Marcados

Marcados Jason Reynolds

Resenhas - Marcados: racismo, antirrascismo e vocês

Soph 20/04/2022

Achei que fosse favoritar :(
Poxa, realmente não gostei desse livro. A proposta é sensacional, mas achei a leitura TÃO cansativa, o autor cita muitos indivíduos com histórias longas e de certo modo, repetitivas.

Gramatura Alta 02/08/2021

A construção das raças sempre foi utilizada como estratégia para obter e manter o poder, para criar dinâmicas que, ao mesmo tempo, oprimem, separam e silenciam. Argumentos racistas são tecidos e, a partir de então, disseminados ao longo de todo o país, e o primeiro passo para que seja possível construir uma sociedade norteamericana antirracista é, acima de tudo, conhecendo profundamente o passado e o presente racistas dos Estados Unidos.

MARCADOS: RACISMO, ANTIRRACISMO E VOCÊS delineia a história do racismo, expondo como diversas narrativas políticas, literárias e filosóficas ao longo do tempo foram utilizadas com a finalidade de justificar a opressão em massa, a escravidão e o genocídio de pessoas negras. Dessa maneira os premiados Jason Reynolds e Ibram X. Kendi conduzem essa jornada, apresentando como ideiais racistas tiveram início, de que formas foram difundidas e, principalmente, como podem ser desacreditadas e desconsideradas.

Por meio de uma emocionante, envolvente, acelerada e enérgica narrativa, Marcados não apenas direciona os holofotes para as várias e distintas formas de racismo presentes no dia a dia, mas também para quais estratégias você pode – e deve – adotar para identificar e eliminar, em seu cotidiano, pensamentos e posturas racistas, com o objetivo de criarmos um futuro justo, igualitário, consciente e, sem dúvidas, melhor.

Reynolds teve por base o trabalho de Kendi para seu livro. Kendi é um escritor, professor, ativista antirracismo e historiador de política racial e discriminatória dos EUA. Em 2020, apareceu na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo do ano pela revista Time. Em cinco partes, Reynolds discute sobre personagens importantes da história americana, bem como qual a participação deles na luta contra o racismo.

O livro abrange um enorme período, desde 1415 até a criação do Black Lives Matter. Mesmo assim, consegue trazer as informações essenciais, detalhes históricos, e cria uma conexão óbvia com nossa realidade. O que mais se destaca na obra, é a coragem de apresentar um ponto de vista próprio, sem medo de expressar opiniões sinceras e diretas. Não é uma investigação objetiva, mas a visão subjetiva de quem realmente conhece o preconceito e o racismo.

A leitura de MARCADOS: RACISMO, ANTIRRACISMO E VOCÊS é direcionada para compreender como o racismo faz parte da estrutura americana. É um livro muito bem trabalhado, principalmente pelas poucas páginas, que traça uma narrativa forte e direta.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/08/02/marcados-racismo-antirracismo-e-voces/

Marijuh 26/07/2021

Extremamente didático e fácil de ler. Uma leitura obrigatória para entender como o racismo funciona nos Estados Unidos de uma maneira leve e breve.
Já quero reler para fazer mais marcações.

Alan (@coracaodeleitor) 09/11/2021

Uma tema que sempre será muito importante pra ser discutido. Esse livro é extremamente enriquecedor e nos mostra a urgência em debater esse assunto. Realmente um livro muito necessário.

Jana 30/12/2021

Informativo, mas muito compacto
Achei que esse livro merecia mais páginas. Tem muitas informações, muitos fatos, mas são poucas páginas e acabou ficando tudo muito rápido. Talvez se eu tivesse lido fora de uma leitura coletiva, o aproveitamento fosse melhor (com tempo pra pesquisar mais e tal).

Mi Reis 18/07/2022

Este, definitivamente, é um daqueles livros necessários para todos de todas as idades. Obra que traz à discussão as origens do racismo nos Estados Unidos, mas serve de extrema reflexão para nós brasileiros.

Em um livro que conta a história com uma linguagem clara e muito direta com o leitor de qualquer idade, que expõe a história sem se tornar tedioso. Vamos acompanhar uma análise da história do povo negro, sua origem, sua história e que discute também como a sociedade deve combater o racismo.

Apesar de não falar do Brasil, não tem como não fazer comparações, em inúmeras partes, parecia que estava lendo sobre a nossa história. Nele vemos exposto o racismo que está enraizado em diversos setores da sociedade e que causou e causa muitas dores à população negra.

O que mais me chamou a atenção e o que torna a leitura muito agradável é o modo como foi narrada, de forma direta, crítica, é uma obra que quero muito trabalhar com meus alunos, tenho certeza que irão gostar e irá acrescentar muito conhecimento e gerar discussões com muito embasamento teórico
“É assim que a vida funciona. As coisas crescem e mudam, ou pelo menos as coisas parecem mudar. Às vezes a mudança é só no papel; às vezes há uma mudança fundamental.”

A mudança é fundamental.

site: https://www.instagram.com/p/CbtAnZVLKk7/?utm_source=ig_web_copy_link

Erika Toretto 28/09/2021

Um livro simples e esclarecedor sobre a história do racismo
Ele é a versão resumida para jovens do livro de Ibram X.Kendi, e dá um panorama geral básico para você mergulhar mais profundamente na história do racismo, antiracismo, assimilacionismo e tantas questões referentes a dor da pessoa preta no mundo e como você pode ser parte da mudança, seja você preto ou não.

skuser02844 26/02/2023

A intenção do livro é ótima e realmente é um livro necessário! Traz informações muito importantes e nos abre os olhos sobre muitas coisas, tem fastos, histórias e é inteiro muito necessário mas também achei a leitura bem cansativa, você lê um pouco dele e já cansa... mas no geral o livro é muito bom e importante.

Dadá 25/12/2023

Mais que necessário
Se vc qr começar a entender sobre o racismo super indico esse livro...aqui vc vai ler sobre vários movimentos, pessoas que lutaram e ainda lutam pelo povo preto.

O livro além de mostrar as várias formas de racismo atuais, ele tb mostra como vc pode identificar e combater.

Achei muito enriquecedor e mostra a importância do debate e da luta diaria contra o racismo.

Nanda 07/02/2024

Marcados
Eu achei um livro muito bom, bem explicado, fácil de entender.
sim, ele fala de várias pessoas durante a história e isso fica um pouco confuso mas a maioria são pessoas conhecidas q vc so descobre mais sobre a história delas. as q nunca tinha ouvido falar fiquei mt feliz de conhecer.
abriu minha perspectiva pra mts coisas e particularmente adorei o termo "assimilacionista" q nunca tinha ouvido falar.
queria q tivesse um desses pra a história do brasil

Gyu 20/02/2024

"Conte uma história de determinada maneira. Faça um filme que pinte você como heróis. Junte pessoas suficientes ao seu lado para confirmar que você está certo. E você está certo. Mesmo estando errado. E uma vez que disserem que você está certo por tempo suficiente, e uma vez que você está certo tem levado você a uma vida de privilégios e lucro, você faria qualquer coisa para não provarem que você está errado. Até mesmo fingir que seres humanos não são humanos."