Não tão branca

Jessie R. Fauset

Resenhas - Não Tão Branca

Lu Mendes 01/05/2023

Não tão branca
Livro escrito na década de 20 que recebeu sua primeira tradução no Brasil 100 anos depois.

Trata-se da história de Angela, uma mulher negra com pele clara o suficiente para se passar por branca !

Mateus Colares 01/06/2022

"Valeria a pena jogar fora os benefícios da sua passabilidade e brancura casual quando nenhum grande problema estava em jogo ? Valéria realmente a pena perdê-los numa situação séria ?"

Carol 20/01/2023

Leitura interessante!
O livro aborda algumas questões sociais como racismo e sexismo, abordados de forma que o leitor possa perceber a forte influencia na ascenção social de uma mulher negra. A narrativa possui cenas que são doloridas de se ler, imaginar... tudo se torna mais palpável ao perceber que ainda é uma situação existente e cotidiana.

A leitura não apresenta dificuldades, é bem natural, tendo em vista ser um livro escrito em 1948, possuindo uma linguagem acessível, mas não deixando de lado seu tom rebuscado. Na obra não temos grandes acontecimentos, podemos entender que essa história é construtiva, buscando apenas mostrar o percurso difícil que a personagem passa.

Ariadne 17/08/2022

Ângela Murray é uma jovem ambiciosa e talentosa, que tem certeza de que o mundo lhe pertence. Infelizmente, ela é negra e vive nos EUA extremamente racista do começo do século XX.

Em andanças com sua mãe, entretanto, Ângela percebe que a menos que se denuncie, ela consegue se passar por uma pessoa branca. E ser branca lhe permite acessar todos os caminhos que estavam proibidos até então.

Após a morte de seus pais, ela toma uma decisão cruel, sim, mas que eu não julgo, e inclusive acho que faria o mesmo no lugar dela. Ângela decide se mudar para Nova York, em busca de maiores oportunidades relacionadas a sua área de interesse, e rompe laços com toda sua comunidade, incluindo a sua irmã.

Quem me acompanhou pelos stories, viu que eu demorei um pouco para terminar essa leitura, porque eu estava profundamente angustiada. E não é para menos! A jornada da protagonista é marcada pelo constante medo de ser descoberta. Ela sabe que se for pega na mentira, as pessoas a tratarão com muito mais aspereza do que se soubessem desde o começo que ela é negra.

Além de tudo isso, ela percebe que a barreira da cor não é a única que tem que transpor. A autora crítica não só o racismo, que rotula de maneira injusta as pessoas, mas também aborda as questões de gênero e classe social. Não são poucas as falas de Ângela questionando o modelo patriarcal e capitalista, em que vive. Esse foi um choque mesmo, porque eu não esperava ler isso nesse livro.

E que leitura dura foi essa!! A escrita da autora é extremamente atual, e algumas falas são muito parecidas com coisas que ouvimos ainda hoje. A cada página que eu virava, a angústia e a revolta cresciam em meu coração, e eu tinha medo de enfim dar de cara com a página em que tudo se tornaria uma tragédia.

Esse foi um dos livros mais densos que li nos últimos meses, e é mais um que eu queria que fosse leitura obrigatória nas escolas. Embora o final não seja a tragédia que pensei, isso não significa que não fiquei menos marcada por essa leitura. Não vejo a hora de ver mais livros dela traduzidos.

site: https://www.instagram.com/p/ChSwCfqvdG8/

Marta <3 01/12/2021

Realista e perspicaz!
Angela Murray, uma jovem negra da Filadélfia, descobre que pode se passar por branca. Após a morte de seus pais, Angela se muda para Nova York para estudar arte e escapar do racismo em busca de uma vida melhor.

No entanto, em sua nova realidade, ela logo perceberá que ser mulher implica fardos para além da cor da pele. Ainda será preciso lutar pelo amor próprio e pela liberdade.

Não Tão Branca é um clássico esquecido que critica o racismo, sexismo e capitalismo. Um livro sobre transformações com uma protagonista jovem, negra e em uma jornada de autoconhecimento.

Taís 03/05/2023

Bem morno
O livro não me prendeu muito durante a leitura, mas foi uma boa experiencia, ele é bem escrito e aborda temas muito bons

leiturasdabiaprado 30/06/2022

Um bom livro que trata sobre racismo!
Tem uma pegada bem parecida com o Identidade.
A personagem principal é uma jovem negra de pele clara que muda de cidade após a morte dos pais e passa a viver como branca...
A história trata bem sobre preconceito e segregação racial!

Rute31 13/11/2021

Não Tão Branca
Angela Murray é uma garota de pele branca mas cujo pai é negro (portanto, considerada negra nos EUA, a despeito de sua pele) que percebe muito cedo que pode se passar por branca em muitos lugares, e esse ?segredo? define suas relações durante a vida adulta.

Fernanda2599 22/04/2024

Sobre a edição não tenho o que reclamar, adquiri na época do financiamento e amei. O projeto da editora é de trazer mais livros clássicos de autores negros para o público brasileiro. Ótima tradução e o material do livro em si é muito bom.

Sobre a leitura eu gostei da escrita da autora e da ambientação. A história trás várias reflexões interessantes sobre racismo e o que é ser negro na sociedade estadunidense daquela época. O ciclo boêmio e artístico em torno da protagonista no fim dos anos 20 em Nova York foi uma das melhores partes pra mim.

No entanto, não consegui gostar tanto do enredo porque muitas vezes ele conta ao invés de mostrar. Além disso, durante muito tempo acaba sendo meio morno e parece que as pessoas em volta da protagonista estão tendo vidas mais interessantes que ela. Eu adoraria saber mais sobre a irmã dela, por exemplo.

Enfim, recomendo para quem gosta de história e quer conhecer mais sobre a de mulheres negras através delas mesmas.