Dias de se fazer silêncio

Dias de se fazer silêncio Camila Maccari

Resenhas - DIAS DE SE FAZER SILÊNCIO

Caroline.Jacoud 27/05/2024

A singularidade de uma obra narrada por criança.
Maria vive uma solidão sem escolha. tentando entender o mundo e seus próprios sentimentos enquanto todos a volta sofrem pelo diagnóstico terminal do seu irmão, Maria enlaça o leitor com seus questionamentos acerca das questões da vida e da morte.

apesar da escrita em 3ª pessoa, passamos toda a leitura conectados intimamente com a personagem Maria, que com a ingenuidade comum à uma criança, dá um tom todo especial aos acontecimentos da trama. a invisibilidade dos sentimentos dela frente ao seu próprio luto e ao luto dos pais, a culpa pela situação do irmão e o desejo dilacerante de que tudo aquilo tivesse fim, as punições que ela pensava que merecia quando, na verdade, só deveria ser vista e compreendida.

Dias de se fazer silêncio pois Maria, mesmo muito nova, percebeu que há dias e momentos que somente o silêncio cabe. silêncio de reconhecimento, de constrangimento, de acolhimento e alívio. silêncios que precisam ser vividos e respeitados, não negligenciados.

há também as cores e os cheiros que Maria usa para ajudá-la a entender melhor sobre os seus sentimentos, pensamentos, percepções e sensações, boas ou ruins. é de uma simplicidade tão profunda que assusta, na mesma medida em que aproxima.

eu acredito muito nessa literatura que Camila nos apresenta aqui, aquela literatura possível, que alcança feridas sociais necessárias e que também é capaz de ser alcançada por todos, que possibilita diálogos importantes e sensíveis, que cria pequenos movimentos internos necessários na direção de algum tipo de revolução.

thedaiane 25/05/2024

A montanha russa de emoções
Não sei o que escrever aqui. Simplesmente a leitura mais profunda e sensível que já fiz na minha vida. Acho que nada do que eu disser/escrever vai poder chegar perto do que você vai encontrar lendo essa obra. A escrita sensível ao mesmo tempo crua, os dilemas, os medos, os sentimentos, as situações adversas dos personagens, principalmente da protagonista, a Maria, são tratados de uma forma limpa e tão real. As fases do livro abrangem antes, durante e após o luto de uma forma tão intensa. É impossível não se conectar e quase de tornar a Maria, ao decorrer a história. É simplesmente e deslumbrantemente esmagador, terrível e belo. É a vida existindo em volta da morte e a morte existindo em volta da vida.
É uma daquelas histórias para se levar para o resto da vida.

Viviane.Aiko 20/05/2024

Que sentimento de preocupação que fiquei lendo esse livro! A vontade era de pegar Maria nos braços e mostrar que ela não precisa ser sozinha! A escrita contribui para entendermos a cabeça de pensamentos que vem e vão sem pedir da personagem principal e sua interpretação de um mundo tão dolorido e solitário.

Sara 06/05/2024

Mommy issues
Que história! Demorei bastante pra concluir a leitura porque tô cheia de leituras técnicas e esse livro era pra ser meu escape, mas foi muito pesado e acabei demorando. Tirando isso, é bem comovente, principalmente a relação de Maria com a mãe, que me deixou com lágrimas nos olhos em vários momentos. Acho que o jeito como a leitura é algo que não para, ininterrupta, reflete bem o sufoco que a família enfrenta na narrativa. É um livro sobre luto, dor e possível de usar com alunos do Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio. Nota: 4

FlAvia.Forlin 23/04/2024

Nos primeiros capítulos achei que odiaria, leitura maçante, poucas pontuações, parágrafos extensos. Mudei a opinião quando percebi que pôde ser intencional, afinal é a história a partir da narrativa de Maria, uma criança com seus pensamentos desorganizados e desenfreados. O que eu pensei que fosse me desanimar acabou sendo o que mais gostei no livro. Muito bom e real. Pesado e triste, são muitas negligências?

Marih 07/04/2024

Gostei bastante desse livro, mas confesso que a linguagem pra mim foi mto difícil, achei repetitiva em alguns pontos e sem um respiro entre as ideias. Mas como li esse livro em um clube do livro, trouxeram um ponto que me fez ver a escrita de outra perspectiva, que é que como a personagem principal, que é uma criança está tentando entender os seus sentimentos, ela acaba se perdendo um pouco tentando se achar, e por conta disso a escrita acaba sendo bagunçada como os pensamentos e sentimentos dela. Depois de uma análise e discussão pude ver o quão significativo esse livro pode ser para as pessoas e isso me afetou mto, ver a angústia que a perda traz e Maria perdeu mto antes mesmo do irmão de fato vir a falecer. Ela sofreu com o abandono e teve a responsabilidade de ter que carregar a família e lidar com o luto mesmo ainda tão nova.

Andrea 30/03/2024

Se prepare para uma escrita incessante.
É um mergulho no pensamento da menina que está tentando entender o que está acontecendo com ela e com tudo ao seu redor.
É uma leitura sofrida, sentida a cada parágrafo.

Mih 19/03/2024

Sempre vai doer, mas um dia o sempre acaba
Juntos sofrem a perda, juntos esperam a hora. Uma família se organizando pra quando a hora chegar, pois todos sabem que ela virá. Uma dor quase compartilhada, um sofer sozinho. No final, tudo acaba, mas parece florescer de novo.

nanareading 03/03/2024

3,5
É brutal. É interessantíssima a forma que o luto foi conduzido, na visão de Maria, uma criança que perde seu irmão e melhor antes mesmo de perdê-lo. Gostei das nuances entre a maternidade e o ponto de vista de uma filha, como se deu a relação das duas diante ao fato ocorrido. O livro é sensível, belo, cheio de detalhes e a história foi muito bem trabalhada mas, infelizmente, foi um pouco frustrante pra mim, já que em determinados momentos achei a escrita massante e cansativa. Gostei muitíssimo do livro, mas queria ter aproveitado mais da experiência da leitura.

patiapple 16/02/2024

Gostei bastante do livro, mas queria ter gostado mais ): amei muito toda a delicadeza e também a brutalidade abrupta contada nessa história tão emocionante, me senti parte desse ambiente. acredito que a escrita não seja muito o estilo que gosto de ler, mas irei recordar dessa história com muito carinho por muito tempo sem dúvidas.

Camila 15/01/2024

Tocante
Quanta sensibilidade dessa autora.
Eu comecei sem saber o que esperar e terminei com ele na prateleira dos favoritos. Tocante emocionante, sincero e cativante.

Kael.Paulino 11/01/2024

A morte sob o olhar de uma criança
O livro tem uma ideia muito interessante, o que me deixou muito curioso para ler o que se passava na história, o que acontecia, os desfechos, enfim. Mas, infelizmente, não gostei tanto como imaginava gostar. Gostei da forma como destaca a posição da protagonista, criança, perante a morte do irmão e das reflexões trazidas, porém, alguns pontos não me agradaram, tornando a leitura cansativa e desinteressante.

Jornal Nota 28/12/2023

O luto é um prato que se come frio...
Seja em uma morte súbita ou em estado terminal, quase nunca estamos preparados para o luto. Isso porque ele cobra um preço que só chega quando ele vem.

Maria, a personagem final dessa história, passa por todas as fases do luto da perda do irmão, dos últimos momentos até a recuperação da dor. Além disso, acompanha o luto de todos em seu entorno com minúcias de detalhes e uma riqueza infinda de sentimentos.

Maccari desenha bem a dor e não precisa de muitos recursos de linguagem pra isso. Esse é o grande mérito do livro. E o porquê dele ter tanta beleza.

O luto cobra o seu tempo, o seu jeito, a sua forma. Não dá pra antecipar, não dá pra pular. Pra Maria, e pra toda família do Rui, o luto é um prato que se come frio.

Gerusa7 26/12/2023

Precioso
Livro lindo e muito sensível. Foi bom demais acompanhar Maria, sua família e o processo de luto/vida deles.

O livro é contado sobre a perspectiva de uma garotinha que perde o irmão ? os pensamentos de Maria são profundos e vulneráveis a respeito do irmão e da sua família, não tem como não se identificar.

Recomendo a leitura (:

"Percebia que aquele negócio que as pessoas diziam por aí, que a morte é uma coisa natural, só faz sentido se a morte é de alguém que tanto faz, porque, quando é de alguém que você realmente ama, é apenas injusto."