O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro Alexandre Dumas

Resenhas - O Máscara de Ferro

1 | 2 | 3 | 4

LetAcias 25/09/2022

Bom e com leitura fluida
É um livro bom, só que o final é muito corrido e, mesmo sendo um clássico, poderia ter o Filipe como rei por mais tempo. A leitura é fluida e vale a pena por ser uma adaptação em poucas páginas.

Duda Mel @epifania_literaria 20/02/2022

Então... O final não me convenceu
Ganhei esse livro na escola há alguns anos, numa feirinha.
Eu tinha uma lembrança muito vaga da minha mãe comentando sobre a estória que ela assistiu num filme e o escolhi dentre as possibilidades.
Começava a ler, parava. Começava e parava por diversos motivos. Depois de muito enrolar e estando sem ânimo para leitura, resolvi aproveitar para embarcar na estória, já que é bem curtinho o livro.
Uma palavra define minha experiência de leitura: decepção. Talvez eu tenha criado expectativa demais.
A estória não é toda ruim. Achei a escrita um tanto corrida, todavia problema encontra-se no desfecho que deixou muito a desejar. Não tem um final feliz ou, no mínimo, aceitável. Ele simplesmente acaba sem terminar.
Contei a minha mãe e até ela ficou frustrada, disse que prefere a versão do filme mesmo. Não assisti ainda, mas, pelo que soube, deve ser melhor mesmo.

Cyndi2 30/08/2023

O humilhado continuou humilhado
A leitura extremamente rápida e os acontecimentos te prendiam. Mas o final deixou muito a desejar, mas por questão pessoal msm...
A parte da revelação deveria ter sido mais surpreendente e o final ter sido diferente.

O miserável continuou miserável.

Blenda Costa 06/01/2024

O Máscara de Ferro é um dos livros que cativou por completo, por conter um enredo envolvente, recheado de mistérios e tramas, onde seu plano de fundo é um Rei Francês embora seja uma história fictícia seus personagens possuem os nomes de pessoas importantes da França, como o Rei Luís XIV, Filipe Duque de Orléans, Nicolas Fouquet primeiro-ministro, Jules Mazarino primeiro-ministro, dentre outros personagens históricos.??

Babi.Abreu01 01/04/2024

Amo esse autor, pra mim é um dos melhores de sua época.
Nessa edição temos um resumão da história para crianças.
É bem resumida mesmo, mas já dá pra conhecer um pouco da escrita do autor.
Mas por ser um resumo, fica bastante coisa confusa, por isso dei apenas 3 estrelas. Mas já quero ler a edição com texto integral para me deliciar com essa obra prima.

malufortes 24/06/2021

O homem da máscara de ferro
Foi muito legal conhecer essa aventura que é a história que originou os três mosqueteiros. (Ou é uma continuação dela, não lembro, mas tem eles como personagens). Mas não achei que ela me prendeu muito, é meio chata e eu não gostei do final, achei nada a ver e mal construído.

Francisco 04/01/2021

Athos, Porthos, até mais ver! Aramis, para sempre, adeus!
Essa história se passa na França do século XVII e é a última aventura de d'Artagnan e os três mosqueteiros. A sociedade francesa já não é mais a mesma que prezava a honra como antes. Agora é um meio onde a frivolidade e a bajulação imperam. d'Artagnan, já com cinquenta anos, é chefe dos mosqueteiros no reinado de Luís XIV. Porthos é barão e Athos mora em um castelo Blois, juntamente com seu filho adotivo Raul, o Visconde de Bragelonne. Aramis possui um elevado cargo eclesiástico como Superior Geral da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas) e seu poder e influência política são crescentes de forma que sua amizade com d'Artagnan e Porthos já não é mais verdadeira como outrora, tornando-se bastante ambicioso e ardiloso.

Todo o enredo gira em torno do mistério de Filipe, um prisioneiro encarcerado na Bastilha desde sua juventude sob a supervisão de Baisemeaux de Montlezun, o governador dessa prisão, por razões políticas desconhecidas, posteriormente condenado a utilizar uma máscara de ferro afim de ocultar-lhe o rosto em uma outra prisão, na Ilha de Santa Margarida . No entanto, ao longo da obra, depreende-se que a razão de sua prisão é ser irmão de Luís XIV e com esse ter muita semelhança física, para que não viesse a obter seu Reinado por direito, do qual foi privado por seu irmão Luís XIV e sua própria mãe Ana d'Áustria.

Aramis trama uma conspiração contra Luís XIV, ao aprisioná-lo na Bastilha e o substituir por seu irmão Filipe. Contudo a conspiração malgrada por muitas razões e assim a história se desenrola.

Uma curiosidade é que publicada em 1847, essa obra nunca teve o nome "O Homem da Máscara de Ferro", mas sim "O Visconde de Bragelonne", que na íntegra possui mais de 2500 páginas e possui pouquíssimas edições brasileiras.

Essa é uma obra com muito suspense, intrigas e muitos toques de aventura como é sinônimo de Dumas, seu autor. Recomendo a leitura desse inigualável clássico da literatura universal.

Ariana 11/10/2014

Livro: O homem da Máscara de Ferro
"O homem da máscara de ferro" é um livro muito interessante. Este, no caso, me chamou atenção por ser um livro por meio de quadrinhos! Sim!!! Achei super interessante a ilustração e o cuidado que obtiveram ao narrar a história utilizando este tipo de recurso... Sei que muitos não gostam de muitas ilustrações, mas eu amei! Não sei se posso chamá-lo de livreto, por conter apenas 41 páginas de história, informações sobre o autor, contexto histórico do livro, lugares na história, outros romances de Dumas Pai, Eventos importantes e o Palco e Tela. Estes textos são curtíssimos.

Sua narrativa está sempre relacionada aos fatos decorrentes de cada cena ilustrada, e também com as falas dos personagens. Há mais a parte onde o narrador nos esclarece sobre a história do que os próprio personagens dialogando. Claro que há importância em seus diálogos, porem são curtos.

Por volta de 1370, foi construida a Bastilha, que se tornará uma prisão durante o reinando de Carlos VI, no século XVII, durante a Regência do Cardeal Richelieu. Esta Bastilha, nada mais era que, uma espécie de prisão para opressores, letrados, adversário e outros. Inicia a história contada de um casal imperadores que havia dado a luz a um filho, e este seria o herdeiro de seu reino. Ao passar de muito tempo, chega um prisioneiro, cujo nome e qualquer dado pessoal era desconhecido, mas conhecido o como "Máscara de Ferro", por utilizá-la. Aparentemente, e acreditamos, que era muito incomodo utilizá-la, pelo seu formato e peso. Embora que muitas pessoas não conseguiam distinguir o formato e como era o rosto deste homem, percebiam que havia gestos delicados e refinados o conduziam a raciocínio.

Por perceberem tamanha semelhança com o rei vigente, Luís XIV. Ao perceber isso, Aramis, elabora um plano para trocar o Rei que era mal, por um Rei delicado e que se importava com o outro. Para isso, precisava envolver várias pessoas para trocar o Rei pelo prisioneiro. Uma certa noite, estava tudo pronto para a troca. "Máscara de ferro" estudara muito pontos do Rei para que as pessoas não percebessem essa troca. Então, ele tinha se escondido no "forro" do castelo para estudá-lo.

Uma certa noite, enquanto Luis dormia, alguns homens mascarados apareceram em seu quarto com os rostos cobertos e ameaçando-o de morte se não obedecesse. E houve a troca entre o Rei malvado e o prisioneiro gentil.

Pararei por aqui para não fazer spoller! E te convido para mergulhar nesta leitura!!!

site: http://ariabooks.blogspot.com.br/2014/09/livro-o-homem-da-mascara-de-ferro.html#more
Leandro.Junio 15/06/2016minha estante
Era disso que estava precisando pro meu trabalho que vou apresentar muito obg !

Felipe.Jaeger 29/05/2019minha estante
Obrigado por esclarecer a história para mim o meu livro é em inglês é meio foda de entender

Giovana 06/09/2015

O livro é muito bom, recomendo a leitura. No entanto, ainda acho melhor a leitura do título original O Visconde de Bragelonne, terceiro livro das Aventuras de D'Artagnan ^^

Cassouti 14/10/2022

gosteiii
eu nao imaginava que ia gostar do jeito que gostei, todo o decorrer é muito bom, porém achei meio apressado e o final muito ruim, mas muito condizente.
por ser uma adaptação, entendo, mas queria que o original nao fosse tak grande pra eu ter realmente todas as infos

GabyyAlmeida 17/11/2020

O Máscara de Ferro
Um livro de ação, emoção e intrigas, com um fim inesperado... Muito bom para quem pretende começar um hábito de leitura!

Aline Casellato 18/02/2020

Tentador
"O Homem da Máscara de Ferro" para os leitores mais atentos logo será visto em suas primeiras páginas ( Prólogo ) que o livro se trata de um enxerto resumido de um dos últimos capítulos do livro "O Visconde de Bragelonne", o qual é a última obra da saga "Os Três Mosqueteiros".

Por se tratar da continuidade de uma história, quem não conhece a trilogia de livros ( como é o meu caso) sentirá que está um pouco perdido, sobre tudo nos relacionamentos, objetivos e motivações de cada personagem. No entanto ao longo das 87 páginas conhecemos um Rei vaidoso e seu irmão gêmeo Felipe que quando nasceu foi separado da realeza para que não ficassem dúvidas sobre quem deveria deter o reino.
Sendo essa a trama central conhecemos Aramis, ex mosqueteiro e agora Bispo que cansado das tiranias do Rei, e também visando seu maior desejo de chegar ao papado, arma um plano para realizar a troca de irmãos colocando Felipe no trono e Luis XIV na prisão. Envolvendo pessoas inocentes e amigos, que pouco parecem conhecer de seu egoísmo, a história se segue sucinta e ao finalizar temos o desejo de saber mais sobre os mosqueteiros e sua juventude.
Para mim o livro veio para contar essa lenda que existe acerca do Homem da Máscara de Ferro, pessoa essa que realmente existiu, no entanto pouco se sabe sobre sua verdadeira identidade. Por esse motivo e também o gostinho de "quero mais" considero o livro BOM, e nada mais que isso.

1 | 2 | 3 | 4