O Muro Jean-Paul Sartre

Resenhas -

Yngleb 01/01/2022

Conto
Três personagens sentenciados à morte sentem todo tipo de sofrimento físico e psíquico, totalmente angustiante, antes da morte em si. O enredo é tomado por certa ironia.

Felipe 09/11/2021

Só Sartre para em poucas páginas nos fazer sentir o sufoco e a dissociação dos costumes enraizados em relação à vida. Não queremos morrer mas compreendemos que há um ponto do qual não se passa independente de ponderação, respeito ou luta.

Thabe 15/06/2021

Primeiro conto Sartre
A história me remeteu a uma ditadura, mesmo não contando os mínimos detalhes, você consegue pegar pela história real com a ficção. Uma sacada muito boa, com toque cômico, em que se depara com a morte.

Juju 24/04/2021

O Muro
A História desse conto de Jean Paul Sartre, que faz parte do livro homônimo, é sobre três prisioneiros que estão aguardando sua sentença de morte. Os motivos dessa prisão, são políticos, e se passa na Espanha, sob um regime fascista. Os personagens se deparam com o desespero da chegada da morte e de todos os sentimentos e sensações ruins. Nessa prisão, também chega um médico para observar seus comportamentos, que é recebido de forma hostil pelos prisioneiros, já que a situação deles era de quem não tinham mais nada a perder.

nana. 29/03/2021

Parada obrigatória pra ler...
Li apenas esse livro que é o primeiro conto e já senti o impacto. Três desconhecidos são presos por serem contra o governo fascista da época e começam a sentir os sintomas de pré-morte, com várias reflexões sobre a mesma. Desde a não-vontade de morrer até a desesperança total. Muito bom. :)

Paula 06/03/2021

Angustiante
É possível sentir toda a angústia e o nervosismo dos presos enquanto aguardam sua execução.

Roberth 20/02/2021

Sartre
Ainda não sei muito sobre Sartre, mas ele consegue neste conto deixar muitos aspectos do existencialismo francês em evidência, principalmente o pessimismo trágico e a pitada de caos e ironia com aquele final. Conto pequeno, mas bem interessante.

vicqs 14/01/2021

O Muro
Este sem dúvidas, irei ler em outras épocas, talvez para absorver o que eu ainda não consegui! Amei a leitura!

nanarissa 30/11/2020

Leitura rápida. Interessante as descrições do sofrimento das personagens enquanto aguardam sua sentença.

Nazrat 02/11/2020

Tenso
A tensão é sentida a cada trecho deste conto. É possível sentir a agonia de cada um dos condenados. E o final... Bem, o final é um caso a parte de inesperado!

Rodrigo.Macedo 06/10/2020

Interessante
Apesar das poucas páginas, foi possível imergir num cativeiro junto com os personagens. O final me fez rir.
Lorena.Romeiro 09/12/2020minha estante
O final me assustou como a vida pode ser uma tremenda consciência

Rodrigo.Macedo 09/12/2020minha estante
Vdd Lorena. A vida nos prega peças. Eu senti um tom de sarcasmo no final. Por isso, achei graça.