Teste de Rorschach

Teste de Rorschach Damion Searls

Resenhas - Teste de Rorschach

danii 20/01/2023

Pra falar bem a verdade, tô bem impressionada e chocada com o quão complicada é a nossa cabeça, mesmo depois de anos e anos da morte do Dr. Rorschach o teste ainda passou por diversas mudanças, aprimoramentos, discussões e provações e continua sendo de grande importância.

Ellen - @anotacoesliterarias 04/01/2023

Bom, mas extenso e lento demais.
A biografia de Rorschach vai até a página 230 e o livro poderia ter acabado aí, seguido pelos dois capítulos finais.

O que está nesse meio são pesquisas, dados de estudiosos do Teste de Rorschach, como ele se alastrou pelo mundo e foi recebido em cada cultural em meio de muitas críticas e controvérsias é um teste que é utilizado há 100 anos.

Muitas informações desse livro são irrelevantes para o público leigo e deveriam estar em livros acadêmicos, já que o livro trás informações técnicas sobre as pranchas, mas não trás as imagens.

Enfim, a parte da biografia de Rorschach é interessante, mas depois disso, é uma leitura extensa, com narrativa lenta.

Bruna 01/12/2022

Uma leitura interessante porém extensa. Explica muito sobre o Rorschach, a época em que viveu, o que o tornou quem era, como criou o teste, o histórico do uso do teste e como outros estudiosos o aplicaram, modificaram. Há uma explicação básica de como se lê o teste, como as respostas são quantificadas pra chegar num resultado. Mas não explica de fato, não ensina como é o teste, nem mostra as imagens do teste.
Só fiquei mais curiosa e com vontade de fazer o teste.

Mariana.Vilela 21/11/2022

Teste de Roschach
É uma leitura para quem gosta do assunto psicologia ou qualquer tema médico. Achei bem interessante saber todo o caminho para criar o teste.
Só achei um pouco arrastado no finalzinho (últimas 50 páginas, mais ou menos). Não sei se era tão necessário ou se poderia ter sido resumido, mas ficou com um gosto mais amargo bem na reta final.
No mais, se tiver curiosidade sobre o assunto, acho que vale a leitura.

Loryys 28/10/2022

Leitura impecável
Eu amei a leitura do começo ao fim, sempre fui muito interessada na psicologia e medicina, assuntos abordados no livro todo.
A leitura é um pouco difícil, tinha alguns termos que eu não sabia o significado e tive que pesquisar mas pra mim, valeu a pena. É um daqueles livros que vai expandir seu vocabulário e conhecimento. Assim como aconteceu comigo.

Gostei muito porque mostra cada detalhe do teste de Rorschach junto com a trajetória dele. Acompanhamos desde sua juventude na escola até seus trabalhos em clínicas, a criação do teste e por fim o seu triste falecimento.
Foi um homem que com certeza tinha ótimos ideais, ótimas propostas e que mudou a psicologia e vidas. Eu particularmente o achei incrível, por mais que o teste dele tenha suas complicações ele sempre se esforçou pra entender cada paciente, além de que era uma pessoa extremamente criativa e persistente, sempre humilde e visando o melhor para a sociedade.
Uma ótima leitura pra quem se interessa na psicologia ou que só quer entender o teste!

Carol Yuki 02/10/2022

Saldo muito positivo
Eu não sou profissional da área, meu interesse em ler o livro sobre o teste de Rorschach vinha principalmente da minha curiosidade, por em vários momentos culturais, seja de filme, arte, quadrinho eu ter sido exposta as manchas de tinta.

Tudo tem seu começo e a narrativa inicial focava obviamente na história de Rorschach, tudo certo, era o esperado.

O livro desenrola muita coisa bacana, falando da evolução do teste, da psicologia, da psicanálise, dos testes no julgamento de Nuremberg. Eu estava esperando um pouquinho mais de relatos de aplicação do teste em casos judiciais, mas entendo as questões de sigilo. Acho que de alguma forma eu queria ver descritas muito mais aplicações práticas do teste.

De toda forma é um livro que me trouxe muita coisa bacana. O modo como percebemos as coisas nos diz muito sobre o que nós somos.

O que você vê?

Biblioteca Álvaro Guerra 29/09/2022

Nesta edição da Darkside, temos como as manchas de tinta do teste de Rorschach, que apesar de se popularizarem como estética e no imaginário pop, até hoje elas são usadas para a realização de um diagnóstico psicológico bastante apurado e eficiente. Este livro mostra como Hermann Rorschach misturou ciência e arte para criar essa poderosa ferramenta de investigação.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555980981

Gabi 09/08/2022

Confesso que foi uma leitura muito arrastada principalmente no início. O livro foi um chacoalhão no sentido de me ensinar a ler mais a sinopse do livro antes de começar a ler, pra não ter expectativas frustradas (esperava algo mais dinâmico, assim como outros comentários por aqui disseram, algo sobre a aplicação em casos criminais?), bem como entendi que biografias talvez não sejam um dos meus gêneros literários favoritos hahah.
Fora esses insights, o livro foi bom, me fez relembrar várias questões que aprendi em sala de aula e aprender mais um pouco, principalmente em relação a psicometria. Foi um grande estudo! Recomendo pra estudantes de psicologia e quem gosta de questões mais técnicas sobre o assunto.
Psicologia é ciência e esse livro chegou como mais um argumento.

carolina.soares 08/07/2022

Bom, porém muito maçante e arrastado. Tudo bem que já tinha visto a história e o teste na faculdade.

23/06/2022

Inacreditável
O autor juntou historia, psicologia, filosofia, biografia e muito mais nessa obra. Um relato extenso da vida e da obra de Rorschach, detalhado em relação ao teste, que é controverso até hoje, mas ainda utilizado por muitos.

Josiane PADIAR Zoch 20/05/2022

Relutei para ler esse livro e agora peno: porque não li antes.
Uma obra interessantíssima não só por falar do teste psicológico mais famoso, mas pela biografia de Hermann Rorschach e os acontecimentos históricos que aconteceram conforme o teste ia sendo mais estudado e aprofundado.
Fascinante. É um tipo de leitura que amo.
Hermann morreu muito cedo, mas conseguiu fazer com que seu teste fosse publicado no livro Psicodiagnóstico. Ele sempre, desde pequeno mostrou-se muito inteligente e habilidoso e pois isso cresceu rodeado de pessoas assim também. Ele teve um amigo que era muito amigo de Tolstói e por isso conversava muito com ele através de cartas. Além disso, ele gostava muito de ler Dostoiévski.
Seu professor foi Karl Jung, mas também teve oportunidade de trocar ideias com Freud.
Após sua morte precoce, muitos estudiosos passaram a aprofundar os estudos em seu teste e aplicá-lo.
Assim, o teste ganhou o mundo e por muito tempo foi muito utilizado, inclusive após a 2ª Guerra Mundial para analisar os condenados por crime de guerra como o general Herman Göring.
Hoje em dia, há muitos outros testes que são utilizados, mas ainda, em alguns casos o Teste de Rorschach ainda é requisitado.
No caso de Suzane Von Richtofen, num pedido de condicional, como condição para o deferimento seria a realização desse teste, que não teve muito bom resultado, mostrando falta de arrependimento pelo crime, narcisismo e manipuladora.
E ai, despertou sua curiosidade sobre o teste considerado raio-x do cérebro?

Gabriela 22/03/2022

Valeu a leitura
O livro conta em bastante detalhes sobre a vida de Rorschach e sobre todo seu processo de criação do teste. Conta também sobre a trajetória dos estudos feitos após a morte dele. Achei um pouco maçante, mas vale a leitura!

girlbetweenbooksandcoffee 16/03/2022

Esperava me conectar mais ?
Por ser um livro do selo crime scene, logo entrou pra minha lista de desejados. Porém, a leitura se arrastou muito, e quase não consigo terminar, foi até desesperador.

Dani Pontes 27/02/2022

Herman Rorschach
A parte biográfica do livro é incrível!! Fiquei mto fã do criador do famoso e controverso teste!!
A segunda parte do livro conta sobre a disseminação e o debate em torno do teste e é um pouco mais cansativa mas ainda interessante.
Vale a leitura