A estrada enluarada

A estrada enluarada Ambrose Bierce

Resenhas - A estrada enluarada e outras histórias

Pandora 24/10/2023

Sim, Ambrose Bierce já era um dos meus escritores queridinhos, tão prolífico nessa seara de mistério que muito me fascina. Mas é a primeira vez que me deparo com um livro só seu aqui na Terra Brazilis; hoje descobri que há um da editora Cartola, Contos Estranhos, com alguns textos em comum com esta edição da Arquipélago. Saiu também por aqui o seu Dicionário do Diabo, pela Carambaia, um compêndio de verbetes com definições satíricas e ácidas publicados ao longo de décadas em jornais humorísticos e políticos.

Ambrose Bierce nasceu em 1842 no estado de Ohio, nos Estados Unidos e assim como os protagonistas de um tema que muito o fascinava, desaparecimentos misteriosos, deu notícias pela última vez em dezembro de 1913, acredita-se que desapareceu no México em 1914, em plena revolução mexicana. Ele dizia que preferia morrer num campo de batalha do que numa cama. E campos de batalha não faltaram para este soldado, jornalista e escritor conhecido como um grande satirista que atacou Estado, Judiciário, Igreja, Família, militares, poderosos, autores, praticamente qualquer um que respirasse. Ele também não gostava de cachorros.

Bierce nasceu numa família pobre e era o décimo de 13 irmãos, todos com nomes começados com a letra A: Abigail, Amelia, Ann, Addison, Aurelius, Augustus, Almeda, Andrew, Albert, Ambrose, Arthur, Adelia, and Aurelia. Apesar da precariedade de seus recursos, seus pais sempre incentivaram a leitura, a escrita e o amor pelos livros e eram contra a escravidão. Quando Ambrose saiu de casa, aos 15 anos, foi para trabalhar num pequeno jornal abolicionista.

Na Guerra de Secessão ele se alistou para lutar contra os confederados, chegando a levar um tiro na cabeça; e apesar da sua experiência tê-lo deixado ainda mais pessimista, rendeu material para muitos contos, alguns que se tornaram antológicos, como Uma ocorrência na ponte de Owl Creek e Chickamauga, que fazem parte desta edição. Além de jornalista influente e crítico mordaz, ele foi pioneiro na escrita de ficção realista; já em sua literatura de horror eram frequentes os fantasmas e as feras. Mais recentemente, ele começou a ser respeitado também por suas fábulas e poesias.

Bierce foi casado e teve três filhos, dois homens e uma mulher, tendo os dois homens morrido antes do pai: um de leucemia relacionada ao alcoolismo e outro por suicídio após uma tentativa de feminicídio. Ele se separou de sua mulher porque descobriu que ela recebera cartas de um admirador e não as jogara fora.

Ambrose Bierce “também cultivava uma persona lúgubre: vestia-se sempre de preto e mantinha, sobre a mesa, uma caveira e uma caixa com as cinzas do filho morto”. [1]

Uma curiosidade: Millor inspirou-se nas Fábulas Fantásticas de Ambrose Bierce para escrever duas Fábulas Fabulosas.

Neste A estrada enluarada e outras histórias, temos, segundo sinopse da editora, “não apenas os contos de terror e de guerra, mas também as narrativas que passeiam pela ficção científica, pelo mistério policial, pela fábula, pela filosofia, pela psicologia, pela poesia, pelo humor e até mesmo pelo amor. Acima de tudo, aparecem em cada página o que Bierce considerava os três fundamentos essenciais da arte literária: a imaginação, a imaginação e a imaginação”.

Creiam: mesmo o pior de Bierce é bom!
Esta edição organizada e traduzida pelo Rodrigo Breunig está muitíssimo boa.

MEUS PREFERIDOS AQUI:
O golpe de misericórdia
Chickamauga
Uma ocorrência na ponte de Owl Creek

Nota:
No livro Gringo Velho, de Carlos Fuentes, que retrata a revolução de Pancho Villa, Ambrose Bierce é um personagem. O livro foi adaptado para o cinema em 1989, num filme dirigido por Luis Puenzo, com Jane Fonda, Jimmy Smits e Gregory Peck interpretando Bierce.

Fontes: [1] Revista Bula, Wikipédia, A Terra é redonda, Editoras Avec, Carambaia e Arquipélago, Portal de Periódicos UFSC.

Manezera 07/07/2022

O autor entrega contos com diversas temáticas, que variam de contos da guerra civil americana, casos sobrenaturais e acontecimentos bizarros do dia a dia de pessoas comuns.