A verdade sobre a morte de Félix de Albuquerque

A verdade sobre a morte de Félix de Albuquerque Lucas Brito

Resenhas - A verdade sobre a morte de Félix de Albuquerque

al16zn 15/02/2024

A soberba precede a queda
Um conto bem curto que nos mostra que ser nossa ambição às vezes nos leva a lugares terríveis e, dependendo, até fatais.

O que parecia apenas um suspense policial tra um ensinamento que podemos levar pra vida mas, se estivéssemos no lugar daqueles homens, teríamos feito diferente?

Ana 20/10/2022

Esse conto é tudoooo!
Como amo as histórias do Lucas. Nesse conto, o que começa com uma investigação para descobrir a verdade sobre a morte de Felix Albuquerque, toma um rumo completamente diferente quando o inspetor encontra uma carta deixada pela vítima. Carta essa que revela não apenas o motivo da morte, mas também fatos que mostram que o inspetor está mais envolvido na situação do que imagina.
O plot dessa história é algo que já foi muito explorado, escrito e reescrito, mas aqui o autor trouxe com maestria, de forma a nos fazer mergulhar e até dar um sorrisinho só final pela sagacidade da situação.
Fico maravilhada o quanto nossa literatura é rica, temos autores nacionais fantásticos. A escrita do Lucas é incrível e envolvente e, sem dúvidas, se tornou um dos meus autores preferidos de terror!

Dear.Manoel.Neto 04/09/2022

Até onde a ambição pode te destruir
Iniciando com o que parecia ser um simples mistério de assassinato/suspense onde acompanhamos um inspetor investigar a real causa da morte do personagem título, com as páginas avançando, você vai se surpreendendo com uma carta deixada pela vítima e suas revelações, mudando totalmente o tom que o livro vinha a tendo, e deixando-o cada vez mais emergencial em meio à reviravoltas cruéis, até o seu final chocante.

Brunna Brasil 23/01/2022

"O dinheiro não só fala, como faz muita gente calar a boca."
Millôr Fernandes

A frase acima se aplica muito bem ao conto, ainda mais se você substituir o substantivo "dinheiro" por "desejo".

A Verdade Sobre a Morte de Felix de Albuquerque nos apresenta ao personagem Lamarck, o inspetor-chefe responsável pelo caso do magnata que dá título à história.

Felix aparentemente se suicidou, após passar cerca de um ano desaparecido. Além do sangue e miolos espalhados pelo lugar de sua morte, ele deixou uma carta explicando o que aconteceu.

Mas ela está longe de ser uma carta de suicídio. A explicação toda parece revelar que o milionário havia perdido a sanidade.

Um contrato assinado em uma língua estranha. Um desconhecido que prometia salvá-lo da falência através da simples assinatura do termo. Mas isso havia sido dez anos atrás. Tudo na carta parece envolto em mistério e fantasia.

Será que foi mesmo suicídio? O caso traz memórias antigas à mente de Lamarck, memórias de quando era apenas um policial em início de carreira.

Como será que as vidas de Lamarck e Felix se entrelaçam? Só a leitura do conto poderá dizer...

***

O conto é dividido em quatro capítulos super fluidos e misteriosos, que instigam o leitor do começo ao fim.

O modo como as duas histórias se entrelaçam (de 2 maneiras diferentes) é bem desenvolvida e me fez torcer por uma resolução positiva para Lamarck até o último instante.

Rusiano Paulino 22/01/2022

Tenso e surpreendente
Quando uma investigação toma um rumo inesperado e uma torrente de acontecimentos surpreende os investigadores, não há muito a se fazer a não ser desesperar-se.
Mas será que ainda há tempo para redenção? Ou a roda do tempo cobrará seu preço por erros antigos?
O autor foi muito feliz na simbiose entre suspense, terror e ambientação de literatura policial. As revelações inesperadas atiram o leitor em uma sequência de leitura impossível de parar. A verdade pode ser mais dura do que o concreto de qualquer calçada.