Marxismo(s) e educação

Marxismo(s) e educação Anita Helen Schlesener...




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Nathan Oak 09/05/2021

Arte da gente
A educação passou por diversas mudanças desde o início da era moderna, saindo da exclusividade para uma elite para a ampla difusão de público. No entanto, a educação enquanto sistema de formação pessoal e social do indivíduo/cidadão sofre mudanças para se adequar ao sistema econômico vigente.
Educação artística, educação filosófica, musical, por exemplo, ficam disponíveis para uma elite que detém tempo e subsídios para estudar temáticas desse tipo; já a educação técnica, estritamente voltada para a repetição de atividades manuais quase sempre para a reprodução industrial, são destinadas à grande massa populacional que necessita de dinheiro para se alimentar e aos seus.
Estudos de arte, política, filosofia, etc. demandam tempo, subsídios materiais e principalmente acesso a linguagem específica de cada área do conhecimento. A educação se torna, para o pobre, o único lugar onde se pode ter acesso à cultura. Mesmo que esta escola moderna não detenha programas de iniciação cultural, ela propicia o sentimento de pertencimento cultural, de contato com o mundo culto. A escola é um ambiente de conflitos e guerras culturais entre aqueles que detém os meios de produção e aqueles que detém somente os braços para viver.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR