Agora Que Ele Se Foi

Agora Que Ele Se Foi Elizabeth Acevedo

Resenhas - Agora que ele se foi

FabioAlves 23/02/2024

Um dos meus livros favoritos
A forma como a autora escolheu escrever o livro no início gera um desconforto, mas conforme a obra avança você entende porque foi escrito dessa forma, eu amei cada capítulo desse livro, que história linda, com certeza vale a leitura.

Mariana 27/01/2024

Gostei
Uma leitura emocionante para aquecer o coração. Uma história escrita em versos. Confesso que achei que seria difícil de entender mas foi uma leitura muito fluida.

Paula 19/01/2024

Incrivel
Esse livro foi inspirado num acidente aéreo . Conta a história de duas irmãs que só descobrem a existência uma da outra quando o pai morre nesse acidente. Mas o livro trás os pontos de vista das duas. E como as duas mesmo distantes tem tanto em comum .

Maria 10/01/2024

"Para a frente. Sempre para a frente".
Nossa. Que livro. Acho que ainda tô anestesiada. Que coisa mais tocante, gente, socorro. Eu comecei esse livro sem muitas expectativas - não sei o porquê, eu só pensei que ele fosse ser um daqueles livros que a gente gosta, mas não muito. Mas como eu estava enganada, e fico feliz por ter estado enganada. Foi uma experiência muito interessante, muito tocante. Eu levei uns dias pra ler, mas li umas 215 páginas só agora à noite. Simplesmente não conseguia mais parar de ler kkkk e valeu a pena. Eu não sei nem o que comentar. Que livro. Que coisa mais incrível.

kevin 30/12/2023

Diferenciado
Amei o jeito que ele foi escrito mas gostei principalmente em como ele com poucas palavras conseguiu falar MUITA coisa. Sai com a impressão de que consigo entender muito bem a mente das protagonistas e que convivi juntinho na história.

Michaela.Bertolli 27/12/2023

Nossos pais são humanos como nós.
Essa leitura me surpreendeu, um livro com palavras lindas, com ensinamentos sobre a vida, com pontos de vistas reflexivos.
Amei embarcar nessas páginas, ver esse caos da família e querer então abraçar Camino e Yahaira.
Nossos pais não são perfeitos e quando isso caí por terra perdemos as estribeiras, mas eles são humanos como nós, sangram como nós e experimentam esse mundo como nós e esse livro acentua isso.
Me despertou vontade de conhecer a República Dominicana e mais de sua cultura, estarei fazendo isso.
Eu com certeza lerei de novo! E vou guardar no coração, li no momento certo.
Você não vai ver isso, mas obrigada Valen por ter me presenteado com essa obra.
E posso dizer a vocês; Leiam, não vão se arrepender!

Ariela 11/12/2023

"Eu acho que o fantasma dele viverá onde o levarmos"
A história é bem rapidinha devido a narrativa de prosa e é repleta de cultura dominicana, além de ter uma ambientação incrível. cada um desses detalhes tornou o livro um prato cheio.

pra mim ele seria facilmente dividido em 2 partes: os primeiros 50%: luto visceral e os últimos 50%: encontros e um pouco de aconchego.

as personagens femininas são o grande ponto do livro, todas mulheres extremamente fortes e impossíveis de não se apegar, são definitivamente o foco principal. livro curto e o final da até um gosto de querer ler mais sobre essas personagens.

luna.gaia 07/11/2023

Um pai pode ser comprado por meio milhao de dolares?
Nao me adaptei muito com o modo de escrita, em forma de poesia, mas adorei a historia, achei super intrigante e bonita.
a trama é contada a partir do ponto de vista de duas irmas que ainda nao sabem desse parentesco. o pai delas vive uma vida dupla entre nova york e republica dominicana, mas um dia, o aviao 1112 cai e elas tem que lidar com a perda e a existencia uma da outra.
esse livro nao é so sobre luto, mas sobre autoconhecimento, fraternidade e vinculos. muito bonito ver a afinidade que as duas criam e a importância dos apoios que elas tinham alem do pai.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/10/2023

É impossível não se impressionar e se encantar com a narrativa em poesia de Acevedo, não conseguia parar de ler!
AGORA QUE ELE SE FOI (Clap When You Land, 2020) é mais um livro de Elizabeth Acevedo publicado no Brasil, cujo primeiro livro foi A Poeta X que é um dos meus favoritos da vida, a propósito, essa nova publicação se encaixa no mesmo patamar: cinco estrela e favoritado!

Em AGORA QUE ELE SE FOI vamos acompanhar através de uma estrutura de poema a história de Camino Rios e Yahaira Rios através da alternância entre a "narrativa" das duas. Enquanto Camino mora em um barrio na República Dominicana junto com sua tia desde que sua mãe morreu e seu pai mudou-se para Nova York; Yahaira mora em Nova York com seu pai e sua mãe, de modo que vive uma vida aparentemente normal, mas ainda assim complexa por ter descendência de dominicana e ver que seus pais não se dão tão bem assim, seus momentos de conforto é quando está com sua namorada.

O que Camino e Yahaira não sabem é que são irmãs e que seu pai tem uma vida dupla e enquanto uma boa parte do ano passa em Nova York, há sempre alguns meses que viaja para a República Dominicana para ficar com sua outra família; mas as duas estão a ponto de se conhecerem, de forma dramática e após uma terrível catástrofe: o avião em que o pai de Camino e Yahaira voava rumo a República Dominicana caiu e não houve sobreviventes.

Duas famílias, duas meninas vão ser terrivelmente modificadas após essa catástrofe e a vida de todo jamais serão a mesma, afinal, muito segredos serão revelados, muitas mágoas serão expostas e muita dor, medo, frustração e decisões terão de ser tomadas e enfrentadas.

Apesar de todo o clichê em AGORA QUE ELE SE FOI pois sabemos que tanto Camino e Yahaira eventualmente irão descobrir sobre a existência uma da outra e que vão bolar planos para se encontrarem e poderem prestar uma última homenagem ao pai, que por decisão da família ia ser enterrado na República Dominicana, o livro tem muitos plot twist que me emocionaram e me assustaram também, pois tiveram vários momentos de tensão.

No entanto, o que mais me encantou em AGORA QUE ELE SE FOI são as reflexões que Elizabeth Acevedo colocou em pauta sobre família, sobre luto, sobre se adaptar, sobre a fragilidade da vida, bem como também sobre o quanto podemos idealizar nossos pais e esquecer que são seres humanos e que tem segredos e não são perfeitos.

O livro mostra realmente vários contornos das possibilidades de acontecimento de quando uma pessoa morre e o quanto isso pode desestruturar toda uma família, mostra também o quanto catástrofes chamam atenção de todos por um tempo e inevitavelmente depois ninguém fala mais sobre o que aconteceu, porém para a família dos envolvidos a situação nunca será esquecida.

AGORA QUE ELE SE FOI é um livro que me emocionou demais mesmo em todos os sentidos e eu não conseguia soltar, porém quando precisava parar de ler eu vivia aquela adorável experiência de ficar lembrando da história e vivendo as páginas do livro enquanto fazia outras coisas.

Para completar, mesmo sendo uma história totalmente fictícia, Acevedo, prestou uma bela homenagem a todas as vidas perdidas na queda do voo 587 da American Airlines com destino à República Dominicana, e entre alguns dos passageiros haviam pessoas que tinham duas famílias e tiveram seus segredos revelados de forma tão brutal como se não fosse marcar as vidas dos familiares e amigos.

Para concluir só posso dizer uma coisa: leiam esse livro, se apaixonem por essa história tanto quanto eu e venham fazer parte do time que panfleta Elizabeth Acevedo nas terras tupiniquis.

site: www.delivroemlivro.com.br

Juliana 20/09/2023

Perdas, segredos, desafios e encontros.
Gostei do livro e da maneira como foi escrito. A história é interessante e mostra bem como a perda afetou a vida das duas.

Gislene.Batalha 13/09/2023

Agora que ele se foi
Camino Rios mora na República Dominica com a tia. Seu pai vem visitá-la todo verão para seu aniversário .
Yahaira Rios mora em Nova York com o pai e a mãe.
Com a queda do vôo 1112 Yanos Rios morre.
Assim começa a trajetória de descobertas na vida das duas ,que são filhas de Yanos.

Josana.Bispo 10/09/2023

O livro não trata apenas de perdas mas também de encontros. Encontros consigo mesma e com outras pessoas. Medos compartilhados e comuns na vida das mulheres. Sonhos e afetos.

Lulu 01/09/2023

Eu gostei do livro, no começo eu senti uma certa estranheza na escrita mas logo me apaixonei por ser escrito em forma de versos.
Foi muito bom conhecer essas duas meninas, irmãs que foram criadas de forma completamente diferente, têm culturas, crenças, realidades muito diferente uma da outra, mas que partilham da mesma dor.
Não sei exatamente o que faltou no livro, do que eu senti falta, mas sinto que faltou algo e por isso não dou uma nota maior, mas é um livro que vale a pena ser lido e que eu recomendaria.

natcalderini 16/08/2023

Superou as expectativas
Um livro escrito de forma diferente,em versos.No início achei um pouco estranho, porém ao conhecer a história das moças,Camino e Yahaira,uma da República Dominicana e outra de Nova Iorque.peguei gosto na leitura.
No início percebe que ambas possuem o mesmo pai, e conhecemos seus estágios de luto,após perder o pai em um trágico acidente de avião.
Interessante história sobre essas duas moças,com vidas totalmente diferentes,mas conectadas.

lendo_milac 07/08/2023

História em formato de poesia
No início, estranhei a forma da escrita. Não sou acostumada em ler histórias contadas em formato de poesia, mas, aos poucos, fui dando mais chances ao enredo e fui gostando. É claro que senti falta das partes detalhadas, mas isso não deixou de ser uma experiência boa em ler este tipo de narrativa. Conhecer a história na visão de Camino e Yahaira, duas adolescentes diferentes, com vidas diferentes, mas ligadas de alguma forma. Pude sentir as dores, momentos felizes e raivosos que as duas narraram com suas visões diferentes. Achei mais legal ainda, no fim, a escritora ter contado onde tirou sua inspiração para este livro. Recomendo a leitura!