A liberdade total

A liberdade total Pablo Katchadjian

Resenhas - A liberdade total

Andre Fiks 04/07/2023

Tem que ser muito bom pra entreter sem revelar nada
Imagina devorar um livro em poucas horas sem nem saber os nomes dos personagens?

No começo eu não entendi e no final parecia que tava no começo. Nunca antes essa brincadeira foi tão legítima. A narrativa é um exercício em filosofia e, como todos esses exercícios, inevitavelmente mais complexo, vago e menos útil do que as ideias em si.

Desvendar os mistérios do que de fato está acontecendo foi um quebra-cabeça divertido. Mais divertido ainda foi ficar com os mistérios sem solução.

E no final, fica uma série de conclusõss básicas, mas agora recobertas de uma camada de afeto forjada pelos relacionamentos entre esses personagens sobre os quais não sabemos nada:

A liberdade absoluta só existe na solidão, mas será que vale a pena viver lá? A liberdade absoluta é livre de consequências e, portanto, nada livre. E mais algumas.

Enfim, não é para todo mundo. Ter um background em filosofia ajuda muito. Dentro do que se propôs a fazer, fez com maestria. Li em poucas horas e não larguei por 1 minuto.
luizhenrique.dourado.1 27/02/2024minha estante
Sua frase, "a liberdade absoluta só existe na solidão" é a chave do livro. Muito boa!