Daqui até o mar amarelo e outros contos

Daqui até o mar amarelo e outros contos Nic Pizzolatto

Resenhas - Daqui até o mar amarelo e outros contos

Candido Neto 25/09/2023

Muito bom, acima da média
Nic Pizzolatto é econômico em seu livro de onze contos tão díspares; cada palavra é necessária para frases sem magras, sem opulência ele descreve vazios e estases do ambiente, das situações e do interior de seus personagens.

Ruas cheias de bisbilhoteiros, florestas, charcos, planícies arenosas, country clubs, salas que acumulam bagunça e restos de comida ou castelos em construção, todos os lugares são variações do mesmo lugar.

Suas pessoas não estão ansiosas, estão angustiadas com a total falta de sentido, não sabem se a vida vale a pena ser vivida. Não sabem o que fazer com a vida se a vida lhes parece uma ausência de fardos a suportar, uma falta de luz no fim do túnel, uma falta de túnel, uma falta de chão. Falta antes de tudo - perplexidade.

Como uma árvore suspensa no ar, o autor mantém velhos aposentados de pijama, trabalhadores alcoolizados, mulheres de volta pra casa, estrelas pornôs e crianças fascinadas pelos desvãos em seus pais, todos como objetos cenográficos sem razão e sem arte.

Nic Pizzolatto é criador, roteirista e shorrunner de True Detective da HBO, e seus livros tem ótimas indicações a prêmios. Não falta nada para ser lido.

Karini.Couto 25/05/2021

Olá, hoje trouxe a resenha de um livro que fiquei bastante curiosa. Conheci o autor através do seriado True Detective, que aliás, super recomendo! Nic Pizzolatto lançou esse livro que trás uma coletânea de contos Incríveis que trás as anfibologias humanas em realce, em uma ambientação variante que consegue captar a tristeza de maneira até poética. E uma das coisas que mais me chamou atenção, foi na forma como ele expressou a dificuldade em criar conexões e nos diferentes caminhos que podemos escolher em determinadas situações.

São contos que me fizeram refletir, que trouxeram diversos sentimentos a tona e com temas comuns, mas de uma grandezae maestria sem igual! Pizzalatto tem um talento nato, isso não se pode negar, e através dessa coletânea, fiquei encantada com sua escrita!

A forma como podemos perceber que o que separa o bem e o mal, o bom e o ruim; é tênue e Pizzolatto nos mostra isso compondo cenários, com dor, amor, solidão, tristeza.. Somos apresentados brevemente a personagens palpáveis, em jornadas diversas; como a da professora que busca seu filho desaparecido.. outra em que um jovem e seu ex-tecnico que viajam para sequestrar uma garota e outros.. e com isso vemos lados diversos dos seres humanos sendo retratados sob o olhar clínico e ao mesmo tempo poético de Pizzalatto!

Recomendo de olhos fechados.
Um imenso prazer poder ler essa coletânea!
@prazerliterariooficial 27/05/2021minha estante
Resenhou, mas não avaliou?
Não gostou?

Karini.Couto 27/05/2021minha estante
Fiz pelo celular querido.. se ler a resenha vai ver que gostei sim.
Foi uma leitura particular.. o autor é incrível.

@prazerliterariooficial 27/05/2021minha estante
Agora sim.
Apareceu aqui a avaliação.
Sim, o autor é incrível e as histórias são ótimas.

Maria.Batagin 15/10/2022

Contos
Um livro com 11 contos dos quais gostei de apenas 4 sendo assim acabei me frustrando bastante com esse livro.

Suelen 10/10/2021

Daqui até o mar amarelo e outros contos
?Daqui até o Mar Amarelo e Outros Contos? retrata contos que poderiam muito bem ser desenvolvidos e virar um livro independente de tão profundos que são.

Quase todos são tristes e nos fazem pensar sobre problemas da vida.

O livro me deixou bastante melancólica.

Victória de Castro 14/10/2021

Construindo cenários tristes e até mesmo sombrios, mas também poéticos, Nic Pizzolatto mostra em seu novo livro a dificuldade que as pessoas têm de se conectarem, ao mesmo tempo que expõe como o coração humano pode seguir caminhos controversos.

O norte americano une seu conhecido talento e sua sensibilidade para contar histórias sob uma extraordinária perspectiva contemporânea na obra "Daqui até o Mar Amarelo e outros contos", com 11 narrativas que tratam de temas comuns a todos nós, como memória, desejo, saudade e perda.

O livro reúne contos que visitam lugares e realidades muito distintas, mas que podem ser também bastante familiares.

Nesta obra sensível, Pizzolatto guia o leitor por uma diversidade de experiências universais e essencialmente humanas, mergulhando na realidade crua dos relacionamentos pessoais e nos desafios mais íntimos com os quais todos podemos nos deparar em qualquer fase da vida.

Um guarda florestal salta de um arco de 200 metros de altura.

Um artista tenta construir sua obra prima em um castelo.

Uma professora procura o filho desaparecido seguindo rastros de um estêncil manchado de tinta.

Um jovem e seu ex técnico de futebol americano viajam para sequestrar uma garota.

Os personagens são pessoas comuns, mas suas jornadas nada usuais revelam aa incertezas da existência humana.

O autor mostra a batalha de seus personagens para tentar transpor os abismos entre eles e os outros, entre o passado e o futuro.

O autor tem fascínio por cenários tristes, até mesmo sombrios, que mostram a dificuldade das pessoas de se conectarem.

Maria 18/09/2023

Chato
Achei chato, mal escrito e nenhuma história te cativa.
Histórias mal contadas e personagens insuportáveis.

_Jorgeft 18/09/2023

11 textos bons... Nada além
11 histórias legais sobre o cotidiano e a rotina do simples existir! Nic Pizzolato é um bom escritor. Sua narrativa é excepcional as vezes, mas ele peca muito em ter uma narrativa que se arrasta em vários momentos. Enfim... É um bom livro pra quem gosta de narrativas mundanas!

Ricardo.Rincon 14/02/2022

Uma coletânea de contos acima da média
Fiquei super feliz quando comecei a ler esse livro, porque é de um dos autores novos que eu mais quero conhecer coisas novas.
Só teve um conto que eu não gostei, no geral são todos muito bons, mas Nepal e Pássaros-Fantasma são sensacionais, são alguns dos melhores contos que já li até hoje.

JL Marcal 05/11/2022

Emocionante
Fazia tempo que não lia um livro de contos. Gostei bastante da escrita do autor. Meu conto preferido, Nepal, também é o mais longo da coletânea. Recomendo demais!!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 08/11/2022

Do criador da série True Detective!!
Em uma variedade de paisagens do Sul dos Estados Unidos, onze histórias originais e surpreendentes exploram a ambiguidade do coração humano. Nic Pizzolatto narra sobretudo a solidão, enquanto seus personagens tentam transpor os abismos entre eles e os outros, entre passado e presente e, às vezes, os abismos ainda maiores que os separam de si mesmos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555601114

Janina1 10/03/2024

Daqui até o mar amarelo
Eu gostei da escrita do autor, porém as história em si, não me cativaram. Não consegui me conectar com nenhum personagem e não achei que as histórias tinham um propósito em si. Entendi o que elas quiseram passar, mas ainda assim achei um pouco fraco.

Jessica Hellen 10/01/2022

Contos que facilmente seriam livros inteiros
Leitura do Clube do Livro Quinta Página! E o QP mais uma vez entregando tudo nas indicações de livros.

Adorei cada conto, e falo com tranquilidade que cada um poderia ser facilmente um livro em si e que podem ter diversas visões e interpretações. A escrita do autor é muito interessante e te faz querer saber muito mais sobre a vida dos personagens que conhecemos tão brevemente. Os finais abertos foram trabalhados com maestria pelo autor, o que deixou o livro muito mais interessante e com a sensação de que ainda tinha muita história e vidas a serem contadas.

Marília 09/07/2022

Gostei das histórias cada uma funciona bem sozinha. Só não gosto de histórias com finais em aberto...

Mr.Sandman 08/02/2024

Atmosférico e reflexivo
Tive contato com o livro justamente por conhecer o autor por seu trabalho no audiovisual com a série "True Detective", produzida pela HBO. Sou um grande fã da série, pela forma bastante lírica que estabelece seus conflitos, suas temporalidades e suas atmosferas. Gosto bastante da primeira temporada, um pouco menos da segunda e a terceira é um pouco melhor que sua antecessora. No geral, é uma boa série policial de antologia.

Estava esperando algo parecido na leitura dos contos desse livro, mas acabei tendo uma experiência que me remeteu a True Detective mais pela forma que constrói seus contextos e suas atmosferas do que pelas histórias em si. Existe um intimismo nos contos. A criação de uma atmosfera quase onírica, que ao mesmo tempo que parece distante e cinza, é próxima e carrega tons bastante melancólicos.

Existem momentos em alguns contos em que o tempo parece parar. As personagens existem em função dessa noção de tempo quase que sobrenatural. A grande maioria dos contos gira em torno de uma jornada pessoal com conflitos bastante pautados nas relações, no amor e em um certo fascínio pelo mundo. Uma fixação por algo, por algo além do que se vê, mas que está escondido no que se vê.

Acho que nesse aspecto, o autor tem bastante mérito em estabelecer isso. Mesmo que no final, muitos contos pareçam vazios e um tanto distantes, a atmosfera estabelece uma relação com aquele frasco de tempo que não necessariamente pede por conclusões bem boladas ou por um encerramento evidente. Existe uma ambiguidade deliciosa no final desses contos. Essa espécie de resolução anti-climatica funciona bem justamente por que o ponto não é esse entendimento racional desses contextos, e sim um encontro emocional com as histórias. Uma relação de empatia que se estabelece pelo ar. Pelo ar das cidades, da natureza, dos tempos presentes, dos subtextos e das vivências de cada um desses indivíduos.

Finalizando o livro, a impressão que dá é que ele nos apresenta uma colcha de retalhos trágica sobre o vazio das relações. Sobre como somos pouco compreendidos pelo outro. Sobre como o mundo que temos dentro de nós encontra barreiras complexas na vida para existir de fato. Moralidade, amor, sexo, trauma, solidão, medo, obsessão... "Daqui até o Mar Amarelo" cria atmosferas cativantes usando esses elementos e constrói uma rede trágica de contextos que valem serem sentidos e refletidos. Como todo livro de contos, existem alguns melhores que outros, mas a unidade que todos estabelecem entre si cria um prazer específico em saboreá-los. Vale muito a pena.