, as histórias contadas são todas das próprias. Mesmo assim, em vários pontos do livro, Nana busca informações externas e imparcias para confrontar os depoimentos. Como quando ela liga para a penitenciária se passando por namorada de uma presa para confirmar se era real a acusação de que parceiras só poderiam fazer parte do rol de visitas se fosse como amiga e para isso a detenta precisaria abrir mão da visita da família. E sim, era real.
Eu li o livro na ordem de escrita, mas ele possui um sumário que agrupa os capítulos lhe dando a opção de ler ler por história de cada entrevistada. Pretendo reler nessa ordem.
Nana me surpreendeu com sua escrita. Ela consegue te fazer mergulhar nas histórias, como se você própria estivesse ali ouvindo pessoalmente. Ela consegue, por exemplo, te fazer entender a personalidade de Suzanne (a própria) e deixar mais claro como ela conseguiu persuadir o namorado e o cunhado a cometer um crime tão hediondo por ela.
Fiquei muito tocada com as condições desumanas dos presídios femininos e o mais bacana é que Nana não trata ninguém como vítima. A maioria está ali porque de fato deveria estar ali, mas isso não faz com que a precariedade do sistema carcerário seja menos grave.
Tô surpresa que no Skoob esse livro tenha poucos leitores. É uma leitura extremamente necessária para qualquer cidadão que tenha interesse em desenvolver consciência sobre a sociedade que vivemos. Além de ser uma leitura fácil, fluida e muito interessante.

#presosquemenstruam #nanaqueiroz

Indira 29/12/2021

Gosto muito desse tipo de leitura que te mostra a realidade e que realidade hein!
Saber o que tantas presas passam no nosso sistema carcerário é doloroso e me pergunto pq tanta falta de amor ao próximo? Pq as pessoas que deveriam estar ali para ajudar e socializar marginalizam mais ainda essas pessoas? O livro é muito tocante e realista e vale muito a pena a leitura.

Cristal 20/12/2021

Adorei a escrita da autora. Muito bom pra entender a dinâmica das prisões femininas, e como elas surgiram. Serve muito como repertório para o enem.

Beatriz.Rozeno 06/12/2021

é um ótimo livro pra usar como repertório na redação sério mesmo, mas a leitura foi meio chatinha e afins