O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro Alexandre Dumas

Resenhas - O Máscara de Ferro

1 | 2 | 3 | 4

Tine 05/05/2022

Resenha homem da máscara de ferro
Não é um livro péssimo, não, mas como era um livro para se ler para fazer prova eu acabei tendo que ler com pressa e sem vontade, então a experiência foi ruim e o tipo de livro não é um do qual eu esteja acostumada, mas não é de todo mal. Dê uma chance, talvez você goste.

Duda Mel @epifania_literaria 20/02/2022

Então... O final não me convenceu
Ganhei esse livro na escola há alguns anos, numa feirinha.
Eu tinha uma lembrança muito vaga da minha mãe comentando sobre a estória que ela assistiu num filme e o escolhi dentre as possibilidades.
Começava a ler, parava. Começava e parava por diversos motivos. Depois de muito enrolar e estando sem ânimo para leitura, resolvi aproveitar para embarcar na estória, já que é bem curtinho o livro.
Uma palavra define minha experiência de leitura: decepção. Talvez eu tenha criado expectativa demais.
A estória não é toda ruim. Achei a escrita um tanto corrida, todavia problema encontra-se no desfecho que deixou muito a desejar. Não tem um final feliz ou, no mínimo, aceitável. Ele simplesmente acaba sem terminar.
Contei a minha mãe e até ela ficou frustrada, disse que prefere a versão do filme mesmo. Não assisti ainda, mas, pelo que soube, deve ser melhor mesmo.

Infinita Ishtar 09/02/2022

Simples e direto
Essa edição do "Homem da Máscara de Ferro" (que, pelo que diz o prefácio, nada mais é do que 60 capítulos retirados de "O Visconde de Bragelonne") é uma adaptação da versão original da história (muitissimo mais comprida) e, por esse motivo, é simples e direta.
O livro tem um teor levemente infantil e é bem simples de ler, uma vez que os capítulos são pequenos e as páginas são poucas.
A história tem uma trama bem interessante, baseada em rumores históricos no mínimo notáveis e a forma pela qual foi explorada nessa adaptação não foi das melhores, mas da pro gasto. As vezes, sinto que faltou um pouco de seriedade na história e as ilustrações também passam essa impressão.
Contudo, não vou me concentrar em críticas como essa, uma vez que essa edição do livro provavelmente visa um público mais infantil. Ademais, a história é interessante e até que bem fluída, mas não traz qualquer inovação nem nada demais.
Senti vontade de ler a versão original qualquer dia.

Anatocles 25/08/2021

É um livro ótimo com uma história que te prende do início ao fim. A forma de escrita é bem fluida assim como as outras obras de Alexandre Dumas.

Alda 09/07/2021

Uma bela lição..
Clássico da literatura.. a máscara de ferro é uma obra que cativa o leitor e nós faz pensar em coisas da vida de forma mais humana e até mesmo graciosa.

malufortes 24/06/2021

O homem da máscara de ferro
Foi muito legal conhecer essa aventura que é a história que originou os três mosqueteiros. (Ou é uma continuação dela, não lembro, mas tem eles como personagens). Mas não achei que ela me prendeu muito, é meio chata e eu não gostei do final, achei nada a ver e mal construído.

Francisco 04/01/2021

Athos, Porthos, até mais ver! Aramis, para sempre, adeus!
Essa história se passa na França do século XVII e é a última aventura de d'Artagnan e os três mosqueteiros. A sociedade francesa já não é mais a mesma que prezava a honra como antes. Agora é um meio onde a frivolidade e a bajulação imperam. d'Artagnan, já com cinquenta anos, é chefe dos mosqueteiros no reinado de Luís XIV. Porthos é barão e Athos mora em um castelo Blois, juntamente com seu filho adotivo Raul, o Visconde de Bragelonne. Aramis possui um elevado cargo eclesiástico como Superior Geral da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas) e seu poder e influência política são crescentes de forma que sua amizade com d'Artagnan e Porthos já não é mais verdadeira como outrora, tornando-se bastante ambicioso e ardiloso.

Todo o enredo gira em torno do mistério de Filipe, um prisioneiro encarcerado na Bastilha desde sua juventude sob a supervisão de Baisemeaux de Montlezun, o governador dessa prisão, por razões políticas desconhecidas, posteriormente condenado a utilizar uma máscara de ferro afim de ocultar-lhe o rosto em uma outra prisão, na Ilha de Santa Margarida . No entanto, ao longo da obra, depreende-se que a razão de sua prisão é ser irmão de Luís XIV e com esse ter muita semelhança física, para que não viesse a obter seu Reinado por direito, do qual foi privado por seu irmão Luís XIV e sua própria mãe Ana d'Áustria.

Aramis trama uma conspiração contra Luís XIV, ao aprisioná-lo na Bastilha e o substituir por seu irmão Filipe. Contudo a conspiração malgrada por muitas razões e assim a história se desenrola.

Uma curiosidade é que publicada em 1847, essa obra nunca teve o nome "O Homem da Máscara de Ferro", mas sim "O Visconde de Bragelonne", que na íntegra possui mais de 2500 páginas e possui pouquíssimas edições brasileiras.

Essa é uma obra com muito suspense, intrigas e muitos toques de aventura como é sinônimo de Dumas, seu autor. Recomendo a leitura desse inigualável clássico da literatura universal.

GabyyAlmeida 17/11/2020

O Máscara de Ferro
Um livro de ação, emoção e intrigas, com um fim inesperado... Muito bom para quem pretende começar um hábito de leitura!

Carol.Silva 11/11/2020

Uma trama muito bem construída e instigante. Apesar do desfecho não ter sido do meu agrado, demonstra um posicionamento otimista quanto a natureza humana.

Daniel.Paulo 02/11/2020

Muito bom mas...
Bom mas gostaria que um certo personagem não tivesse o destino que teve

Bela 02/09/2020

Gostei apesar de achar a historia muito parecida com a a dos três mosqueteiros.

1 | 2 | 3 | 4