Freud

Freud Carlos Estevam

Resenhas - Freud- Vida e Obra

melbernardoo 06/01/2024

Uma boa introdução
Carlos Estevam é habilidoso e sucinto nesta obra que tem como interesse dar ao leitor uma perspectiva geral do trabalho psicanalítico de Sigmund Freud. A leitura é muitíssimo boa, li em um dia apenas durante uma viagem de carro. Me despertou o interesse de ler mais sobre Freud.
Primeiro do ano finalizado com sucesso e excelência!

Marimá 16/04/2023

Sei lá
O livro fala bastante sobre psicanálise e psicologia como principal (lembrando aqui que não fala sobre a opinião de Freud sobre religião e arte) e é um bom livro nesse quesito mas eu acho que como demostra como principal fator para ajudar nos problemas psicológicos a busca pelos acontecimentos do passado, há coisas bem repetitivas tipo: fulano se comportava de um jeito específico, aí foi descobrindo coisas do seu passado e depois o problema foi resolvido depois dessa descoberta e é sempre nesse esquema.

É um livro curto porém achei o meio chatinho, é um bom prólogo para estudar mais e ter um aprofundamento maior mas não acho que curti tanto assim.

Leiliane R. Falcão 15/01/2023

Perfeita introdução ao mundo da psicanálise
Li este livro por indicação de uma amiga que é uma grande psicóloga, pois estava procurando uma leitura que me introduzisse no mundo da psicanálise. De fato, o livro cumpre magistralmente este papel. O autor é extremamente didático, e consegue tornar comum mesmo ao leitor leigo, conceitos complexos acerca das teorias de Freud. Os exemplos demonstrados ao longo da obra tornam os conceitos mais palpáveis.
Ler este livro me deixou imensamente feliz, por ter a oportunidade de conhecer a obra de uma figura que sempre me intrigou, de maneira tão leve, apesar dos temas críticos, e extremamente bem explicada.
O último capítulo do livro é uma breve análise da biografia do Freud.
Entendo que este livro seja semelhante a meramente molhar os pés em meio ao oceano da psicanálise, mas mesmo assim, cumpre seu papel ao prepara o terreno para leituras mais robustas, e deixar o leitor com vontade de aprofundar conhecimento nesta área tão instigante.

Jess.Carmo 26/09/2021

Um comentário simplificado da obra freudiana.
Apesar da pretensão de ser apenas um comentário geral sobre a obra freudiana, o livro cai em um comentário simplista da obra freudiana.

site: https://www.instagram.com/carmojess/

Mah 23/03/2011

Freud Vida & Obra
Aqueles que almejam estudar psicologia ou ter alguma noção a respeito do tema, com certeza vão achar este livro interessante. Foram esses os motivos que me levaram à leitura do mesmo.

Como o próprio autor menciona, a obra foi escrita de modo a poder ser lida por qualquer um que esteja interessado em conhecer as ideias de Freud.

A partir de uma linguagem simples e prática, Carlos Estevam apresenta, de forma bastante elucidativa, algumas das principais teorias de Freud, simplificando e facilitando a abordagem de assuntos que muitas vezes podem parecer complicados.

Um livro pequeno e rápido, mas gostoso de ler e cheio de conteúdos interessantes que deveriam atrair cada um de nós...

Recomendo e aproveito para citar uma frase freudiana que encontrei em meio às páginas deste livrinho:

"Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo. Aquele que não fala com os lábios, fala com a ponta dos dedos; nós nos traímos por todos os poros."