A bicicleta branca

A bicicleta branca Tony Pessoa

Resenhas - A bicicleta branca

slrmah 19/04/2024

O livro foi totalmente o contrário do que eu esperava e honestamente não sei se isso é algo bom ou ruim. Acredito que o livro nos surpreende e tem uma ótima premissa, mas a narrativa se perde em alguns momentos, pois acho que em muitos momentos foi uma história apressada, onde muita coisa acontecia em pouco tempo e isso não é necessariamente um problema, mas sim o fato de que me parece que os detalhes não foram utilizados da forma correta na narrativa. Ademais, recomendo a leitura, visto que é bem curta e ótima para conhecer livros que saiam da sua "zona de conforto".

@jaquepoesia 26/01/2022

🚲A Bicicleta Branca👵🏻
Resenha em primeira mão dessa obra vencedora do Prêmio Diversidades Literárias de Alagoas do escritor Tony Pessoa, mas atenção o livro terá seu lançamento oficial nas plataformas Facebook e Instagram no dia 12/03 e 13/03.

👧🏻Escrito em primeira pessoa, temos Alice narrando os fatos de sua juventude que a levaram a crescer, amadurecer e se transformar. Alice teve de aprender a lidar com a distância de seus amigos ainda muito cedo quando foi viver em colégio interno, não muito depois disso recebe a terrível notícia do acidente que matou seus pais.

👩🏻Ao atingir a maior idade resolve com o dinheiro deixado pelo pai cursar a faculdade Direito. Em certo dia um homem mais velho entra em sua casa para assedia-la e o que era uma intenção de estupro é vista por Alice de outra forma (não muito clara ao meu ver).
Alice começa a ter um certo envolvimento com este homem chamado Pedro, que some de sua vida sem dar explicações, até que ela descobre o que de fato aconteceu com ele através de uma notícia no jornal.

💍Tempo depois Alice se casa e acaba por viver um relacionamento bastante abusivo com Breno, sujeito viciado em jogo e alcoólatra. Daí em diante tudo piora em sua vida, até que ela se vê em uma situação muito difícil.

🚲A bicicleta branca presente de seu pai no aniversário de quinze anos é uma espécie de símbolo da juventude que a personagem faz questão de manter consigo durante um longo período.

👵🏻As marcas do tempo e tudo que aconteceu com Alice no decorrer de sua vida estão de alguma forma nela mesma, em sua aparência, sua forma de pensar e a forma como passa a enxergar sua vida aos oitenta e um anos, idade na qual narra suas experiências.