Positiva

Positiva Camryn Garrett

Resenhas - Positiva

Sereia Entre Livros 18/10/2022

Divertido, sensível, importante
Esse livro é tão leve, tão divertido
Os capítulos são em sua maioria curtos e a escrita da autora é muito engraçada
Perdi as contas das vezes que ri com a Simone e seu jeito de levar as coisas
Me identifiquei com a quantidade de crushes brancos que ela tem hahaha
Mas para além disso, o livro fala sobre um assunto muito importante, que é o HIV.
Ele nos trás as informações corretas sobre esse assunto e também mostra como a ignorância pode prejudicar as pessoas, coisa que é sempre bom ressaltar
Quando não sabemos sobre algo, o certo é pesquisar, ler sobre, perguntar e se informar
Adorei muito ler esse livro, conhecer a Simone, seus pais, suas melhores amigas e sua paixão pelo Miles
Achei Miles um amor dos amores, aquela pessoa que todos queremos namorar: é compreensivo, apaixonado, respeita os sentimentos e as decisões da pessoa amada
Ou seja, o moço perfeito hahaha
Só não dou 5 estrelas pq achei um pouco confuso a relação familiar da Simone, confundi horrores os pais dela, achando que o pai negro era o que ela chamava de Pai e o mexicano o Papito, mas só no final entendi que era o contrário haha e não sei se foi desatenção minha ou a escrita que deixou isso confuso
No mais, se vc quer algo para ler que seja divertido e ao mesmo tempo profundo, esse livro é uma ótima pedida! ?

Larissa 25/08/2021

Simone é uma adolecente negra que nasceu com HIV positivo e que foi adotada por um casal gay. A autora tratou diversos tipos de preconceito em um mesmo livro. A forma que ela desenvolveu a história foi sensacional, pois não só colocou a forma que a pessoa com HIV é tratada, como também o outro lado, como a pessoa se sente em relação a todos os medos que envolvem ter a doença, todos os cuidados que a pessoa tem que ter e todas as explicações a respeito de tudo que um adolescente deveria saber a respeito, tanto quem tem, quanto quem convive. Eu mesma aprendi demais e acho que deveria ser um livro obrigatório nas escolas.

callmedante 18/11/2022

PÉSSIMO

nossa q livro horrível. a sinopse é muito interessante mas a execução do livro é podre. a escrita me deu dor de cabeça, os personagens são futeis e sem graça, o decorrer da história é chato e o final foi horrivel. odiei muito

Vinicius 11/09/2021

A premissa desse livro é maravilhosa, assim que saiu o anúncio da publicação dele eu pensei "tá, preciso ler isso logo". Mas, é...
Um resumo do que precisa ser dito é que a autora tem 280 páginas, e nesse número tão pequeno ela LOTOU o livro de assuntos e pautas importantes (e que mereciam um maior desenvolvimento).
A cada capítulo é um lacre, e no capítulo seguinte o lacre já foi esquecido e um novo começa, e o livro é construído nesse ciclo por 35 capítulos... É, meio chatinho né?!
Ainda assim, esse livro é um início de pensamentos que podem ser muito bons, ainda mais pro público que se destina, tem uma personagem forte e cativante, um bom enredo e algumas passagens fofas e cativantes.

PS.: nem leia se animando com o "mistério" desse livro. É uma decepção.

Milena @albumdeleitura 20/10/2021

Positiva
Simone Garcia-Hampton é uma jovem negra, soropositiva e filha adotiva de pais gays, que foi obrigada a mudar de escola por conta do preconceito.

A última coisa que ela quer é que seus novos colegas descubram que ela é positiva, ainda mais agora que está envolvida com o grupo de teatro do novo colégio, fazendo amigos de verdade e que as coisas parecem fluir como o esperado com Miles.

Um bilhete anônimo deixado em seu armário vai sucumbir suas estruturas ao ameaçar expor seu segredo caso ela não se afaste de Miles. E agora? Será que Simone renunciará a esse amor para manter seu segredo? Vale a pena permitir que o preconceito ofusque sua felicidade?

Abordando temas como amor, amizade, relações familiares, sexualidade, homofobia, preconceito, racismo, autoaceitação e superação, o mais recente livro de Camryn Garrett lançado aqui no Brasil tem uma narrativa concisa e de grande embasamento teórico sobre um assunto que ainda é tabu e alvo de muito preconceito na nossa sociedade: o HIV. A maneira como a autora conduziu o enredo, abordando temáticas relativamente densas, porém de maneira extremamente sutil e sem perder a leveza de um YA, permite ao leitor perceber o quão prejudiciais e preconceituosos podemos ser por falta de informação.

À medida que a autora mostra todo o acompanhamento médico necessário para pessoas soropositivas, vamos nos familiarizando com a realidade da protagonista e conseguimos enxergar, sob a perspectiva de quem é portador dessa doença sexualmente transmissível, o quão complicado é enfrentar seus próprios medos, dúvidas e anseios e ainda ter de lidar com os pré-julgamentos e pré-conceitos daqueles que os marginalizam.

"Positiva" é um livro forte, inspirador, didático e representativo, no qual acompanhamos a jornada de uma adolescente em busca do seu lugar no mundo, aprendendo a conviver com a sua verdade e não permitindo que nada e nem ninguém defina a sua essência.

site: https://www.instagram.com/p/CR7kMsKL6AI/

Sam 15/07/2022

o livro me chamou muita atenção pela capa, e sinopse diferente das demais, gostei a princípio.
a leitura é muito fluída, livro curto e bom de ler.
a história é boa porém o início foca muito em sexo, que eh oq a protagonista se preocupa e fica maçante, mas o enredo principal, o fato dela ter HIV, é muito interessante pois trás bastante curiosidade e informações que todos deveriam saber, aborda sobre o preconceito e a falta de conhecimento de muitos no livro e claro, entre nós na vida real, muito bem abordado sobre a doença e eu gostei do desfecho.
a autora trás muita representatividade de maneira natural, muito bom isso.

naomi 20/06/2021

fala de coisas como racismo, sexualidade, adoção e bullying. esclarece muitas dúvidas sobre o HIV, e nas últimas páginas a autora coloca uma lista de fontes para aprender mais sobre o assunto, como documentários, livros, filmes, artigos e mais. gostei bastante
Marcella 21/06/2021minha estante
Vou ler!!

thamaralho 23/06/2021

Uma leitura completamente necessária porque aborda assuntos muito importantes e me ajudou a enxergar o HIV com outros olhos.
A minha única reclamação vai para algumas partes chatas que acabaram deixando o livro um pouco arrastado.
Amei o Miles, que menino fofo!

Amanda 17/08/2022

Favoritado
Que livro bom! Mergulhei nessa história incrível nem percebi que estava lendo, cheio representatividade me fez conhecer e compreender pessoas com HIV, o preconceito é a desinformação esse tipo de leitura ajuda o mundo

Lola Chambrety 07/10/2022

The world can be a nasty place
Uma vez a Selena Gomez cantou ?o mundo pode ser um lugar desagradável?. Simone, sendo uma jovem negra e portadora de HIV, experimentou muito disso na sua adolescência.

Quando sua melhor amiga por quem ela tinha uma paixonite resolveu espalhar para todo mundo sobre o HIV, Simone se viu obrigada a mudar de colégio e recomeçar do zero guardando esse segredo.

Dessa vez as coisas parecem diferentes. Ela tem duas amigas compreensivas, o grupo de teatro e Miles, o cara que tem feito seu coração derreter.

Mas quando passa a receber bilhetes ameaçadores, Simone precisa decidir entre fugir como fez da última vez ou enfrentar o preconceito de cabeça erguida.

Você PRECISA ler ?Positiva? se:
a) gosta de livros com muita representatividade;
b) gosta de histórias jovens que falam de temas tabus com tom leve e educativo, à la ?Sex Education?

Eduardda_ 07/10/2021minha estante
Descreveu tudo que eu tô pensando.

Maih Lima 28/09/2021

Simone Garcia-Hampton está em uma nova escola, e desta vez as coisas vão ser diferentes. Ela está fazendo amigos de verdade, envolvida com a turma do teatro e interessada em Miles, o cara que a faz derreter só de olhar para ela. A última coisa que Simone quer é que saibam que ela tem HIV, porque da última vez... bem, da última vez as coisas ficaram feias.
Manter a carga viral sob controle é fácil, mas manter o diagnóstico em segredo não é tão simples assim. Quando Simone e Miles começam a namorar ? e os beijos tímidos se transformam em algo mais ?, as sensações vão muito além de um frio na barriga. Ela sabe que precisa abrir o jogo, mas tem medo de como ele vai reagir. Até encontrar um bilhete anônimo em seu armário: ou ela para de sair com Miles, ou a escola inteira vai saber que ela é HIV positiva.
O primeiro instinto de Simone é proteger seu segredo a todo custo, mas, à medida que vai entendendo melhor as raízes do preconceito e do medo em sua comunidade, ela começa a se perguntar se a única maneira de superar tudo isso não seria enfrentar os inimigos de cabeça erguida...