Jogador Número Dois

Jogador Número Dois Ernest Cline

Resenhas - Jogador Número Dois

bardo 07/05/2021

A despeito do receio com essa sequência devo dizer que fui agradavelmente surpreendido, o segundo livro é tão bom, talvez até melhor do que o original. A caracterização do protagonista sua aproximação, posterior afastamento e por fim compreensão de seu ídolo são muito boas. Por outro lado ainda que algumas ideias sejam por demais óbvias e incomode um pouco os personagens demorarem para chegar a elas não há dúvida que algumas são bastante originais e inesperadas, a conclusão final é por demais satisfatória. É verdade que algumas quests sejam um tanto cansativas, mas isso dependerá principalmente das memórias afetivas do leitor, o que talvez seja o ponto fraco do livro, para os não iniciados nos anos 80 e 90 as citações parecerão bastante estranhas. Ainda assim ele trata de questões bem pertinentes e atuais de nossa relação com a internet e tecnologia, bem como tem várias cenas que devem sim sensibilizar e emocionar o leitor.
Tiago 11/10/2021minha estante
Ótima resenha. Estava com receio de começar pensando que era um desastre rsrsrs.

bardo 11/10/2021minha estante
Eu estava bem receoso também, mas gostei bastante do que li. Achei um desenvolvimento interessante para a história e se curtir Tolkien tem um plus a mais.

itscl4ra 23/01/2022

A vida é um jogo
O livro superou as minhas espectativas, que tavam um pouco baixas porque o primeiro livro não tem gancho para um segundo. Mas foi o medo mais idiota que eu já tive!

Jogador Numero Dois é, talvez, até melhor que JN1. Os personagens evoluem, de modo que vc cria muito mais empatia pelo High Five, a adição da L0 foi esplêndida e o fato de vc descobrir mais coisas sobre o passado também deixa rudo mais interessante.

(e pazivarty 4ever)

Breno ST 11/03/2023

Jogador Número 2
Me perguntei muito se precisava ter um segundo livro do Jogador Número 1. O primeiro livro era bem fechado e muito bom!

O livro 2 me convenceu de que sim, dava para ter uma continuação (que não supera o 1°) mas que deu uma dinâmica boa para história.

Esse segundo livro trata-se de arrependimentos, crescimento e autoconhecimento.

Em alguns momentos achei alguns personagens um pouco deslocados mas isso era lógico porque o foco da história estava bem direcionado!

Jogador Número 2 é um bom livro. E agora sim, realmente não vejo um terceiro livro sendo viável. Pelo menos no meu ponto de vista. A história já teve seu New Game +. Agora é hora de não apertar mais o Play mais uma vez!
Kaue1998 11/03/2023minha estante
Tava na dúvida de ler ou não continuação, acho que vou ler. Show

Sandro.Menoncin 06/05/2023

Jogador Número Dois
Depois de muito ouvir que essa sequência não era muito boa eu acabei enrolado para ler esse livro e infelizmente ele não chega nem perto do primeiro livro ao qual eu gostei muito.
  A leitura é rápida de se ler mas a história em muitas vezes não te prende e é somente um monte de referências jogadas, algumas partes da caçada me chamaram a atenção como fã de Tolkien o mundo de Arda é incrível e gostei muito dessa parte mas o livro não foge disso referências atrás de referências, e chegamos ao final desastroso a onde nada foi aprendido durante toda a jornada e os erros são todos perdoados sem motivos e repetidos mas agora tidos com certos nesse final e com uma deixa de mais uma continuação.
  Fiquei decepcionado e espero que se tiver um novo livro ele seja melhor do que esse.

Daniel 10/09/2021

Maçante
Início cheio de cultura pop forçado demais, me deu quase vontade de abandonar este livro (só não abandonei porque não gosto de abandonar), la pelas 130 paginas começou a melhorar, porém não me prendeu totalmente.
A história é maçante demais em varias partes fazendo com que você não se prenda na história.
O final foi bem legal e me prendeu totalmente, mas não posso dizer que foi um livro que eu gostei e nem que eu odiei, mas não foi uma experiência tão boa quanto o primeiro (favoritado e amado por mim)
No geral é uma história bem razoável que não te prende e você só quer terminar de uma vez ou abandonar.

Gabriela.Daczkoski 06/07/2021

Assim como o primeiro livro: incrível! Surpreendente demais, quando achava que não podia ficar mais doido, ficava 3 vezes pior hahaha tô muito curiosa pra saber o que acontece depois do final. Amei

Dudu 06/02/2023

Minha nota acabou sendo um pouco mais alta do que esse livro merecia, devido ao final e por servir como um bom complemento à primeira obra.

É uma continuação dispensável, infelizmente.

Recomendo a leitura somente para aqueles que realmente gostaram do primeiro livro.

Apresenta elementos que complementam a história apresentada no primeiro livro, mas fica só nisso.

Não tem o mesmo charme e a história não encanta tanto quanto à primeira, principalmente pelo tom que é dado no início do livro.

Tem um plot legal e bem criativo, mas achei que faltou tempo para melhorar a forma como a história foi contada.

A ideia foi ótima, mas a execução deixou a desejar!

MWeirich 20/05/2022

Ao terminar de ler este livro eu me pergunto... por que? Por que eu demorei tanto para ler este livro?! Seria por que eu sabia que ia amar este livro e ficar triste por ele ter terminado? E ao concluir este livro eu percebo que a resposta é exatamente esta! Eu queria que ela durasse muito mais, mas muito mais mesmo!

O livro é uma obra completa, cheia de reviravoltas, enigmas e trazendo pensamentos bastante preocupantes sobre a nossa sociedade e nosso futuro... como o consumismo atual, pode impactar daqui a alguns anos.

Um livro essencial para todos aqueles que amam vídeo games e a ficção científica. Uma verdadeira obra prima!

bieloliveirao 21/05/2023

Me surpreendeu
Fiquei meio receoso com o segundo livro tanto que demorei muito pra ler ele rs (vi muita gente falando mau dele), mais sinceramente me surpreendeu. O começo é bem lento e um pouco chato, mais depois fica muito legal e emocionante, amei ver todos juntos novamente e saber o que aconteceu com eles depois do 1° livro, Wade foi muito 🤬 #$%!& em alguns momentos mais amei que ele reconheceu isso e mudou. Gostei muito do final deles rs recomendo muito.

Ley 18/03/2022

Jogador número 2
Jogador Número Dois é uma sequência lançada quase dez anos depois de Jogador Número Um. Minha experiência com o primeiro não foi como eu gostaria. Acabei gostando da história, mas não do protagonista. Nesta sequência, a história começa dias depois do final da caçada do Easter Egg de Halliday, e enfim conhecemos um pouco mais desse "depois" que tudo aconteceu.

A história tem um início bem frenético, com descobertas que podem mudar o mundo. Wade e seus amigos dividiram o prêmio e responsabilidades da fortuna de Halliday, mas Wade ainda tem funções maiores, por ter ele mesmo chegado ao fim da busca.

É de se imaginar que a história tenha tido um fim fechado no livro anterior, e foi assim que aconteceu, até que descobrimos que Halliday escondeu ainda mais surpresas para seu herdeiro. Se eu já tinha me acostumado a novas tecnologias nessa narrativa, pude me surpreender ainda mais. A obra proporciona mais um elemento superior que pode dar um salto para a humanidade, mesclando a vida virtual com a real, e possibilitando que possam adentrar ainda mais no OASIS.

As primeiras páginas dessa sequência são como um salto, dando explicações necessárias sobre essas novas descobertas e um relato da experiência. O mundo, que depois do OASIS foi modificado, se torna ainda mais diferente. A leitura tem uma boa premissa e é inegável que fiquei instigada sobre as novas descobertas.

Contudo, não são apenas essas novidades que permeiam a história. Surgem também novos desafios que principalmente Wade fica intrigado e segue uma busca para achar respostas. O legado de Halliday é mais extenso do que imaginei, e é intrigante como ele planejou tanto para que seus mistérios fossem além de sua morte.

Eu gosto de como a leitura é fácil de se envolver, mas tive dificuldades neste livro. Como o primeiro volume não conseguiu me conquistar por completo, tinha esperança de que a continuação fosse bem melhor, mas não foi o que aconteceu. Jogador Número Dois é uma sequência que tem novos rumos, mas é incrivelmente semelhante ao primeiro em alguns quesitos.

Aqui também acontece uma corrida e uma busca desenfreada por mais um mistério de Halliday. O protagonista tem seus altos e baixos, e mais uma vez não consegui me apegar. Enquanto os demais personagens tiveram suas participações e foram ganhando espaço aos poucos no livro.

A leitura tem reflexões bastante relevantes, levantadas a partir das invenções e pensamentos de Halliday. O livro contém poucos diálogos, e dessa vez o ritmo de leitura se manteve mais lento que o primeiro, dificultando meu progresso. Essa pode ser uma leitura agradável para quem sente saudades do primeiro volume, ou pode mudar a experiência daqueles que leram apenas o anterior. De todo modo, o livro se manteve morno, e apesar de levantar questões interessantes, não conseguiu me cativar.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/09/resenha-jogador-numero-dois-livro-2.html

Erilane.Rocha 27/02/2023

Eu gostei, mas não superou minhas expectativas.
O início é meio parado, nada acontece, e fiquei na dúvida se o autor iria conseguir fazer com que a história seguisse a mesma narrativa dinâmica do primeiro livro. Mas deu tudo certo.

A busca pelos fragmentos da sereia Leucosia é tão legal quanto a do Easter egg de Halliday, mas eu senti que dessa vez ele deu uma exagerada nas referências.

Ele não me encantou tanto quanto o primeiro mas é bom, vale a pena ler até o fim que com certeza compensa tudo.

rafazaakar 03/02/2022

HOJE UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VAI ACABAR COM O MEU DIA!

“Jogador número dois” - Ernest Cline (Intrínseca, 2021) #09

FINALMENTE consegui ler esse livro, meu povo! To de olho nele desde o ano passado, mas o preço tava pela hora da morte (já que só tem em capa dura agora). Mas precisamos conversar sobre ele…

Quando eu li o primeiro volume, Jogador Número Um, eu fiquei completamente APAIXONADO pela escrita do autor, pela história, pelo jeito que tudo era extremamente detalhado e pesquisado. Eu sou devoto tanto do livro, quanto do filme. Mas eu não senti o mesmo nesse volume.

Não, ele não é ruim, na verdade ele é SENSACIONAL. O enredo é impecável, as referências feitas nele são muito perfeitas, muito bem pesquisadas e descritas, e o tema do enredo é muito original também. Mas a escrita dificultou um pouco minha leitura.

“Aquela era a etapa final e inevitável na evolução dos video games e da realidade virtual. A simulação se tornara indistinguivel da vida real” - Pág. 21.

O enredo desse volume acontece logo depois que o primeiro livro acaba. Uma semana depois de vencer o Easter Egg de Halliday, Wade encontra uma nova pista, deixada apenas para ele. Essa pista, um local e uma senha, o leva até um cofre no prédio da GSS e lá ele encontra uma invenção que vai mudar a história de toda a humanidade.

Os headsets INO, uma interface cerebral que possibilitam que você entre LITERALMENTE no OASIS, utilizando sua mente e seu cérebro como condutores, permitiam um novo tipo experiência de imersão. Você não apenas entrava no jogo, você fazia parte dele de verdade! Tato, olfato, paladar, tudo ali era como na vida real. Você inclusive poderia presenciar momentos da vida e experiencias de outra pessoas graças ao INO e a um banco de dados de vídeos.

O mundo mudou depois que o Wade, Aech e Sotho lançaram essa tecnologia. E no momento em que o número de usuários atingiu certo volume, um novo Easter Egg de Halliday foi desbloqueado. Os Sete Fragmentos da Sereia, enigma lançado do nada, sem nenhuma descrição de prêmio ou instrução, colocou todos os jogadores OASIS em ação novamente… Até que algo estranho aconteceu…

A única critica real que tenho a fazer é sobre a escrita. Achei ela extremamente arrastada em alguns pontos do livro. O autor tenta explicar 3 anos de história em menos de cinquenta páginas, e tem algumas descrições que ele faz, como todo bom nerd kkk, que são grandes demais, arrastadas demais, técnicas demais! É isso. Essa foi a única coisa que me irritou, foi o que me fez demorar o dobro do tempo para ler.

Cline, apesar disso, nos entrega uma trama RICA EM DETALHES da cultura nerd. É um imersão na cultura geek dos anos 80/90 de fazer cair o queixo. Duas partes me fizeram bater palmas: a perfeição que é o desafio do Prince (assistam o clipe Seven dele enquanto leem a parte da luta, para entender o que estou falando, PERFEIÇÃO DEFINE); e toda a trama envolvendo o mundo do Tokien. Cara, só um aficcionado em cultura pop poderia ser tão preciso e impecável como ele foi nesse livro.

A tensão da contagem regressiva para completar os desafios é algo que deixa a gente a flor da pele. Principalmente quando está faltando minutos e a galera decide bater papo na história. É uma loucura!

O autor usou esse livro para quebrar um pouco a imagem de Halliday que formamos no primeiro livro. O criador do OASIS nesse volume não tem a mesma aura geek, sozinha, inteligente e excluída que vemos no primeiro volume. Rola uma desconstrução pesada dele, feita por ele mesmo, graças ao seu novo desafio. Vemos um Halliday aficcionado, manipulador, ciumento e sem escrúpulos, mostrando ao Wade que seu ídolo também possuía defeitos - e muitos.

Realmente, foi uma leitura muito boa. Apesar desses pesares, eu amei cada parte dele. É fora da casinha, bem futurista, naquele limiar entre distopia e utopia, sabe? Vale a pena ler sim - e essas edições LINDAS são um incentivo a parte, né?!

luu_any 29/01/2023

A proposta é boa
O final e a história são muito boas;
Mas o começo e o meio são meio lentos e maçantes, tanto que domorei meses sem tocar por que estava sem vontade de ler (e talvez isso tenha feito eu achar mais lento ainda);
Mas vale a pena eu acho, gostei muito do final;
Acho que você deve dar uma chance.

Breno 24/03/2022

O livro é muito bom, mas não perfeito como o seu primeiro. Traz muitas referências dos anos 80, e traz o jeito frenético que as coisas acontecem como no outro livro, só que com uma história diferente e um maior desenvolvimento dos personagens, principalmente da Kira. O final que foi perfeito, trazendo uma reflexão incrivel sobre a vida humana.