Jogador Número Dois

Jogador Número Dois Ernest Cline

Resenhas - Jogador Número Dois

Sofia 28/03/2022

É bom, acho que o primeiro é melhor mas esse não é ruim. O que me deixou com muita raiva foi de a introdução ser quase metade do livro, só fica contextualizando o que aconteceu, aí na hora da aventura quase não teve, por ser tudo muito rápido e sem desenvolvimento.

malu 28/03/2022

Minha saga de ficção científica preferida!
Jogador Número 2 é uma continuação à altura do primeiro livro. Adoro essa atmosfera oitentista e, portanto, gosto muito da proposta da saga. Me aventurei com o High Five e temi pelo futuro da terra e do OASIS a partir da ameaça de Anorak. É uma ficção científica bem construída, com bastante aventura e romance na medida certa. Me trouxe algumas reflexões sobre o futuro da humanidade e o impacto das inteligências artificiais no nosso cotidiano. Achei o final interessante, tem espaço para uma continuação bem diferente do que já foi feito até agora. Só acho que algumas quests foram um tanto quanto maçantes e repetitivas, além do fato de que os capítulos são enormes, o que diminui um pouco o prazer da leitura. Já há uma adaptação cinematográfica em andamento e mal posso esperar para ver todo esse universo sendo representado novamente. Só espero que não demore mais 10 anos hehe

Pidros 24/03/2022

Crítica com e sem spoilers
SEM SPOILER: Como eu já disse anteriormente, esse livro é incrivelmente bom em mostrar a situação dos personagens depois dos acontecimentos, criando uma perfeita atmosfera para abordar a trama principal da obra. Gostei muito da caçada aos fragmentos e como o autor buscou se aprofundar na história do oasis e sobre seus criadores, mostrando uma face obscura de Anorak e de sua "nova" invenção: I.N.O.

Agora vou falar sobre os acontecimentos do livro. Então se você ainda não leu, recomendo sair dessa resenha. Então para os que tem de sair aqui eu me
despeço aqui e agradeço por ler a crítica ;).

SPOILER ALERT!!!!!!!

Pontos positivos: Me prende do começo ao fim, principalmente no terceiro ato quando o livro chega ao seu climax, onde Mostra uma luta épica entre Halliday e OG.

Pontos negativos: O único motivo de não dar 5 estrelas a ele é pelo fato de ter um final um tanto quanto decepicionante. Já que faz parecer que todos os sacrifícios (e todo o peso da morte de OG) tenham sido em vão. Tirandk essa parte, o final até que é bom e entrega um final aceitavel para os personagens.

E essa foi a minha crítica sobre Jogador Numero 2. Obrigado por ler!

Breno 24/03/2022

O livro é muito bom, mas não perfeito como o seu primeiro. Traz muitas referências dos anos 80, e traz o jeito frenético que as coisas acontecem como no outro livro, só que com uma história diferente e um maior desenvolvimento dos personagens, principalmente da Kira. O final que foi perfeito, trazendo uma reflexão incrivel sobre a vida humana.

Matheus 23/03/2022

Uma viagem a cultura Pop
Mais um excelente livro com referências a cultura Pop como um todo, Jogador número dois tem tudo para ser adaptado para outras mídias!

kaylany 22/03/2022

Vonnegut em busca de um lar (??)
Sinceramente, eu esperava bem mais. Acho que por conta do primeiro (simplesmente amo mt o primeiro) criei muita expectativa nessa continuação, ainda que desnecessária. O final do livro 1 foi muito bem fechado e não tinha brechas para um segundo livro, mas mesmo assim fiquei animada para reviver essa história. Porém... foi bem diferente do que eu imaginava. A trama achei muito rasa e sem sentido além de que contém TANTAS referências que você fica perdido. Muitas delas foram bastante faladas e nem faziam parte essencialmente da história, mostrando-se irrelevantes e cansativas. Enquanto lia eu so sentia a necessidade de terminar logo e até pensei em abandonar a leitura.

Contudo o final compensou alguma coisa. Nada planejado mas criativo e inovador. Adorei a ideia de expandir além dos horizontes do OASIS.

Uma opinião talvez impopular é que com esse desfecho apresentado um terceiro livro viria a caiar, desde que o
Vonnegut fosse o foco agora.

Thais Amaral 20/03/2022

Não achei icônico e perfeito igual o primeiro livro mas este também é bom, achei a história bem interessante e conseguiu me prender na maior parte da leitura, só achei um pouco cansativo de ler a partir da parte do Prince.
Eu amei o final do livro, conseguiu me surpreender.

Gian 20/03/2022

Tão bom quanto ou me arriscar dizer melhor que o primeiro!
Uma mistura de "Eu, robô!" e "Tolkien"
Simplesmente genial uniar essas obras!

JAlia431 20/03/2022

Tão bom ou melhor que o primeiro
Eu comecei o livro com um pouco de medo por que o 1 não dava brecha para continuação mas por outro lado vi muita gente falando que era tão bom ou melhor que o primeiro. Resultado: amei. Ele é realmente tão bom quanto o primeiro e não consegui me decidir qual é melhor, admito que o final não foi o melhor de todos eu acho que se fosse o que EU estava esperando
--(SPOILER- o wade ter apertado o botão)--
teria sido melhor, mas vale muito a pena por que o livro é mto bom e desenvolve os personagens de uma forma fantástica

Yuka 19/03/2022

Após Wade vencer o jogo e decifrar os códigos deixado por Halliday, ele herdou sua fortuna. Mas então Wade descobre uma tecnologia chamada INO. Uma interface neural que permite que o usuário controle seu avatar apenas com o pensamento. Ainda é possível gravar suas experiência no mundo real para que outras pessoas possam revivê-la no virtual.
Wade acha ser um grande negócio e reúne seus amigos que compartilharam a Vitória com ele, para discutirem um lançamento mundial. Art3mis, depois de se conhecerem na vida real, se tornou namorada de Wade, mas após esse impasse de uma nova tecnologia, ela decide terminar seu relacionamento, já que é contra esse projeto. Ela preferia usar todo o dinheiro investido para salvar o mundo da pobreza e ajudar a natureza. E ressalta que se Halliday deixou essa ideia escondida, era porque ele também não queria que viesse ao mundo porque provavelmente seria perigosa.
Mas Wade, Aech e Shoto testam o novo programa e pela votação deles a favor contra um de Art3mis, eles lançam o programa. Passam 3 anos desde o lançamento e Wade tem vivido sozinho na sua enorme mansão deixada por Halliday aliviando suas dores e a solidão no OASIS com o INO.
Nesse meio tempo, ele descobre uma nova caçada aos sete fragmentos da sereia. Ele fez de tudo para tentar encontrar pelo menos um fragmento mas estava sem saída. Tinha até pedido ajuda ao Og,  mas este deixou bem claro que não o ajudaria e pediu que parasse de o incomodar sobre sua esposa Kira, então fazia dois anos que eles não se falavam.
Wade tinha colocado uma recompensa de um bilhão se alguém encontrasse uma pista dos fragmentos e assim que ele encontra um, começa uma corrida contra o tempo por sua vida, de seus amigos e de milhares de usuários conectados ao INO, pois surge uma ameaça pior que Sorrento. Anorak...
Devo admitir, a reviravolta deu um sentido mais entusiástico a história, porque o início estava muito cansativo e arrastado. A perspectiva de ver um Wade tendo tudo mas sendo um bobão solitário dava vontade de jogar tudo para o alto e desistir da leitura. Ver a Art3mis sendo retratada como uma chata estraga prazeres estava me matando. Devia ter outros modos de fazê-la lutar por sua causa sem disistir de Wade, sem parecer que ela estava errada ou simplesmente tentando só ser contra seus amigos.
E  Og? Por que não se abriu com Wade dizendo os reais motivos para não lançar o INO e sua caçada pelos fragmentos?
Sinceramente, eu ficaria apenas com o primeiro volume mesmo. É diferente, emocionante e não é repetitivo porque é o primeiro. No jogador número dois, Ernest transformou todos os personagens  em pessoas completamente diferentes. Og era tão amigo de Wade e se afastou sem mais explicações por causa dos 7 fragmentos? Art3mis era tão destemida e conhecia Wade de verdade, ela não precisava ter terminado com ele sem tentar convencê -lo dos perigos da INO. Halliday pode ser excêntrico,  mas acho que assim como Wade acabamos ficando decepcionados com o que ele acabou fazendo com a Kira. Acredito que poderia ter tido outro rumo para mais uma caçada ou forma de nos dizer o quanto a tecnologia pode ser perigosa. Gostei que enfatizou que com o fim da INO seria o fim do mundo, praticamente, o que não deixa de ser uma realidade. As pessoas entrariam em colapso sem a internet. Ainda acho que o limite de 12 horas para ficar conectado foi muito, embora tenha sido até pouco para quem estava correndo contra o tempo como o Wade.
Os pontos positivos dessa história foram as referências dos anos 80 claro, esse é o charme do livro. Robert Downey Jr,  Prince, o universo de Tolkien serem mencionados, amei... E de ter mais espaço para Kira e de entendermos melhor o relacionamento desse trio conturbado, Halliday, Og e Kira.
O negativo é que acaba ficando repetitivo, tipo, mais do mesmo. Outra vez uma corrida cheia de enigmas para decifrar, mesmo que o prêmio seja salvar milhares de vidas, não chega a ser surpreendente. E aquele final? Achei meio sem graça...
Não senti conexão com os personagens dessa vez, ao mesmo tempo que foi corrido, também foi arrastado em determinadas partes. Espero que não tenha um jogador número 3 hahaha
Não me sinto muito a vontade ao dizer que não gostei de tal livro, porque sei como é difícil colocar nossas ideias no papel, a escrita de Ernest é muito boa, fluída,  mas o contexto realmente deixou a desejar.

Ley 18/03/2022

Jogador número 2
Jogador Número Dois é uma sequência lançada quase dez anos depois de Jogador Número Um. Minha experiência com o primeiro não foi como eu gostaria. Acabei gostando da história, mas não do protagonista. Nesta sequência, a história começa dias depois do final da caçada do Easter Egg de Halliday, e enfim conhecemos um pouco mais desse "depois" que tudo aconteceu.

A história tem um início bem frenético, com descobertas que podem mudar o mundo. Wade e seus amigos dividiram o prêmio e responsabilidades da fortuna de Halliday, mas Wade ainda tem funções maiores, por ter ele mesmo chegado ao fim da busca.

É de se imaginar que a história tenha tido um fim fechado no livro anterior, e foi assim que aconteceu, até que descobrimos que Halliday escondeu ainda mais surpresas para seu herdeiro. Se eu já tinha me acostumado a novas tecnologias nessa narrativa, pude me surpreender ainda mais. A obra proporciona mais um elemento superior que pode dar um salto para a humanidade, mesclando a vida virtual com a real, e possibilitando que possam adentrar ainda mais no OASIS.

As primeiras páginas dessa sequência são como um salto, dando explicações necessárias sobre essas novas descobertas e um relato da experiência. O mundo, que depois do OASIS foi modificado, se torna ainda mais diferente. A leitura tem uma boa premissa e é inegável que fiquei instigada sobre as novas descobertas.

Contudo, não são apenas essas novidades que permeiam a história. Surgem também novos desafios que principalmente Wade fica intrigado e segue uma busca para achar respostas. O legado de Halliday é mais extenso do que imaginei, e é intrigante como ele planejou tanto para que seus mistérios fossem além de sua morte.

Eu gosto de como a leitura é fácil de se envolver, mas tive dificuldades neste livro. Como o primeiro volume não conseguiu me conquistar por completo, tinha esperança de que a continuação fosse bem melhor, mas não foi o que aconteceu. Jogador Número Dois é uma sequência que tem novos rumos, mas é incrivelmente semelhante ao primeiro em alguns quesitos.

Aqui também acontece uma corrida e uma busca desenfreada por mais um mistério de Halliday. O protagonista tem seus altos e baixos, e mais uma vez não consegui me apegar. Enquanto os demais personagens tiveram suas participações e foram ganhando espaço aos poucos no livro.

A leitura tem reflexões bastante relevantes, levantadas a partir das invenções e pensamentos de Halliday. O livro contém poucos diálogos, e dessa vez o ritmo de leitura se manteve mais lento que o primeiro, dificultando meu progresso. Essa pode ser uma leitura agradável para quem sente saudades do primeiro volume, ou pode mudar a experiência daqueles que leram apenas o anterior. De todo modo, o livro se manteve morno, e apesar de levantar questões interessantes, não conseguiu me cativar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/09/resenha-jogador-numero-dois-livro-2.html

flaavia 11/03/2022

ate que é bom
acho que poderia ter sido um pouco menos cansativo de ler e ter sido desenvolvido um pouquinho melhor mas tirando isso a proposta é boa e o final ate que é legalzinho mas o primeiro livro é melhor em termos de escrita e tals

Pavani 06/03/2022

Jogo seguro
Gostei bastante do desenvolvimento do universo do primeiro livro, saga do herói continua presente (e não tem problema nisso), referências boas e alguns momentos de suspense.

A sequência não foi ousada pra mudar muitas coisas da história, também não acho que tenha que ser, jogando seguro e agradando com fan service já deixa um gosto ok para o leitor.

Só acho que deveria de fato ter um jogador número 2 que assumisse de fato o "manto" de protagonismo da obra.

Vick Sesso 05/03/2022

Conhecer um pouco mais da história da Kira foi interessante, como também acompanhar o crescimento do Wade. Porém, o desenrolar da história foi cansativo em alguns pontos.