Fim dos dias

Fim dos dias Susan E E

Resenhas -

Beatriz.Carvalho 05/08/2021

Fim
O último livro vai ser sobre a decisão de Raffe. De que lado ele vai ficar quando a guerra entre humanos e anjos for declarada? A protagonista agora já está mais acostumada com os efeitos do mundo depois. Sobre sua irmã, sobre os seres criados, sobre ela mesma até. Quem ela era e quem ela se torna, sem deixar sua humanidade.
Uma lição que esse livro ensina é que devemos aprender a aceitar e respeitar o diferente. Não apenas o que já conhecemos ser diferente. Mas também o novo diferente. Porque o diferente assim como nós, tem seus medos, suas emoções, suas razões, seu lado bom e seu lado mau. Então devemos tentar nos colocar no lugar do outro e não julgar. Afinal o que nos torna especial e essencial ao mundo é o que somos de diferente.
Eu gostei dessa saga no geral.
Teve um final feliz? Teve. Apesar disso achei que podia ser mais emocionante. O livro termina com uma calma forçada depois de tanta emoção. Entendo que era o que os personagens precisavam depois de um apocalipse. Mas depois de página e páginas de emoções e acontecimentos bem elaborados, o final simples e corriqueiro me deu a sensação de não terminar a história realmente, como se tivesse algo ainda para acontecer.
Mas se você leu os dois primeiros, recomendo terminar essa trilogia para entender mais sobre o passado de Raffe e sobre esse universo literário criado.