O Muro Jean-Paul Sartre

Resenhas -

Piovsss 15/02/2024

Como o homem lida com a iminência da morte
Esse conto é fantástico, acompanhamos o pensamento do personagem que está prestes a ser fuzilado nas próximas horas; enquanto divide o porão com mais dois prisioneiros Tom e Juan. Sartre mostra de maneira magnifica o sentimento singular de cada um ali ao se dar conta da morte. E com uma reviravolta tragicômico!

Indra 15/01/2024

Final surpreendente.
Achei interessante a premissa do conto, achei que teria mais reflexões mas mesmo assim gostei da experiência.

thevudu 27/07/2023

Muito bom, vale a pena!
"Eles prendem todo mundo que não pensa da maneira que eles pensam." O conto trás várias reflexões sobre morte e sobre a desesperadora sensação de compreender a finitude de sua própria vida. Narrado em primeira pessoa, a gente sente na pele o niilismo pré-morte e se sente como o personagem desde a aceitação da sua morte e o seu progressivo desespero hostil até o final que chamaria de sarcástico.

Glids 23/05/2023

Sartre, o autor das fantásticas histórias filosóficas.
"Por um segundo, um único segundo, eu queria chorar, chorar de pena de mim mesmo."
Conto bem filosófico, pensamentos sobre a morte e causas desnecessárias, amizades e coisas aleatórias, gostei bastante.

rafa 17/05/2023

Primeira experiência com Sartre. Espero conhecer outras logo, tenho planos de ler mais contos e obras dele.

Bia 20/04/2023

Imitando a eternidade
Finalmente lendo ?o muro? e não é a toa que todo mundo fala muito bem! O conto é sobre 3 homens sentenciados a morte, mostrando seus pensamentos e sentimentos nas horas que precedem a execução. Certamente vou reler muitas vezes pra tentar absorver tudo! É incrível como Sartre constrói um ambiente esmagador e angustiante pela morte iminente e depois é capaz de gerar uma angústia pela demora da própria morte.

Achei extremamente interessante quando o personagem principal disse, ?Levei tudo tão a sério como se fosse imortal. Naquele momento, senti que tinha toda a minha vida na minha frente e pensei: ?É uma mentira maldita?. Ela não valia nada porque estava acabada.?. Me lembrou muito do ser-para-morte em Heidegger, afinal a vida já está acabada de qualquer forma, a morte é a única possibilidade que não podemos escapar. No entanto, é só nesse momento que ele se depara com sua própria finitude e a quebra da ilusão de ser eterno, se vendo unicamente no lugar de espera da morte, então as coisas deixam de ?fazer sentido?. Ainda que a morte estivesse ali em todo o tempo, ele a olhava mas não a via verdadeiramente. E é paradoxal porque, ao mesmo tempo que o personagem diz não conseguir pensar sobre a sua morte sentenciada, ele a vê em todas as coisas que o rodeiam.

Mas no fim das contas, mesmo tendo um final completamente inesperado e chocante, pra mim o mais interessante de todo o conto foi a forma como ele se viu nas possibilidades e a posição de liberdade encontrada frente a morte, genial!!!?

?Eu queria dizer a mim mesmo que era uma vida linda. Mas eu não pude julga-la, foi apenas um esboço; eu passei o meu tempo imitando a eternidade e não tinha entendido nada.?

Gabi 09/02/2023

O Muro
Um livro para ser lido mais de uma vez.
Conta a história de 3 prisioneiros que foram condenados à morte, mesmo que esses não saibam porque. Um médico é chamado para acompanhar eles durante as suas últimas horas, assim, é notável que cada um está lidando de uma forma diferente com a situação.
O final me pegou desprevenida, mesmo que rápido e singelo, ficarei algum pensando sobre.
Rafael V. 09/02/2023minha estante
Vale a pena ler "l'enfance d'un chef" acho que está no mesmo livro.

jaki 05/02/2023

É estranhamente interessante perceber que dentro de nossa existência, as vezes fazemos escolhas e mesmo que nos percebemos e entendemos a responsabilidade das escolhas, são 50 outras possibilidades que podem se tornar a partir disso. O protagonista que só quis pregar uma pegadinha, não conseguia enxergar tudo o que poderia acontecer dentro de um momento de desespero, eu estou até agora em análise principalmente com o final do protagonista, que estava há momentos diante a morte e depois não estava mais e ao mesmo tempo a gente se coloca no lugar dele. Como ele realmente se sentiu apavorado quando soube que realmente prederam seu colega.

Stella F.. 27/01/2023

Angustiante e com final surpreendente
Jean-Paul Sartre - 2019 / 23 páginas - Libertas Editora
Um conto angustiante, onde os 3 personagens não sabem por que devem morrer.
Os falangistas perseguem a todos que são contra o pensamento deles.
Na noite anterior à suposta morte é de sofrimento e lembranças da própria história. Fica claro que nunca sabemos quando a morte irá chegar, mas que ela chegará para todos.
Os 3 estão confinados, e um médico é chamado para dar suporte aos escolhidos para morrer no dia seguinte, mas na realidade a sua função é anotar tudo o que se passa com os confinados, ele vai anotando tudo que acontece, quem sofre, chora, sua. E quando parece que a noite não está passando, já está quase amanhecendo.
“Mas isso me incomodou: eu nunca pensei sobre a morte porque eu nunca tive qualquer razão para isso, mas agora o motivo estava aqui e não havia nada a fazer além de pensar sobre isso.” (pg. 7)
E de manhã ouvem tiros sendo dados, e veem que a hora chegou, mas para surpresa, apenas dois são levados para a execução. O terceiro ainda terá uma chance se disser onde um amigo seu está escondido. No final ele o faz, mentindo, mas é solto sem maiores explicações.
“Eu estava com raiva, não queria morrer. Isso me fez sorrir. Quão loucamente corri atrás da felicidade, das mulheres e da liberdade.” (pg. 14)
E o final é excelente

Cyntia44 27/12/2022

Meu primeiro Sartre
"O muro" é um conto sobre a noite de três prisioneiros políticos antes da execução da pena capital.

Enquanto aguardam pelo amanhecer, os prisioneiros expressam as mais diversas reações ante o medo e a incerteza do que estaria por vir, diante de um médico que os acompanha nas últimas horas, aparentemente para lhes oferecer um pouco de consolo e conforto emocional.

deborafv 26/12/2022

Eu passei o meu tempo imitando a eternidade e não tinha entendido nada
"O Muro" é um conto curto mas com um impacto tão forte! Sartre constrói ao longo das poucas páginas uma atmosfera angustiante que nos leva a algumas reflexões que são extremamente necessárias. Acho que é um estado fora da zona de conforto que a literatura tem, como um dos seus papéis, para nos proporcionar.

O final me deixou desolada e me lembrou muito o livro Tuareg do Alberto Vazquez Figueroa e seu final que também nos deixa sem consolo algum:
"A realidade era que podiam mudar os séculos e, inclusive, as paisagens, mas os homens continuavam sendo os mesmos, e se convertiam afinal nos únicos protagonistas da mesma tragédia mil vezes repetida, por mais que variassem o tempo e o espaço."

Raíssa Robles 19/11/2022

?Naturalmente, não conseguia pensar sobre a minha morte, mas a enxergava em todos os lugares, nas coisas, no modo como as coisas moviam e mantinha distância, discretamente, como pessoas que falam baixinho à cabeceira de um velho doente.?
Genial!