Teogonia

Teogonia Hesíodo

Resenhas - Teogonia

Rodrigo 31/07/2023

Teogonia
A Teogonia de Hesíodo é um poema grego que conta a história da criação do mundo e dos deuses. O poema é dividido em cinco partes:

O Caos
A Geração dos Titãs
A Geração dos Olímpicos
A Guerra dos Titãs
A Regência dos Olímpicos
O poema começa com a descrição do Caos, uma massa sem forma e sem limites. Do Caos surgem Eros, o amor, e Gaia, a Terra. Gaia dá à luz aos Titãs, os primeiros deuses. Os Titãs são Cronos, Iapetus, Crius, Oceanus, Hyperion, Theia, Mnemosyne, Phoebe, Tethys, Rhea, Themis, Erebus e Tartarus.

Cronos, o mais jovem dos Titãs, destrona seu pai, Urano, e toma seu lugar como rei dos deuses. Cronos tem um grande medo de ser destronado por seus próprios filhos, por isso os devora assim que nascem. No entanto, sua esposa Rhea consegue salvar seu sexto filho, Zeus, e escondê-lo. Quando Zeus cresce, ele desafia Cronos e o derrota. Zeus então torna-se o novo rei dos deuses e estabelece a ordem no Olimpo.

A Teogonia de Hesíodo é uma obra importante da literatura grega e um dos principais relatos da mitologia grega. O poema fornece uma visão abrangente da criação do mundo e dos deuses, e tem sido interpretado de diversas maneiras ao longo dos séculos.
Recomendo.