O Espetacular Homem-Aranha por David Michelinie e Todd McFarlane

O Espetacular Homem-Aranha por David Michelinie e Todd McFarlane Alex Saviuk...

Resenhas - Homem-Aranha por David Michelinie e Todd McFarlane

Jackson240784 05/03/2024

Nesse que foi o primeiro omnibus do aracnideo, temos a estreia do mortal Venom elem de velhos inimigos conhecidos como o Mystério e o Escorpião; algumas parcerias com Capitão América, Hulk e a Gata Negra. Simplesmente o desenho do aranha feito pelo Todd é um dos que mais gosto. Sem contar que parece ter sido a base para a criação do Spawn.

Leonardo 04/01/2024

Pegada bastante humana do Peter. Uma história após guerras secretas, onde o homem aranha se encontra com seu uniforme preto. Vemos a Mary Jane como modelo e sustentando o Peter, o que deixa o herói bastante frustrado. Peter leva sua vida de fotógrafo, mas só com bicos que aparecem para ele. Tia May se encontra com um sua pensão que serviu de lar de aluguel para outras pessoas. Peter e Mary estão recém casados e a fama dela ajuda eles a alugarem apartamentos bons para manter a imagem dela. As aparições foram de Octopus, onde o vilão estava separado de seus braços robóticos e podemos ver o medo que ele sente ao pensar e enfrentar o Homem-Aranha. O Chance, que é um vilão diferente e movido as suas tecnologias, tem a sua aparição e até atuação junto com o herói aracnídeo. Já a parte do Venom mostra a origem do Eddie Bock, como o simbionte foi parar nele e toda sua raiva contra Peter Parker. Também temos uma proposta de emprego pro Peter, que está precisando trabalhar, porém o deixa em maus lençóis pois o emprego é para uma empresa no Kansas e ele está morando no centro de Manhattan, como uma pessoa casada, ele tem que decidir junto de Mary Jane o que leva os dois a pensarem bastante. Porém, Peter abre mão e prefere ficar com sua amada, onde não atrapalhe os sonhos de carreira dela. De repente, um empresário aparece para que Peter divulgue um livro em seu nome, mas que o Clarim Diário tem todos os direitos em cima porque o próprio Parker havia assinado. Então, Peter sai em turnê Lara divulgação de seu livro, enquanto MJ acaba sendo sequestrada pelo dono do novo apartamento deles, deixando Peter maluco. Após eletrocutar os capangas e apagar o sequestrador, Mary Jane consegue escapar e encontrar Peter que estava lutando contra criminosos contratados para acabar com ele. Após esses acontecimentos, o casal é despachado do prédio em que moravam e vão morar com a tia May. Frustrados por não estarem conseguindo trabalhos, a vida de ambos se encontra difícil e desgastante, mas seguem se amando. Temos as aparições do professor Curt Connors como lagarto, um vilão chamado Açor que é contratado para algumas missões. A Gata Negra aparece procurando o Homem-Aranha, mas ela não sabia que ele havia se casado até o Venom acabar com a surpresa, além de bater nela. Raposa Negra também surge com relação em um roubo onde o Gatuno também está envolvido. Duende Macabro aparece para roubar o soro do Harry Osborn, onde o mesmo havia perdido sua memória e tinha se casado e tudo um filho, o pequeno Norman. O Mysterio também aparece juntamente com uma abertura de um portão liberando demônios pela cidade de Manhattan e Nova York. O Venom se liberta da prisão e atemoriza a vida do Aranha junto de sua amada esposa, até que em um novo embate o Homem-Aranha leva a melhor, fazendo com que o simbionte sente sair do Eddie e ir para ele, mas já tinha se fundido ao corpo do seu novo hospedeiro. O Escorpião também tem sua aparição, querendo sua vingança do J.J.James, o culpando por ter se transformado em um Escorpião. Capitão América surge numa missão para ajudar os EUA a provar sua inocência numa tentativa de morte de um rei e morte do secretário de Symkaria.
O sequestrador da Mary Jane faz com que ela não consiga mais nenhum trabalho como modelo e fica lhe mandando ameaças mesmo dentro da prisão. Temos as aparições de alguns vilões que estavam tentando matar o Aranha, como o Rei do Crime, Graviton, Magneto e Doutor Destino. Graviton na primeira luta leva a melhor, mas em seguida apanha do Homem-Aranha após o herói ter sido exposto a uma energia estranha de uma explosão do laboratório da sua faculdade onde o cientista responsável trabalhava. Peter percebe seus poderes mais amplificados e mais poderosos, dando um sarrafo até no Magneto, que achava que o aracnídeo fosse um mutante que ajudaria na guerra contra os humanos. Titânia também dá as caras, mas o omnibus apenas relata sua participação. O Hulk também é mandado para acabar com o Spider, mas o mesmo acaba levando uma surra e levando um soco que lhe fez parar em órbita. Loki aparece pra ativar os sentinelas que estavam sendo criados para o projeto Ninrode e faz com que os três se fundam e fiquem muito fortes. Mas, como reviravolta e explicações dos poderes, apelões do aranha, ele ganha o poder do Capitão Universo, onde ele consegue desviar o fluxo de gravitões, por exemplo, permite o voo. O Capitão Universo também pode mudar a matéria no nível atômico, por exemplo, para transmutar uma substância para outra ou para mudar a forma de um objeto. Eliminando os sentinelas e voltando a ser o Homem-Aranha normal. No final temos o Gatuno trabalhando para a Silver Sable e o Flash Tompson namorando com a Gata Negra. Tia May ficou cuidando de um amigo que estava com uma doença de coração, Peter e Mary Jane estavam morando em um apartamento próprio e Mary Jane conseguiu um trabalho de atriz em uma novela. Omnibus excelente, contendo explicações de alguns acontecimentos que surgiram de outras histórias da mesma época ligadas ao universo Marvel. Uma abordagem legal dos vilões, da vida pessoal do Peter, da humanidade do personagem em si, da sua vida de casado, perrengues do trabalho. Eu me coloquei no lugar do personagem em muitos casos, achei top demais. Além de ter a origem do Venom Eddie Brock, na edição de n° 300. Primeira HQ que eu li do Homem-Aranha, mas já esperava um material de qualidade, sem falar das ilustrações e traços, um dos melhores que já vi.

Tico Menezes 03/01/2022

Uma edição definitivamente Espetacular!
O primeiro Omnibus do Aranha chegou num baita estilo! E minha primeira leitura do ano não poderia ser mais divertida.
Nesse encadernado gigantesco, acompanhamos a fase de David Michelinie no roteiro e Todd McFarlane na arte. É uma fase longa, com passagens marcantes e arcos emocionantes que provam o quanto o Aranha é o herói mais humano da Marvel.

Vemos o nascimento de Venom, Mary Jane tendo o aprofundamento que a personagem merece - afinal, nos anos 80 não havia tanta gente disposta a debater feminismo e igualdade de gênero - e muito, mas muito perrengue financeiro para Peter Parker.
A fase de Michelinie tem alguns vícios dos anos 80/90, mas isso só incomoda na parte final do encadernado, que acaba trazendo uns arcos BEM nada a ver e mirabolantes, destoando da pegada humanizada e urbana dos capítulos anteriores. Mas é justamente na dinâmica do casal de jovens adultos que o roteirista acerta a mão. Peter e MJ causam uma identificação absurda com pessoas que estão começando a vida adulta, que se desdobram para se dedicar à carreira e pagar aluguel, que tentam equilibrar bem-estar pessoal com uma boa relação com a família e entendem que relacionamentos tem percalços, aprendizados difíceis, mas podem ir além do comum se houver disposição para conversas e humildade para admitir erros.

É uma fase sensível, bonita, ABSURDAMENTE bem desenhada e marcante. Tirando o já citado final mirabolante e destoante, o encadernado todo parece com reuniões felizes que temos com amigos que estão descobrindo a vida adulta. E é isso que o Aranha tem que ser, próximo como um amigo!