O Muro Jean-Paul Sartre

Resenhas -

vicqs 14/01/2021

O Muro
Este sem dúvidas, irei ler em outras épocas, talvez para absorver o que eu ainda não consegui! Amei a leitura!

Roberth 20/02/2021

Sartre
Ainda não sei muito sobre Sartre, mas ele consegue neste conto deixar muitos aspectos do existencialismo francês em evidência, principalmente o pessimismo trágico e a pitada de caos e ironia com aquele final. Conto pequeno, mas bem interessante.

Felipe 09/11/2021

Só Sartre para em poucas páginas nos fazer sentir o sufoco e a dissociação dos costumes enraizados em relação à vida. Não queremos morrer mas compreendemos que há um ponto do qual não se passa independente de ponderação, respeito ou luta.

Rodrigo.Macedo 06/10/2020

Interessante
Apesar das poucas páginas, foi possível imergir num cativeiro junto com os personagens. O final me fez rir.
Lorena.Romeiro 09/12/2020minha estante
O final me assustou como a vida pode ser uma tremenda consciência

Rodrigo.Macedo 09/12/2020minha estante
Vdd Lorena. A vida nos prega peças. Eu senti um tom de sarcasmo no final. Por isso, achei graça.

Will 18/07/2022

O fim da ilusão de ser eterno
Um pequeno conto que narra o defronte ao fim, da noção de extinção que vem como represália de uma causa - que no fim seria até negada se assim fosse possível.

Renata 15/06/2022

O Muro
Leitura muito rápida,porém impactante.Senti um nervoso de ler o medo tomar conta dos presos esperando sua execução.Quero ler outras obras.Recomendo muito está leitura.

Stella F.. 27/01/2023

Angustiante e com final surpreendente
Jean-Paul Sartre - 2019 / 23 páginas - Libertas Editora
Um conto angustiante, onde os 3 personagens não sabem por que devem morrer.
Os falangistas perseguem a todos que são contra o pensamento deles.
Na noite anterior à suposta morte é de sofrimento e lembranças da própria história. Fica claro que nunca sabemos quando a morte irá chegar, mas que ela chegará para todos.
Os 3 estão confinados, e um médico é chamado para dar suporte aos escolhidos para morrer no dia seguinte, mas na realidade a sua função é anotar tudo o que se passa com os confinados, ele vai anotando tudo que acontece, quem sofre, chora, sua. E quando parece que a noite não está passando, já está quase amanhecendo.
“Mas isso me incomodou: eu nunca pensei sobre a morte porque eu nunca tive qualquer razão para isso, mas agora o motivo estava aqui e não havia nada a fazer além de pensar sobre isso.” (pg. 7)
E de manhã ouvem tiros sendo dados, e veem que a hora chegou, mas para surpresa, apenas dois são levados para a execução. O terceiro ainda terá uma chance se disser onde um amigo seu está escondido. No final ele o faz, mentindo, mas é solto sem maiores explicações.
“Eu estava com raiva, não queria morrer. Isso me fez sorrir. Quão loucamente corri atrás da felicidade, das mulheres e da liberdade.” (pg. 14)
E o final é excelente

deborafv 26/12/2022

Eu passei o meu tempo imitando a eternidade e não tinha entendido nada
"O Muro" é um conto curto mas com um impacto tão forte! Sartre constrói ao longo das poucas páginas uma atmosfera angustiante que nos leva a algumas reflexões que são extremamente necessárias. Acho que é um estado fora da zona de conforto que a literatura tem, como um dos seus papéis, para nos proporcionar.

O final me deixou desolada e me lembrou muito o livro Tuareg do Alberto Vazquez Figueroa e seu final que também nos deixa sem consolo algum:
"A realidade era que podiam mudar os séculos e, inclusive, as paisagens, mas os homens continuavam sendo os mesmos, e se convertiam afinal nos únicos protagonistas da mesma tragédia mil vezes repetida, por mais que variassem o tempo e o espaço."

nanarissa 30/11/2020

Leitura rápida. Interessante as descrições do sofrimento das personagens enquanto aguardam sua sentença.

Cyntia44 27/12/2022

Meu primeiro Sartre
"O muro" é um conto sobre a noite de três prisioneiros políticos antes da execução da pena capital.

Enquanto aguardam pelo amanhecer, os prisioneiros expressam as mais diversas reações ante o medo e a incerteza do que estaria por vir, diante de um médico que os acompanha nas últimas horas, aparentemente para lhes oferecer um pouco de consolo e conforto emocional.

Gabi 09/02/2023

O Muro
Um livro para ser lido mais de uma vez.
Conta a história de 3 prisioneiros que foram condenados à morte, mesmo que esses não saibam porque. Um médico é chamado para acompanhar eles durante as suas últimas horas, assim, é notável que cada um está lidando de uma forma diferente com a situação.
O final me pegou desprevenida, mesmo que rápido e singelo, ficarei algum pensando sobre.
Rafael V. 09/02/2023minha estante
Vale a pena ler "l'enfance d'un chef" acho que está no mesmo livro.

Paula 06/03/2021

Angustiante
É possível sentir toda a angústia e o nervosismo dos presos enquanto aguardam sua execução.