Sobre bêbados e bebidas

Sobre bêbados e bebidas Charles Bukowski

Resenhas - Sobre bêbados e bebidas

Morgana.Canfild 23/03/2024

Literalmente um livro sobre bêbados, bebidas, bebedeiras e ressacas.
Contos retirados de outras obras do autor. Algumas entrevistas.
Buk? Buk? ????

?Beber é uma coisa emocional. É algo que nos tira do padrão da vida cotidiana, de tudo ser o mesmo. Que nos arranca do nosso corpo e da nossa mente e nos joga contra a parede. Eu tenho a sensação de que beber é uma forma de suicídio em que você tem a permissão de voltar à vida e recomeçar tudo no dia seguinte. É como você se matar e depois renascer. Acho que já vivi umas dez ou quinze mil vidas por essa altura.?

Rayza.Figueiredo 16/11/2023

Um dos melhores!
?Esta noite, me sinto envenenado, mijado, usado, gasto até o osso. Não é só a velhice, mas pode ter algo a ver com isso. Acho que a multidão, aquela multidão, a Humanidade, que sempre foi difícil pra mim, aquela multidão está ganhando, afinal. Acho que o grande problema é que tudo é uma performance repetida pra eles. Não há novidade neles. Nem mesmo o menor dos milagres. Apenas se arrastam sobre mim. Se, um dia, eu pudesse ver UMA pessoa fazendo ou dizendo algo incomum me ajudaria a seguir em frente. Mas são rançosos, bolorentos. Não há emoção. Olhos, ouvidos, pernas, vozes, mas... nada. Congelam-se dentro de si mesmos, se enganam, fingindo que estão vivos.?

Rafael1906 04/06/2023

Brigas, bebidas, mulheres e poesia.
Bukowski escrevia sob a influência do álcool, inspiração e combustível para seus textos. Um homem que escreve entre tapas, beijos e vícios. Através disso o autor explora temas como solidão, sexo, mulheres, amizade e morte.

Heitor 21/07/2022

O álcool é um suicídio diário
"Sobre bêbados e bebidas" é uma coletânea de poemas e pequenos trechos de romancea do autor onde todos envolvem álcool, mas honestamente para alguém acostumado com bukowski vai parecer mais um livro normal do autor, o que "mulheres" foi para o sexo, este livro é para o alcoolismo
Mas o que realmente me encantou nessa edição foram as fotos, desenhos e poemas escritos a mão do autor que estão inclusos nas páginas
No geral um ótimo livro para quem é fã de bukowski, recomendo

Biblioteca Álvaro Guerra 20/05/2022

Um autoproclamado “velho safado”, Bukowski usava o álcool como musa e como combustível – uma relação conflituosa responsável por alguns dos seus momentos mais sombrios bem como por algumas de suas maiores alegrias e iluminações. Em Sobre bêbados e bebidas, o especialista em Bukowski Abel Debritto reúne os trabalhos mais profundos, engraçados e notáveis sobre seus tapas e beijos com o vício – um assunto que lhe permitia explorar algumas das questões mais prementes da vida. Por meio da bebida, Bukowski consegue ficar sozinho, estar com outras pessoas, ser poeta, amante e amigo, ainda que, muitas vezes, a um preço muito alto. Sobre bêbados e bebidas é um testamento poderoso sobre os prazeres e as misérias de uma vida inebriada, e uma janela para a alma de um dos mais adorados escritores norte-americanos de todos os tempos."

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525439321

Thamara 06/11/2021

Então...
Foi meu primeiro contato com algum escrito do autor. Sobre essa obra, o que posso dizer é que não me agradou como leitora, achei o vocabulário sujo, o que particularmente incomoda minha leitura. É uma obra que tem como tema central a bebida, como o próprio título diz, e a relação do autor com seu vício alcoólico. Ele passou por diversas situações, que ao meu ver, foram constrangedoras e em meu ponto de vista, ficar sob o efeito do álcool interfere em nossa verdade essência! Entretanto, o autor afirma que isso ajuda com sua inspiração!

João 16/02/2021

Interessante
A obra junta algumas poesias de Bukowski com algumas de suas historias, realmente foi um sujeito fascinante em seu modo de viver e ver a vida, uma leitura rapida, simples e divertida.

Dark_moon 12/02/2021

Me embriaguei com a leitura rs
Uma leitura rápida e gostosa. Nessa coletânea se fala muito sobre a relação do Bukowski com o álcool, como o próprio título já nos entrega. É interessante ver a forma que ele lida com a bebida e de como isso influência em sua vida. Confesso que nunca havia lido nada do Bukowski, nunca fez muito meu estilo de leitura, mas quando vi o livro na estante da livraria me chamou muito a atenção e resolvi experimentar, sair da minha zona de conforto. Fui surpreendida, com contos, entrevistas, poemas e alguns desenhos do Buk. Me vi espectadora de alguns fragmentos da vida do escritor, e adorei o tom irônico da sua escrita. A verdade nua e crua alí na sua cara, sem palavras muito enfeitadas pra impressionar. Um bom livro pra se ler na companhia de uma garrafa de vinho rs.

Luciano Luíz 10/10/2020

SOBRE BÊBADOS E BEBIDAS de CHARLES BUKOWSKI é uma coletânea onde o título explica com clareza o conteúdo líquido, econômico, social e moral. Há poemas, fragmentos de contos, crônicas e romances e alguns desenhos do velho Buk. Nada de novo aqui e como já sabemos isso é uma maravilha, pois não há motivo para fazer algo diferente do que é extremamente funcional.
Diversos textos podem ser encontrados em edições já publicadas, mas há um bom material que só vamos ver neste volume, principalmente relacionado a entrevistas. Tudo praticamente é o tema da bebida e a questão de ser um bebedor.
Interessante notar a mudança de comportamento (ou ideia) do escritor em medida que os anos vão passando quando questionado se a bebida é ou não essencial para que a mágica das palavras venha a nascer (com qualidade).
Enfim, não tem muito o que dizer. Esse livro é uma bela reunião do velho safado no ápice da bebedeira que inclui coisas más e felizmente também muitas boas situações que seu jeito inigualável fez questão de transformar em textos memoráveis.

L. L. Santos