Critical Role: Vox Machina - Kith & Kin

Critical Role: Vox Machina - Kith & Kin Marieke Nijkamp

Resenhas - Critical Role: Vox Machina - Kith & Kin

Clara / Adhara 05/06/2023

Estava com as expectativas bem baixas em relação a esse livro, levando em conta que as resenhas que li eram basicamente "oito ou oitenta" e tive uma surpresa positiva.

Não é uma história revolucionária e para quem não é fã de critical role, vox machina ou dos gêmeos, não vale nem um pouco a pena. É uma história para quem já gosta dos personagens.

O enredo principal demora um pouco a engatar mas acabei curtindo o desenvolvimento. Não é nada extraordinário mas é uma história que se sustenta bem dentro do universo estabelecido de Exandria.

Ainda não entendi direito como a Vex acabou sendo o alvo da Clasp, ficou meio confuso, além de que me pareceu uma medida drástica demais para uma simples discussão. Entendo que era um gancho necessário para justificar o envolvimento do Vax com a Clasp mas ainda assim... meio inverossímil na minha opinião.

Os flashbacks foram incríveis e mesmo já sabendo o desfecho da situação, meu coração se partiu mais uma vez. Os gêmeos, junto com o Percy, são os meus personagens preferidos de Vox Machina e vislumbres do passado deles aquece meu coração.

Trinket é o melhor urso do universo e morro de amores toda vez que o Vax chama ele de sobrinho kkkkk

Achei o "romance" meio desnecessário mas eu amo que a bissexualidade dos gêmeos tá bem em evidência no livro. É algo que não dá para passar despercebido e não pode ser ignorado.

Sinto que li muitas vezes a frase "walk away" e não tenho certeza se foi apenas impressão ou se foi uma referência que passou um pouco dos limites, já que o Vax sempre dizia "and I walk away" em momentos críticos da campanha.

A narração do audiobook é definitivamente a melhor parte da história. Robbie Daymond narrando é simplesmente incrível (já tinha ouvido outros audiobooks narrados por ele mas saber que ele era o narrador desse foi o que me convenceu a optar pelo audiobook). Eu achava que a Laura e o Liam iam apenas fazer pequenas aparições durante a narração mas estava completamente enganada. Todo o diálogo dos gêmeos é narrado por eles e foi uma decisão muito acertada da produção. Acredito que teria sido estranho ouvir outras pessoas fazendo a voz deles.

No geral: se é você é fã: leia. Caso não: pode passar longe.

Você 03/01/2023

Kith & Kin
"Vex and he had never been separated this long before, never longer than hours. It felt like missing a part of himself, like his heartbeat was only half of what it should be, and he'd been disconnected from the one person who anchored him."

Você gosta de Critical Role e quer sofrer ainda mais pelos gêmeos? Pois então esse livro é exatamente pra você!
Mas agora falando sério, o livro mostra os gêmeos antes da formação de Vox Machina e conta algumas histórias que a gente já sabia por cima (como o Vax virou membro da Clasp, a vida deles em Syngorn, etc). O livro em si é muito bem escrito e por mais que seja um pouco estranho ver tantas descrições de Exandria sem a narração do Matt, ainda faz um belo trabalho de mostrar mais lugares do mundo. Os personagens novos que são introduzidos são bem construídos e enriquecem a trama e os gêmeos foram escritos perfeitamente.
Outra coisa que eu gostei bastante foi como a bissexualidade dos dois foi mais explorada aqui do que na campanha em si. Por mais que eu ainda quisesse ver um pouco mais da Vex entendo que não faria sentido com a personagem (especialmente nessa época, quando eles ainda estavam lutando tanto por sobrevivência) mas o que teve já me deixou contente.
Acho que esse livro não funcionaria direito pra quem não tem conhecimento nenhum sobre Critical Role ou a história dos gêmeos, porque apesar de explicar muitas coisas ele na maior parte das vezes só expande o que a gente já sabia e se interessava antes. Além disso, o ponto principal do livro é o quanto que dói ver os gêmeos sabendo do final da história deles...
Enfim, dei cinco estrelas porque eu sempre vou dar cinco estrelas pra qualquer coisa de Critical Role, mas também porque o livro me prendeu e a história foi bem contada com alguns plot twists que eu não imaginava.